Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social, julgue os itens seguintes, a respeito de deveres e penalidades pertinentes à atuação do assistente social.

I A participação do assistente social em programas de socorro à
população em situação de calamidade pública tem caráter opcional.
II Multa e advertência pública são penalidades aplicáveis ao
assistente social.
III Para efeito da fixação da pena, é considerado moderado o fato de um assistente social prejudicar deliberadamente o trabalho e a reputação de outro profissional.
IV Para efeito da fixação da pena, é considerado leve o fato de um
assistente social revelar sigilo profissional.
V Para efeito da fixação da pena, é considerado especialmente grave o fato de um assistente social emprestar seu nome e seu registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do serviço social.

Estão certos apenas os itens

    A) I e III.

    B) I e IV.

    C) II e IV.

    D) II e V.

    E) III e V.

A respeito das abordagens básicas para o controle do câncer e considerando o tema cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


O cuidado paliativo busca oferecer suporte para a família no período do tratamento, suporte que se encerra com o óbito dos(as) pacientes.

O Código de Ética profissional dos/as assistentes sociais de 1993 apresenta onze princípios fundamentais. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando a tolerância à diversidade, à participação de grupos socialmente privilegiados e à discussão das diferenças.

    B) Ampliação e consolidação da proteção social, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais, culturais e políticos das classes trabalhadoras.

    C) Defesa da social-democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

    D) Posicionamento em favor da equidade e justiça restaurativa, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão cooperada.

    E) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

José é brasileiro, tem dezesseis anos de idade e está privado de liberdade sob a proteção do Estado.
Considerando essa situ
ação hipotética e as normativas internacionais relativas à proteção de adolescentes privados de liberdade, assinale a opção correta.

    A) José está privado de direitos civis, econômicos e políticos.

    B) José não pode requerer assistência judiciária gratuita.

    C) José não pode realizar trabalho remunerado.

    D) Os objetos pessoais que José não quiser ter consigo, ou que forem confiscados pelo Poder Judiciário, deverão ser incinerados.

    E) José tem o direito de optar por não participar de serviços religiosos.

A respeito das abordagens básicas para o controle do câncer e considerando o tema cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


A prática do cuidado paliativo visa a promover as investigações necessárias no sentido de se evitar tratamentos invasivos e que não promovam a qualidade de vida dos(as) pacientes.

A chamada “pós-modernidade” surge num contexto de intensas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais a partir dos anos 1960. Sobre as características gerais do ideário pós-moderno, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) As formulações pós-modernas questionam as chamadas metanarrativas e suas causalidades históricas.

    B) As formulações pós-modernas dão ênfase à universalidade das relações sociais, não se restringindo às determinações econômicas.

    C) As formulações pós-modernas criticam a existência de estruturas e dos sistemas macrossociais.

    D) As formulações pós-modernas ganham espaço no terreno das identidades particulares.

    E) As formulações pós-modernas estabelecem diálogos prioritários no âmbito da linguagem e do discurso.

Considere os seguintes objetivos.

I proteção à velhice

II vigilância nutricional e orientação alimentar
III promoção da integração ao mercado de trabalho
IV acesso universal e igualitário

V atendimento integral, com prioridade para as atividades
preventivas

De acordo com a legislação da seguridade social vigente, são
objetivos da assistência social no Brasil apenas

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) III e V.

    E) IV e V.

A respeito das abordagens básicas para o controle do câncer e considerando o tema cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


O cuidado paliativo busca a melhoria da qualidade de vida dos(as) pacientes, percebendo a morte como um processo natural do ciclo de vida.

Conforme Simionato (2009, p. 14), o “Serviço Social, em seu processo de profissionalização e desenvolvimento sócio? histórico, aparece vinculado a duas grandes matrizes do racionalismo contemporâneo: o racionalismo ‘formal? abstrato’, que está na base da matriz positivista, e seus desdobramentos nas abordagens funcionalistas, estrutural? funcionalistas e sistêmicas, e o racionalismo ‘crítico? dialético’, expresso na teoria social de Marx”. A partir dessa assertiva, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Serviço Social incorporou a perspectiva estrutural-funcionalista de Talcott Parsons.

    B) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogou, prioritariamente, com o marxismo-leninismo e com o maoísmo.

    C) Nos anos 1980 e 1990 a interlocução do Serviço Social com o pensamento de Gramsci e Lukács potencializou os debates sobre Estado, sociedade civil e ética.

    D) O Serviço Social incorporou a perspectiva fenomenológica de Mary Richmond.

    E) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogaram, prioritariamente, com fontes originais de Marx e Engels.

Mariana e Carlos, servidores públicos federais, tinham um relacionamento e moravam na mesma residência, mas não eram casados civilmente. Recentemente, eles se separaram, deixando de coabitar. Inconformado com a separação, Carlos passou a agredir Mariana fisicamente.
Considerando essa situação hipotética e as disposições da Lei Maria
da Penha, assinale a opção correta.

    A) A situação não se enquadra na condição de violência doméstica e familiar porque Mariana e Carlos não mais coabitam.

    B) A situação não se enquadra na condição de violência doméstica e familiar porque Mariana não é casada civilmente com Carlos.

    C) Se Carlos praticar violência sexual contra Mariana, ela não terá direito ao serviço de contracepção de emergência, por este ser ilegal.

    D) Caso o juiz decida aplicar medida protetiva em favor de Mariana, ela não poderá entregar a intimação a Carlos.

    E) Mariana não tem direito a remoção no seu trabalho como medida de proteção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...