Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com as análises feitas por Maria Lúcia Barroco (2010), no livro intitulado Ética – Fundamentos sócio-históricos, seria INCORRETO afirmar:

  • A. Todos os indivíduos são motivados a agir eticamente em seu cotidiano, mas isso não significa que a maioria deles tenha o hábito de refletir sobre suas ações éticas.
  • B. A ética, parte integrante da prática social dos homens, não é neutra e exige juízos de valor.
  • C. Os fundamentos da ética se inter-relacionam com os fundamentos do ser social, numa perspectiva ontológico-social. Entende-se que a ética é uma construção sócio-histórica dos homens.
  • D. A sociabilidade livre, determinada pelo contexto capitalista, provoca a emancipação do sujeito e a atribuição de valores significativos à atividade humana.

Fazem parte da dimensão técnico-operativa do Serviço Social os seguintes instrumentos de trabalho, EXCETO

  • A. Linguagem.
  • B. Terapia individual.
  • C. Visitas domiciliares.
  • D. Estudo social.

Iamamoto (2007), fundamentada em outros autores como Netto (1992), destaca que os assistentes sociais foram legitimados, historicamente, por atuarem na “linha de frente das relações entre população e instituição”, e na execução de políticas sociais. No entanto, os processos históricos e as transformações de ordem econômica, social e política, a esse exemplo, abriram outras possibilidades para que esses profissionais desenvolvessem o seu trabalho, em distintos espaços sócio-ocupacionais. Entre esses espaços e possibilidades de atuação do assistente social, atualmente reconhecidas pela categoria profissional, só NÃO pode ser considerado(a):

  • A. Implantação e orientação de Conselhos de Políticas Públicas, bem como capacitação de conselheiros.
  • B. Elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos, programas e políticas sociais.
  • C. Realização de diagnósticos socioeconômicos, bem como realização de leituras e análises de orçamentos públicos.
  • D. Seleção de profissionais, acompanhada de orientação psicopedagógica.

As particularidades do Serviço Social são apresentadas por diversos autores, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Iamamoto (2007), em seu livro Serviço Social em tempo de capital fetiche, apresenta algumas das principais teses que versam sobre os fundamentos históricos, teóricometodológicos do Serviço Social, evidenciando os principais impasses analíticos acerca do trabalho do assistente social. Com base no exposto e nos argumentos apresentados pela autora, indique a alternativa que explicita, erroneamente, uma dessas referidas teses:

  • A. Tese da função pedagógica do Assistente Social (Marina Abreu, 2002).
  • B. Tese da proteção social (Suely Gomes Costa, 1995a; 1995b).
  • C. Tese da instrumentalidade do Serviço Social (Yolanda Guerra, 1995).
  • D. Tese do sincretismo e da prática indiferenciada (José Paulo Netto, 1991b; 1992, 1996).

Classifique, como verdadeiro (V) ou falso (F), os conteúdos apresentados abaixo, que versam sobre o Serviço Social.

I - O trabalho do assistente social se insere numa relação de compra e venda de mercadorias, em que sua força de trabalho é mercantilizada. O profissional de Serviço Social, nesse sentido, é também considerado um intelectual. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).

II - A questão social, como elemento genérico e particular, é consensualmente reconhecida como objeto e matéria-prima do Serviço Social. (FALEIROS, 2005).

III - Pensar a instrumentalidade do Serviço Social é mobilizar, e potencializar instrumentais importantes para o desenvolvimento de atividades pragmáticas e que se apresentam, de forma imediata, na cotidianidade dos assistentes sociais. (GUERRA, 1995).

IV - Metodologia ou método não consiste num conjunto de etapas, numa série de recomendações. Metodologia implica a análise das condições e das forças em presença, para empreender uma ação, com a crítica dos caminhos possíveis e das consequências previsíveis teórica e praticamente. (FALEIROS, 2005).

V - O Serviço Social, durante o Movimento de Reconceituação, autoafirmou-se como ciência, como campo do saber social, responsável pela construção de métodos específicos, pela teorização e enfrentamento das expressões da questão social. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).

VI - O positivismo impregnou a estrutura do Serviço Social, produzindo determinações à profissão que se combinam às determinações gerais do capitalismo e potencializam o entendimento acerca da dicotomia estabelecida entre teoria e prática. (GUERRA, 1995).

Com base na classificação realizada, indique a única alternativa que pode ser considerada CORRETA.

  • A. Somente as afirmativas I, IV e VI apresentam conteúdos verdadeiros.
  • B. As únicas afirmativas que apresentam conteúdos falsos são a III, V e VI.
  • C. Todos os conteúdos apresentados são falsos, pois não condizem com as referências dos autores apresentados.
  • D. Somente as afirmativas II, IV e V apresentam conteúdos verdadeiros.

Análises mais adensadas sobre a racionalidade subjacente aos modos, às formas de ser e pensar o Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, são realizadas por Yolanda Guerra (1995), em várias de suas produções intelectuais, tais como no livro A Instrumentalidade do Serviço Social. Particularmente, ao situar o debate sobre as influências teórico-metodológicas e as concepções que fetichizam os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais, a autora explicita, de forma crítica, o “movimento entre conservadorismo e renovação, que mobiliza a intervenção dos assistentes sociais”. Nesse sentido, ao ter como parâmetro os argumentos por ela apresentados, é possível estabelecer a seguinte correlação entre essas influências, formulações e concepções fetichizadas:

  • A. Positivismo/racionalidade formal/dicotomia entre teoria e prática.
  • B. Marxismo/deificação de metodologias de ação/encaminhamentos institucionais.
  • C. Pensamento dialético/recusa de instrumentos/avulta metodológica.
  • D. Racionalismo formal/dialética/busca pela homogeneidade.

A autora Ana Elisabete Mota, no texto Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista, publicado no livro Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais (CFESS/ABEPSS, 2009), evidencia que a integração do Brasil à ordem econômica mundial, a partir de 1990, foi determinada pelo capital financeiro sob a égide neoliberal. Tal ocorrência provocou consequências de todas as ordens, e estas, por sua vez, também provocaram alterações no processo de políticas públicas deste país. Com base nos estudos feitos por Mota (2009), só NÃO pode ser apontada como uma dessas consequências:

  • A. Precarização das relações de trabalho e neutralização das conquistas sociais alcançadas pela classe trabalhadora, na década de 1980.
  • B. Desmercantilização dos serviços públicos e dos direitos sociais, responsáveis pelo atendimento das necessidades sociais dos indivíduos e de suas famílias.
  • C. Retração da ação sociorreguladora do Estado e das políticas públicas.
  • D. Implementação de medidas de reajustes econômicos e enfraquecimento do movimento sindical.

Um assistente social recebe a atribuição de realizar a supervisão em Serviço Social, conforme a direção social estratégica do projeto ético-político profissional. Para tanto, ele deve

  • A. considerar a dimensão política da supervisão, pois a mesma está orientada por um referencial teóricometodológico e político que lhe dá direção, configurando- se como lugar que permite uma reflexão sistemática que busca apreender os processos sociais para além da sua aparência imediata.
  • B. assumir a tarefa, como parte do processo educacional pelo qual o assistente social constitui-se como uma pessoa possuidora de conhecimento e experiência prática, e tomar para si a responsabilidade hierárquica de treinar outra pessoa com menos recursos técnicos.
  • C. desempenhar essa função com objetivo de intervir no processo de organização de obras sociais parceiras, orientando e, concomitantemente, exercendo o controle e a fiscalização sobre elas, e deliberando sobre a direção social e política dessas entidades.
  • D. contemplar uma dimensão formativa, mas considerar a divisão que existe entre o trabalho e a formação profissional, pois na academia tem-se a dimensão teórica e no exercício profissional tem-se a dimensão prática.
  • E. atuar de forma independente em qualquer que seja a modalidade, caráter e modelo das políticas sociais e das formas particulares de enfrentamento da chamada “questão social” pelo Estado, assim como em sua relação com a dinâmica do mercado de trabalho.

Na sociedade brasileira contemporânea encontra-se um Serviço Social consolidado e maduro. Uma profissão com avanços, acúmulos e produção de conhecimento. Uma profissão que construiu um projeto ético-político que tem como direção social e aporte jurídico, respectivamente:

  • A. a intervenção profissional voltada para a melhoria das condições de vida da população e garantia de direitos, embasada na Constituição Federal de 1988 e nas Leis Orgânicas constitutivas da Seguridade Social.
  • B. a ação socioeducativa fundamentada em conhecimentos técnico-operativos indicados pelas Diretrizes Curriculares de 1996 e reafirmados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social − ABEPSS.
  • C. a concretização da autonomia e emancipação pautada na Declaração dos Direitos Humanos, nas políticas públicas sociais e na teoria social de Marx.
  • D. a relação orgânica com o projeto das classes subalternas, reafirmado pelo Código de Ética de 1993, pelas Diretrizes Curriculares de 1996 e pela Legislação que regulamenta o exercício profissional (Lei nª8.662 de 07/06/1993).
  • E. o trabalho profissional intrinsicamente ligado às políticas sociais e legislações pertinentes, bem como a Lei de Regulamentação da Profissão − Lei nº 8.662 de 07/06/1993.

Os conselhos gestores de políticas públicas, configurando-se em espaços de negociação e conflito, podem ser compreendidos como

  • A. substitutos da democracia representativa.
  • B. braços auxiliares diretos do Poder Executivo.
  • C. mecanismos substitutos da participação popular em geral, pois estes são dotados de respaldo legal para sua atuação.
  • D. novas estruturas que se inserem na esfera pública e, por força de lei, integram-se aos órgãos públicos vinculados ao Poder Executivo.
  • E. semelhantes aos fóruns civis e conselhos comunitários populares como canal institucionalizado junto ao poder público.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...