Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às transformações contemporâneas no padrão de acumulação e às respectivas implicações nos mecanismos de regulação social e socioambientais, julgue os itens a seguir. A marca da acumulação por espoliação refere-se ao fechamento dos mercados em todo o mundo, por meio das pressões pelo Fundo Monetário Internacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso e assinale a sequência correta:

I. ( ) O PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto nº 5.085/2004) passando a integrar a rede de serviços socioassistenciais.

II. ( ) O CRAS é a estrutura física onde o serviço PAIF é executado, sendo a unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.

III. ( ) Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.

IV. ( ) O PAIF deve ser obrigatoriamente ofertado no CRAS. Não existe CRAS sem a oferta do PAIF.

V. ( ) Todas as famílias residentes nos territórios de abrangência dos CRAS serão obrigatoriamente inseridas no PAIF.

  • A. F – V – V – V –V.
  • B. F – V – V – V – F.
  • C. V – V – V – V – F.
  • D. V – F – V – V – V.

Considerando o papel do mediador no processo definido por Sampaio e Castaldi (2014), analise as assertivas abaixo:

I. O mediador tem um papel definido como um árbitro no processo de mediação de conflito.

II. O mediador é um bom conselheiro, usando sua experiência para apontar qual o melhor caminho a ser seguido pelas partes.

III. O mediador não explora os conflitos interpessoais.

IV. O mediador deve orientar ambos ou um dos mediados a buscar informações úteis para melhorar a compreensão dos fatos relacionados ao conflito.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas II e IV.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas I, III e IV.

Assinale a única alternativa correta: O trabalho social com famílias do PAIF pode ocorrer por meio dos dois processos distintos, porém complementares, que são:

  • A. 1- O atendimento que consiste numa ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço. 2- O acompanhamento familiar que refere-se a um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar - com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas, a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.
  • B. 1- A acolhida que consiste no processo de contato inicial do usuário com o PAIF e tem por objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o PAIF para a continuidade do atendimento sócio assistencial iniciado. 2-O acompanhamento familiar, que refere-se a um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar - com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas, a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.
  • C. 1- O atendimento que refere-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço. 2- As oficinas com famílias que consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS.
  • D. 1- A acolhida que refere-se ao processo de contato inicial do usuário com o PAIF e tem por objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o PAIF para a continuidade do atendimento sócio assistencial iniciado. 2- As oficinas com famílias que consistem na realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, por meio de seus responsáveis ou outros representantes, sob a condução de técnicos de nível superior do CRAS.

O paradigma da mediação busca mudanças. Tendo como parâmetro essa afirmação, constante em “O que é mediação de conflitos”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos elementos envolvidos nessas mudanças.

( ) Bens de patrimônios não são elementos envolvidos em mudanças.

( ) Não fazem parte dos elementos envolvidos em mudanças as crenças religiosas e os valores.

( ) A mediação busca mudanças em relacionamentos interpessoais.

( ) O poder, em suas diferentes acepções, é elemento de mudança.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – V.
  • B. F – F – V – V.
  • C. F – V – F – F.
  • D. V – F – V – V.
  • E. V – V – F – F.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A intersetorialidade se refere à articulação entre setores e saberes, para responder, de forma integrada, a um objetivo comum. É uma nova maneira de trabalhar, de governar e de construir políticas públicas, que possibilita a superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas sociais, para produzir efeitos mais significativos na vida da população, respondendo com efetividade a problemas sociais complexos.

II. A promoção da articulação intersetorial depende de uma ação deliberada, que pressupõe a ideia de conexão, vínculo, relações horizontais entre parceiros, interdependência de serviços, respeito à diversidade e às particularidades de cada setor.

III. A intersetorialidade se materializa mediante a criação de espaços de comunicação, do aumento da capacidade de negociação e da disponibilidade em se trabalhar com conflitos. Sua efetividade depende de um investimento dos municípios e DF, na promoção da intersetorialidade local, bem como da capacidade em estabelecer e coordenar fluxos de demandas e informações entre as organizações e atores sociais envolvidos.

IV. A articulação intersetorial não está sob a governabilidade da política de Assistência Social. Para que aconteça, é necessário um papel ativo do poder executivo municipal ou do DF, como articulador político entre as diversas secretarias que atuam nos territórios dos CRAS, de modo a priorizar, estimular e criar condições para a articulação intersetorial local.

V. A articulação intersetorial deve envolver escolas, postos de saúde, unidades de formação profissional, representantes da área de infraestrutura, habitação, esporte, lazer e cultura, dentre outros.

  • A. somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
  • B. somente as afirmativas II, IV estão corretas.
  • C. somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

A regulamentação nacional trouxe, no âmbito da Administração pública federal direta, autárquica e fundacional o uso do nome social e a identidade de gênero, o que tem sido adotado pela política pública de assistência social. Nessa linha, compreende-se que

  • A. é obrigatório constar nos documentos oficiais, nos registros de sistema de informação, nos cadastros, nas fichas, nos formulários e nos prontuários o nome social da pessoa travesti ou transexual, independentemente de ser requerido pelo interessado.
  • B. é proibido constar nos documentos oficiais o nome civil para a pessoa que tem o nome social.
  • C. a identidade de gênero é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.
  • D. a identidade de gênero é a dimensão da identidade de uma pessoa que diz respeito à forma como se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade, e como isso se traduz em sua prática social, sem guardar relação necessária com o sexo atribuído no nascimento.
  • E. a identidade de gênero é a forma como uma pessoa se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade, estando diretamente vinculada com o sexo atribuído no nascimento, podendo ainda definir um nome social que é a designação pela qual a pessoa é socialmente reconhecida.

Conforme estabelecem as normativas referentes à experiência prática do aprendiz, a seleção destes, que é realizada a partir do cadastro público de emprego, deverá priorizar a inclusão de

  • A. adolescentes, a partir de 12 anos, cujas famílias sejam beneficiárias de programas de transferência de renda.
  • B. jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.
  • C. jovens cujos pais trabalham nas empresas que desenvolvem o Programa de Aprendizagem Profissional.
  • D. adolescentes cujos pais possuem deficiência física, motora, intelectual.
  • E. adolescentes com ensino fundamental ou médio concluído na rede privada de educação.

O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) é uma normativa que prescreve medidas para a reinserção social de usuários e dependentes de drogas, para a adoção de ações preventivas ao uso de drogas, dita normas para a repressão, entre outras providências. Assinale a alternativa correta, que apresenta princípio ou diretriz estabelecido para as atividades de prevenção do uso indevido de drogas.

  • A. O reconhecimento do não uso de drogas como o índice padrão e uniforme adotado para aferir o resultado satisfatório das atividades de natureza preventiva.
  • B. O reconhecimento da responsabilidade da família em relação ao uso indevido de drogas dos indivíduos e o fortalecimento desse núcleo para o rompimento desse processo.
  • C. A adoção de estratégias curativas diferenciadas que tratem de forma igualitária as diversas parcelas da população.
  • D. O investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida.
  • E. A compreensão da dependência como uma doença, do usuário como sujeito não autônomo e do tratamento medicamentoso como eixos norteadores das ações de prevenção.

A Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres retrata as tipologias de violência contra mulher. De acordo com essa política, assinale a alternativa correta.

  • A. Assédio moral é toda conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima da mulher ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação.
  • B. Violência moral é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
  • C. Violência sexual é a abordagem, não desejada pelo outro, com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes.
  • D. Violência transgeracional é a violência cometida contra as mulheres de uma mesma família, pelo mesmo agente, durante três gerações.
  • E. Violência patrimonial caracteriza-se quando uma pessoa é impedida de andar com liberdade e é mantida presa contra a vontade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...