Questões de Serviço Social

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O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: a competência ético-política, a competência teórico-metodológica e a competência técnico-operativa. Com relação a estas competências, assinale a alternativa incorreta :

  • A.

    A competência ético-política refere-se ao necessário posicionamento político do (a) assistente social em face das questões que se apresentam na realidade social o que implica assumir valores ético-morais que sustentam seu trabalho, valores estes expressos no Código de Ética Profissional.

  • B.

    A competência teórico-metodológica requer qualificação do (a) profissional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz- se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.

  • C.

    Com relação à competência técnico-operativa, o (a) profissional deve conhecer, se apropriar e, sobretudo criar um conjunto de habilidades técnicas que lhe possibilitem desenvolver ações profissionais qualificadas, junto à população usuária e às instituições, que responda tanto às demanda colocadas quanto aos objetivos por ele (a) estabelecidos.

  • D.

    Esta divisão em competências tem o cunho meramente didático, considerando que, se desenvolvidas separadamente, retornamos ao passado do Serviço Social, caracterizado, dentre outras coisas, pela fragmentação e despolitização.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal que presta serviços de assistência social aos cidadãos em um determinado território de abrangência. A atuação do CRAS, através de seus profissionais, se dá no âmbito

  • A.

    dos indivíduos em seus vários segmentos.

  • B.

    dos indivíduos em seus processos internos.

  • C.

    das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário.

  • D.

    das famílias em seu espaço privado.

  • E.

    dos programas de transferência de renda.

Acerca dos aspectos conceituais e metodológicos da avaliação de planos, programas e projetos, julgue os seguintes itens.

A elaboração do plano de pesquisa da avaliação requer a definição de um marco teórico de referência, que deve explicitar a concepção de avaliação orientadora do processo avaliativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como expressão de um processo com raízes históricas encentrais na sociedade brasileira, ao longo do qual ocorreram situações de exclusão que deixaram marcas profundas em nossa sociabilidade – a exemplo da escravidão –, a exclusão social passa a integrar o campo da pobreza passando a construção do conceito a ter uma série de outros termos e categoria, sendo um destes a

  • A.

    qualificação.

  • B.

    desfiliação.

  • C.

    vinculação.

  • D.

    agregação.

O planejamento é um processo racional que se organiza por operações complexas e interligadas que são, respectivamente,

  • A.

    decisão, reflexão, ação e retomada de reflexão.

  • B.

    ação, decisão, reflexão e retomada de reflexão.

  • C.

    retomada de reflexão, ação, decisão e reflexão.

  • D.

    reflexão, decisão, ação e retomada de reflexão.

  • E.

    decisão, ação, reflexão e retomada de reflexão.

Um dos maiores desafios do assistente social na contemporaneidade é:

  • A.

    A reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população ao saber sobre si própria, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.

  • B.

    O manejo eficiente e racional de recursos dentro dos parâmetros burocráticos.

  • C.

    A ruptura com tarefas executivas para dedicar-se exclusivamente ao planejamento.

  • D.

    A luta por ampliar a mercantilização dos serviços sociais.

  • E.

    O desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da clientela, conforme as prioridades institucionais.

Qual dos itens abaixo NÃO é um eixo estruturante da gestão do Sistema Único de Assistência Social?

  • A.

    matricialidade sociofamiliar

  • B.

    territorialização

  • C.

    participação popular/cidadão ususário

  • D.

    segurança de acolhida

  • E.

    controle social

Maria Inês de Souza Bravo, estudiosa do Serviço Social na saúde, tem trazido para o debate da categoria o questionamento quanto ao porquê de o campo da saúde ter se transformado no principal campo de absorção profissional. Sobre esse questionamento, apontam-se como principais conclusões:

  • A.

    A consolidação da Política Nacional de Saúde no país com a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões e, posteriormente, os Institutos de Aposentadorias e Pensões.

  • B.

    A repercussão significativa e positiva no Serviço Social das propostas de medicina integral e medicina preventiva, surgidas nos Estados Unidos na década de 1950, e seus desdobramentos na década de 1960 com a medicina comunitária.

  • C.

    A ênfase no trabalho em equipe multidisciplinar, adotado na área da saúde, com o novo conceito de saúde (OMS, 1948), enfocando os aspectos biopsicossociais.

  • D.

    A absorção, nas décadas de 1945 e 1950, de grande número de assistentes sociais pelos Centros de Saúde, instituídos na década de 1920.

  • E.

    A perspectiva voluntarista adotada pelo Serviço Social no movimento de reconceituação na década de 1980.

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Laudos e relatório resultam de um estudo realizado a partir da avaliação de um profissional, que pode apresentar, ainda, um parecer sobre o que foi analisado. A diferença entre laudo e parecer reside na natureza da fundamentação técnica de ambos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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