Questões de Serviço Social

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No que se refere à avaliação de políticas e programas sociais, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ocorrer somente após o término da implementação do programa, pois, do contrário, apresentará falhas que poderão comprometer os resultados.

  • B.

    A seleção do tipo de avaliação a ser utilizada depende exclusivamente da preferência do avaliador, já que se aplica a qualquer contexto.

  • C.

    O objetivo da avaliação de políticas e programas sociais é oferecer informações sobre o impacto de medidas públicas orientadas para mudança de comportamentos e situações.

  • D.

    Nas pesquisas avaliativas para verificação do cumprimento de objetivos, o único critério válido é a eficiência.

  • E.

    A avaliação de políticas e programas sociais deve ser um ato neutro, para que não haja defesa de interesses políticos de nenhum dos envolvidos.

No contexto da avaliação, os indicadores são parâmetros que servem para detalhar se os objetivos de uma proposta estão sendo adequadamente conduzidos ou foram alcançados. A respeito do uso de indicadores, assinale a opção correta.

  • A.

    Para tornar factível a avaliação, recomenda-se a escolha de no máximo dois indicadores que devem ser utilizados por período indeterminado.

  • B.

    Quando os indicadores são muito potentes e indicam determinadas tendências, os mesmos permitem, com certeza absoluta, alcançar os resultados de uma ação.

  • C.

    O grau de precisão dos indicadores é garantido pela participação de consultores externos à equipe que os elaborou.

  • D.

    Os indicadores devem ser definidos por ocasião do desenvolvimento do projeto, ou seja, antes da implantação.

  • E.

    Os projetos de intervenção local, pontual, devem adotar indicadores padrão que sejam amplamente reconhecidos.

Assinale a opção correta no que se refere a planos, programas e projetos na lógica do planejamento.

  • A.

    O programa caracteriza-se como o instrumento mais próximo da execução, ou seja, é uma unidade mais operativa de ação do que o projeto.

  • B.

    Em um plano, os problemas são selecionados por área de concentração que podem resultar em programas e projetos.

  • C.

    Na lógica do planejamento, o projeto exige maior âmbito de ação e menor grau de detalhamento.

  • D.

    O planejamento estratégico é indicado para os casos que exigem maior grau de certeza para predizer o futuro, por permitir o controle total dos resultados das ações.

  • E.

    A condição para caracterização de um planejamento participativo é a existência de grupos sociais homogêneos envolvidos no processo.

Acerca das correntes de pensamento que fundamentam a pesquisa em saúde, assinale a opção correta.

  • A.

    A fenomenologia assume o componente ético como algo absoluto que deve antepor-se às relações entre ciência e moral.

  • B.

    A perspectiva dialética compreende que as instituições são estáticas e busca leis invariáveis da estrutura social para conservá-las.

  • C.

    Na lógica dialética, indução e dedução devem ser dissociadas, assim como, análise e síntese são entendidas como categorias independentes.

  • D.

    De acordo com a ciência positivista, uma ciência social deve estar vinculada à posição de classe e à posição política dos cientistas.

  • E.

    As teorias compreensivas argumentam que as conclusões dos estudos realizados são sempre universalizáveis, independentemente da operacionalização dos resultados.

Assinale a opção correta no que diz respeito à abordagem qualitativa em pesquisa.

  • A.

    Essa abordagem aplica-se melhor a investigações de grupos e segmentos delimitados e focalizados, e para análises de discursos e de documentos.

  • B.

    De acordo com essa abordagem, o alicerce da ciência é a observação sensorial.

  • C.

    Nessa abordagem, a realidade consiste em estruturas e instituições identificáveis enquanto dados brutos.

  • D.

    Nessa abordagem, o mundo social opera de acordo com as leis causais.

  • E.

    Essa abordagem, considera familiares os fenômenos observados, sem levar em conta os sentidos que os fatos têm para os sujeitos que os vivem.

Acerca da pesquisa social em saúde, assinale a opção correta.

  • A.

    A pesquisa direcionada para resolução problemas específicos é uma modalidade de investigação realizada exclusivamente em empresas privadas com objetivo de medir o impacto das ações a longo prazo.

  • B.

    A pesquisa de inteligência objetiva levantar informações de natureza subjetiva visando à tomada de decisões na área de gestão de pessoas.

  • C.

    O projeto de pesquisa básica deve possuir, necessariamente, um objetivo prático.

  • D.

    A pesquisa estratégica exige do investigador apontar as soluções práticas para os problemas identificados.

  • E.

    A pesquisa-ação é caracterizada pelo envolvimento direto do pesquisador no processo de investigação.

Os indicadores sociais utilizados nos processos de planejamento e formulação de políticas sociais, são caracterizados como

  • A.

    elementos de ligação entre a teoria social e a evidência empírica dos fenômenos.

  • B.

    dados brutos recolhidos da observação da realidade social.

  • C.

    informações detalhadas sobre grupos sociais desfavorecidos.

  • D.

    instrumentos operacionais para formar o sistema geral de estatística pública.

  • E.

    informações restritas e relacionadas a dados da dinâmica demográfica do país.

A avaliação de políticas sociais tem sido tratada teórica e metodologicamente sob a ênfase das formas de condução de um conjunto diversificado de técnicas e instrumentos de verificação de processos e de resultados, sem pensar a função das políticas na consolidação do Estado democrático e de direito. Sob um ponto de vista mais crítico, a avaliação das políticas sociais deve se dirigir

  • A.

    à mensuração da relação custo‐benefício de seus programas, projetos e ações.

  • B.

    à verificação da eficácia e eficiência dos programas sociais.

  • C.

    ao conjunto de programas, projetos e ações que universalizaram direitos.

  • D.

    à verificação da efetiva capacidade de cobertura dos mais necessitados pelos programas sociais.

  • E.

    à adequação constante das ações previstas com as metas definidas.

"“Uma instituição contratou uma equipe especializada em avaliação de programas e projetos para a realização de um estudo sobre as ações que realiza a cada ano como parte de suas funções sociais numa determinada área de atuação no campo das políticas sociais. Esse estudo avaliativo deveria identificar a efetividade, a eficiência e a eficácia de suas ações, assim como o impacto das mesmas. Para tanto, a equipe contratada teria que realizar uma avaliação ex-post".”

A partir da situação apresentada identificam-se diferentes tipos de avaliação de políticas e programas. Eles estão classificados, na sequência em que aparecem no texto, respectivamente,

  • A.

    em função dos objetivos, do destinatário da avaliação e da posição de quem a realiza.

  • B.

    em função dos objetivos, da posição de quem realiza e do destinatário.

  • C.

    em função da posição de quem realiza, dos objetivos e do momento em que é realizada.

  • D.

    em razão do momento em que é realizada, do destinatário da avaliação e dos objetivos.

  • E.

    em função da posição de quem realiza, do momento em que é realizada e do alcance.

Os processos de avaliação das políticas, programas e projetos sociais, se organizam a partir das seguintes etapas: I) identificação do problema (construção da agenda com base nas demandas); II) formulação de objetivos relativos ao problema identificado; III) tomada de decisão; IV) execução; V) avaliação de processo e/ou impacto; VI) finalização ou manutenção da política, programa ou projeto em decorrência da avaliação.

Esse modo de conduzir os processos de avaliação tem sido objeto de crítica por deixar de apreender as políticas e, consequentemente, os programas e projetos, em sua perspectiva

  • A.

    financeira.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    histórica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    técnica.

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