Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - ONGs e políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O debate acerca da relação entre o Estado e a sociedade constitui um dos temas mais polêmicos do pensamento social contemporâneo. A tal respeito, julgue os itens seguintes.
O terceiro setor é interpretado, do ponto de vista crítico, como o resultado de ações que, pautadas em princípios neoliberais, atribuem à sociedade civil, com base em valores da solidariedade, do voluntariado, da autorresponsabilização e individualização da ajuda, a responsabilidade de responder à questão social, função antes de responsabilidade fundamental do Estado.
Segundo Marilda Iamamoto (1998), os pressupostos que nortearam a procura de novas bases para o exercício profissional são: a) uma apropriação mais rigorosa da base teórica e metodológica das grandes matrizes do pensamento social; b) o engajamento político nos movimentos organizados da sociedade e nas instâncias de representação da categoria; c) o aperfeiçoamento operativo, para uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Tais elementos são fundamentais e complementares entre si, porém, se percebidos e trabalhados isoladamente, correspondem aos limites que aprisionaram o trabalho profissional nos últimos anos. Assinale a alternativa que corresponde a esses limites.
Teoricismo, militantismo e tecnicismo.
Conservadorismo, assistencialismo e clientelismo.
Positivismo, politicismo e imediatismo.
Primeiro-damismo, messianismo, autoritarismo.
Metodologismo, empirismo, cientificismo.
Referente à Politica Nacional de Assistência Social, apresentamos as seguintes afirmações:
I O comportamento reprodutivo das mulheres brasileiras vem mudando nos últimos anos. Chama a atenção o aumento da população de mães com idade acima de 65 (sessenta e cinco) anos.
II Considerando as deficiências em geral, sua incidência está mais associada aos ciclos de vida, enquanto as incapacidades, as doenças mentais, paraplegias e as mutilações estão mais relacionadas aos problemas de nascença, acidentes e violência urbana, mais prevalente entre homens jovens.
III De acordo com o Artigo primeiro da LOAS, a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
IV A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; e, convívio ou convivência familiar.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
As afirmações I e IV estão incorretas.
A afirmação I está incorreta.
A afirmação IV está incorreta.
Todas as afirmações estão incorretas.
Todas as informações estão corretas.
A renovação vivenciada pelo Serviço Social foi decisiva, pois se instalam no debate da categoria novas perspectivas de compreensão do significado sócio-histórico da profissão, da questão social, do escopo da intervenção, dos modos de realizar a prática, enfim, dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção profissional. É nesse contexto que a dimensão instrumental do Serviço Social entendida como a operacionalização, o que fazer, como fazer, as atividades finalísticas passa a ser pensada e tratada no âmbito da instrumentalidade. Aponte a alternativa que indica corretamente as dimensões que compõem o debate sobre instrumentalidade.
Razão teleológica, metodológica e intelectiva.
Crítico-dialética, razão instrumental e técnico-metodológica.
Ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica.
Teórico-interventiva, técnico-operacional e afetivo-dialógica.
Instrumental, sensorial e racional.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A entrevista é um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições. Assim, as várias concepções sobre a mesma devem ser contextualizadas no momento histórico e social em que foram produzidas. Considere:
I. A entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos assistentes sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos.
II. A entrevista pode ser considerada uma atividade profissional sem objetivos definidos aos que coloca frente a frente uma ou mais pessoas que por fim estabelecem uma relação de vínculo interpessoal e intersubjetivo.
III. Dependendo da concepção de abordagem da entrevista, alguns dispositivos são comuns: a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do assistente social.
IV. Para o desenvolvimento da entrevista há de se cumprir certas etapas básicas, a saber: planejamento, execução e registro.
V. A entrevista e as suas técnicas se efetivam nos processos de trabalho do assistente social independentemente dos referenciais ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.
Esta correto o que se afirma APENAS em
I, IV e V.
I, II, e III.
II, III e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A criação de políticas econômicas e sociais capazes de enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais, com consequente acesso de todos os bens e riquezas socialmente produzidos é de responsabilidade do Estado. Para a implementação das políticas sociais é imprescindível que se construam metodologias de trabalho social, considerando que estas são
muldimensionais e relacionais, exigindo uma abordagem trans e interdisciplinar.
dimensionais e interpessoais, dentro de uma abordagem multidisciplinar.
transformadoras e de estabelecimento de vínculos, praticadas pelo assistente social.
centradas especificamente em referenciais técnicooperativos.
interpessoais e ordenadas pela compreensão da questão social.
O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil, com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições, compondo um conjunto de grande diversidade. Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum.
Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:
São de caráter privado, mas desenvolvem um trabalho de interesse público.
Trabalham na defesa e garantia dos direitos.
Remuneram seus dirigentes que atuam efetivamente na gestão executiva da entidade.
Podem contar com o trabalho de um corpo de voluntários.
Não podem acumular as duas certificações (CEBAS e OSCIP).
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Os profissionais de Serviço Social, no exercício de sua profissão, devem estar munidos de rigorosos tratos teórico e metodológico que possibilitem a compreensão dos problemas e desafios no universo da produção e reprodução da vida social. Devem saber decifrar os processos sociais, tanto em suas determinações gerais como em suas expressões particulares, pois trata-se de um requisito necessário para
superar a defasagem entre o discurso teórico genérico e as respostas práticas no cotidiano da intervenção profissional.
assimilar o conjunto das necessidades políticas, sociais, materiais e culturais da classe dominante.
consolidar os direitos constitucionais individuais da população atendida em algumas políticas sociais.
entender as mudanças dos atores sociais que tradicionalmente faziam parte de seu universo de trabalho, passando para a condição de usuários dos serviços.
incorporar um projeto ético-político condizente com o projeto societário vigente.
O chamado Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:
I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.
II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.
III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:
a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.
o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.
a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.
o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando- os com a teoria.
o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...