Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A parceria incrementada no mesmo espaço profissional, onde diferentes ângulos de intervenção são produzidos, ainda que não ocorra sistematização de uma proposta comum, configura uma prática interdisciplinar.
O projeto profissional que fundamenta o serviço social, após seu processo de renovação, compromete-se com concepções de homem como
fragmentos de uma totalidade permeada pelo contexto fenomenológico, no qual o todo é resultante da soma das partes.
um ser bio-psico-social, cuja atuação profissional incide na capacidade de diálogo e compreensão, com centralidade em suas necessidades sociais mais imediatas.
síntese das múltiplas determinações, que deve ser apreendido criticamente, considerando sua complexidade concreta e histórica.
indivíduo unidimensional, cuja compreensão depende do aprofundamento em teorias que expliquem os generalismos abstratos.
resultante da visão liberal e da desvinculação dos contextos históricos e políticos, a fim de poder conceber a especificidade do trabalhador social.
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A intervenção em situações familiares consiste em identificar as fontes de dificuldades familiares e as possibilidades de mudança, as quais pressupõem transformações das relações internas das famílias e das relações delas com a sociedade.
O Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, tem sua configuração influenciada pela
lógica corporativa que define a metodologia do trabalho profissional no interior das instituições públicas e privadas.
construção de uma teoria própria, pois, no debate atual, o serviço social constitui-se numa ciência humana específica.
polarização de interesses sociais de classes, com caráter político da prática profissional.
crise do Estado Patrimonialista e pelo modo de produção do capitalismo concorrencial.
estrutura de consensos das classes sociais (burguesia e proletariado) que, ao estabelecer um campo harmônico, influencia a politização da profissão.
Em referência à conceituação de política social, considere:
I. A política social e a política econômica analiticamente não configuram uma unidade (acumulação e distribuição de riquezas).
II. As políticas sociais são resultado de uma dupla tensão: lutas e reivindicações por igualdade e resposta institucionalizada do Estado frente a essa mobilização.
III. Alguns autores pensam a política social como reprodução do status quo e funcional ao capital; outros, a entendem como potencialidade contraditória, que possibilita importante acesso da população aos bens e serviços sociais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nas questões de números 28 a 30, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas dos textos.
Os direitos no capitalismo são capazes de _____________ desigualdades, mas não são e não foram até aqui capazes de __________ com a estrutura de classes e, portanto, com o motor da produção e reprodução das desigualdades, já que a existência e persistência da ______________ e das desigualdades sociais são determinadas pela estrutura capitalista de apropriação _____________ dos meios de produção e da riqueza socialmente produzida e não apenas pela não distribuição equânime de seus produtos.
suprimir ... ruir ... riqueza coletiva
ampliar ... abstrair ... igualdade ... individual
reduzir ... acabar ... pobreza ... privada
manter ... continuar ... unidade ... pública
maximizar ... nivelar ... uniformidade ... pessoal
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
Na elaboração de um parecer, deve-se levar em consideração a observação e os estudos socioeconômicos, que exigem aproximação com a realidade social dos sujeitos demandantes da ação. Essa aproximação pode ser efetuada exclusivamente por meio de visita domiciliar.
As transformações ocorridas no mundo do trabalho, no contexto do processo de globalização, e as mudanças na sociedade salarial resultam da:
I. subalternização do trabalho à ordem do mercado, da desmontagem de direitos sociais e trabalhistas que destacam a insegurança e a vulnerabilidade do trabalho, bem como a penalização dos trabalhadores.
II. crise dos Estados de Bem-Estar Social, assentada no ideário neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado no âmbito da produção.
III. melhoria nas condições de trabalho e da alternância nos sistemas previdenciários garantidores de modernos sistemas de seguridade social, sobretudo nos países de economia globalizada.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
No quadro das transformações societárias, o Estado burguês experimenta um redimensionamento considerável. No cenário internacional esta mudança se dá a partir dos anos 70 do século passado e no Brasil vamos observar este redirecionamento a partir dos anos 80.Amudança mais imediata é a(o):
reafirmação do Estado de Bem-Estar e ampliação da cobertura assistencial
surgimento do modelo fordista nas relações de trabalho fabril.
incremento do trabalho avulso com ampliação do mercado de trabalho.
diminui ção da sua ação reguladora, especialmente, o encolhimento de suas funções legitimadoras
implementação das políticas de seguridade social, particularmente, nos países centrais.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao se eleger a família como fonte privilegiada de proteção social, as dificuldades de compreensão e de intervenção referem-se às mudanças verificadas na sua estrutura, gestão e organização. Atualmente, constata-se que há vários tipos de famílias e essa variedade tem que ser considerada na análise da transformação dessa instituição. A tradicional família nuclear, que ainda hoje serve de referência para os formuladores da política social, está em extinção. Importante fator responsável pelo seu esgotamento foi
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...