Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ocorre por meio da estruturação da rede de centros de referência em saúde do trabalhador.
Para Iamamoto (2010) as condições que peculiarizam o exercício profissional são uma concretização da dinâmica das relações sociais vigentes entre as classes sociais. Nesse sentido, a atuação profissional do Assistente Social
deve buscar reconstruir as relações entre diferentes sujeitos sociais particulares, na perspectiva de criar uma aliança de segmentos sociais com interesses opostos.
deve pautar-se pela neutralidade, numa posição intermediária, acima dos interesses das classes em relação.
é necessariamente polarizada pelos interesses de tais classes, tendendo a ser cooptada por aqueles que têm posição dominante.
é parte de uma estratégia de qualificação do laicato da Igreja Católica, especialmente de sua parcela feminina, para dinamizar o apostolado social junto à família operária.
recebe um mandato diretamente das classes dominantes para atuar junto à classe trabalhadora para sua inserção social e emancipação política.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A II Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador exerceu importante papel na demarcação política da competência do Ministério do Trabalho e Emprego para esse ministério coordenar as ações de promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
A reestruturação produtiva em curso atinge o mercado de trabalho do Assistente Social, incidindo contraditoriamente tanto na mudança e/ou redefinição de postos de trabalho em algumas áreas (por exemplo, nas empresas), como
na articulação entre processo produtivo e pleno emprego para o Assistente Social.
na ampliação e diversificação das áreas de atuação profissional nas políticas de seguridade social, especialmente a política de Assistência Social.
na composição e recomposição do trabalho intelectual e imaterial, das velhas formas de sociabilidade humano-genéricas ancoradas na modernidade.
na corrosão do exercício profissional com o empirismo e o utilitarismo, que tão fortemente grassaram no pretérito profissional.
no resgate da identidade profissional althusseriana e em suas manifestações cultural e ideológica.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A assessoria desenvolvida por Assistente Social tem como referência o atual projeto ético-político. Nesse Sentido, o Serviço Social é uma profissão que
concilia o jogo de interesse entre o empregador e o empregado.
aponta para o avanço da relação entre instituições e troca de saberes.
insere-se em processos coletivos de trabalho por meio de ações seletivas.
intervém com posicionamento em defesa dos direitos dos usuários de seus serviços.
referencia-se em condições subjetivas que os profissionais da área têm para desenvolver suas ações.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência ao serviço social e ao campo da saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A inclusão do campo da saúde do trabalhador no âmbito do direito universal à saúde e na competência do Sistema Único da Saúde foi determinada pela política nacional de segurança e saúde do trabalhador.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O planejamento começa a integrar a matriz discursiva do Serviço Social com maior intensidade, na década de 70, parametrado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. O planejamento, como instrumento, está condicionado politicamente, o que determina que seu direcionamento ocorra no interesse da maioria, quando democraticamente utilizado ou de alguns grupos.
II. Planejar a ação profissional garante a possibilidade de formalizar a articulação intrínseca entre as dimensões do fazer profissional.
III. O planejamento exige instrumentos de consolidação das decisões, compostos, apenas, pelos planos e programas.
IV. O planejamento se constrói no âmbito das relações societárias e institucionais que são marcadas pelas divergências, oposições e apoio entre os atores envolvidos.
V. A implementação do planejamento deverá produzir uma alteração sensível no real, alterações, no entanto, que não deverão ser incorporadas à nova situação.
Estão CORRETAS
III, IV e V.
II, IV eV.
I e II.
I, II e V.
I, II, III, IV e V.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue os itens seguintes.
As recentes reformas da previdência social brasileira possibilitaram a ampliação significativa do número de segurados da previdência pública, reduzindo, assim, o avanço dos planos de previdência privada, observado em período anterior à reforma.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Pode-se afirmar que projeto é a unidade mais operativa dentro do processo de planejamento, sendo, portanto, o elo final de tal processo. Sobre planejamento de projetos sociais, assinale a alternativa INCORRETA.
Vários projetos sociais com o mesmo objetivo final podem compor um mesmo programa.
O objetivo é a situação que se deseja obter ao final do período de duração do projeto, mediante a aplicação dos recursos e das ações previstas.
O impacto é consequência dos efeitos de um projeto. Nesse sentido, expressa o grau de consecução dos objetivos em relação à população-meta do projeto.
Boa parte dos projetos sociais tem como objetivo prestar serviços a um grupo focal. Os serviços do projeto são prestados para satisfazer as necessidades do grupo focal.
Eficiência é o grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados.
Sobre as relações dos assistentes sociais com as instituições empregadoras e outras, é correto afirmar que
denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário, é um dos direitos do assistente social.
é um dos direitos do assistente social empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usuários.
contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do assistente social.
é um dos deveres do assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho que dela disponham.
programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos direitos do assistente social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...