Questões de Serviço Social

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Julgue o item subsequente, relativos aos fundamentos éticos do serviço social. 
Na relação com o sistema de justiça, é dever do assistente social apresentar, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e sem violar os princípios éticos contidos no código de ética profissional.

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


A incorporação do pensamento pós-moderno nos currículos ratifica o pluralismo como um dos princípios da profissão presentes no Código de Ética e nas Diretrizes Curriculares, e não deve ser entendida como um dos traços conservadores que encontram espaço na formação e no exercício profissionais.

O assistente social na intervenção profissional é tomado de assalto por uma forma de demanda que se dá na imediaticidade da aproximação institucional que é a “demanda institucional”, mais especificamente ligada às necessidades operacionaisinstitucionais da burocracia de um determinado programa ou projeto social em execução. (PONTES, 2016). É CORRETO afirmar sobre o movimento que, no Serviço Social permite a profissão ultrapassar o imediato da demanda institucional:

    A) Pluralidade.

    B) Historicidade.

    C) Mediação.

    D) Marxismo.

    E) Reconceituação.

Julgue o item subsequente, relativos aos fundamentos éticos do serviço social. 
Situação hipotética: João Pedro concluiu sua graduação em serviço social na Argentina, país-membro do MERCOSUL, e atualmente reside no Brasil, onde deseja exercer sua profissão como assistente social. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a Lei n.º 8.662/1993, João Pedro poderá exercer a profissão, visto que concluiu o curso em um país conveniado com o governo brasileiro, independentemente de ter participado do processo de revalidação ou de ter cadastro junto ao conjunto CFESS/CRESS.

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


Tanto o reformismo social-democrata quanto o possibilismo neoliberal alimentam posições e intervenções que incorrem em práticas críticas, capazes de superar a focalização, a seletividade, a integração, o assistencialismo, o individualismo, a competitividade, o quantitativismo e o fortalecimento do capital humano.

Sobre o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), também conhecido como Congresso da Virada (IAMAMOTO, 2019), é INCORRETO afirmar que:

    A) Marco simbólico na recusa do conservadorismo de origem no Serviço Social brasileiro em favor de sua renovação histórico-crítica.

    B) O método dialético exprime o caminho metodológico através de aproximações sucessivas, que significa uma sempre tendencial busca da totalidade como um saber absoluto.

    C) A categoria totalidade, e nela os vetores positivos, é que no interior dos complexos totais, representa, por excelência a noção de movimento, de mudança e especialmente de superação.

    D) No processo efetivo de captura fiel da realidade em sua totalidade, esse movimento cognitivo é plurívoco, unívoco e abstrativo sintetizante. Esse processo de conhecimento do real combinado aos ideais abstrativos é incompatível com observações empíricas.

    E) O processo de conhecimento se faz por aproximações sucessivas. O concreto não é apreensível no plano da imediaticidade, mas representa o produto, o resultado de um complexo processo dos movimentos da razão.

Julgue o próximo item, relativo ao projeto ético-político do serviço social.
Os projetos profissionais refletem a imagem profissional a partir dos seus valores e objetivos, sendo o serviço social brasileiro uma organização que compreende o conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS e a ENESSO.

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


O projeto ético-político profissional do Serviço Social foi construído na trajetória da profissão, em confronto com o seu histórico conservador; logo, o campo do projeto profissional é a história, no qual ele nasce e desenvolve-se.

O Serviço Social, a partir do Movimento de Reconceituação, alinha-se à perspectiva teórico crítica, cuja maior expressão é o Materialismo Histórico Dialético (PONTES, 2016). Sobre a categoria totalidade, é CORRETO afirmar que:

    A) O conhecimento da totalidade concreta se dá essencialmente através de um processo sintético, de uma postura rigorosamente ontológica, que assevera que a reprodução feita pela razão é o processo de gênese do próprio concreto.

    B) O método dialético exprime o caminho metodológico através de aproximações sucessivas, que significa uma sempre tendencial busca da totalidade como um saber absoluto.

    C) A categoria totalidade, e nela os vetores positivos, é que no interior dos complexos totais, representa, por excelência a noção de movimento, de mudança e especialmente de superação.

    D) No processo efetivo de captura fiel da realidade em sua totalidade, esse movimento cognitivo é plurívoco, unívoco e abstrativo sintetizante. Esse processo de conhecimento do real combinado aos ideais abstrativos é incompatível com observações empíricas.

    E) O processo de conhecimento se faz por aproximações sucessivas. O concreto não é apreensível no plano da imediaticidade, mas representa o produto, o resultado de um complexo processo dos movimentos da razão.

Julgue o próximo item, relativo ao projeto ético-político do serviço social.
O processo de ascensão do projeto ético-político nos anos 90 do século XX evidenciou a maturidade profissional por meio do significativo avanço na produção do conhecimento, com a expansão dos cursos de pós-graduação em serviço social.

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