Questões de Serviço Social

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Um fato importante, realizado na década de 70, que marcou o surgimento do projeto ético-político do Serviço Social no Brasil foi a:

  • A.

    revisão do Código de Ética Profissional

  • B.

    constituição dos conselhos de gestão

  • C.

    realização do Congresso da Virada

  • D.

    fundação da ABEPSS

  • E.

    criação do CBCISS

No que concerne ao marco regulatório da saúde no Brasil, julgue os próximos itens.

A Lei Orgânica da Saúde (LOS) dispõe acerca das condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, entre outros assuntos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Nos últimos vinte anos, não se observa uma mudança institucional expressiva das políticas sociais; sendo assim, é correto afirmar que, do ponto de vista da concepção da questão social, também não houve mudanças nos elementos denominados de constitucionalização (incorporação da noção de direito), abrangência (publicização e incorporação na agenda pública) e ampliação (reconhecimento da produção social e inter-relação dos problemas sociais).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo da reforma sanitária, julgue os itens subsequentes. As bases teóricas que fundamentaram a construção do projeto da reforma sanitária, como trajetória de constituição e reformulação de um campo de saber e um processo de transformação institucional, podem ser identificadas na concepção marxista do Estado e na leitura crítica do campo da saúde coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sistematização das modalidades práticas do Serviço Social produzidas à luz das tendências teórico-críticas do pensamento social constitui, na realidade, um dos componentes do seguinte instrumento:

  • A.

    Parâmetros para Atuação Profissional nas Políticas Sociais

  • B.

    Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social

  • C.

    Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social

  • D.

    Projeto ético-político profissional

  • E.

    Código de Ética Profissional

No que concerne ao marco regulatório da saúde no Brasil, julgue os próximos itens.

Com a ofensiva neoliberal no Brasil, o projeto de saúde articulado ao mercado tornou-se hegemônico na segunda metade da década de 90.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. A setorialização, marca constante das políticas sociais brasileiras, é estimulada pela restrição do processo de formulação das políticas sociais no âmbito das estruturas técnicas da burocracia pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do processo da reforma sanitária, julgue os itens subsequentes. O caráter político da reforma sanitária caracteriza-se pela natureza da transição democrática experimentada em cada contexto nacional, principalmente pelas transições pactuadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao marco regulatório da saúde no Brasil, julgue os próximos itens.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) têm representação no Conselho Nacional de Saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

A perspectiva crítica, aplicada como fundamento para avaliação de políticas, programas e projetos, é um tipo de avaliação que se orienta por uma perspectiva teórico-metodológica

  • A.

    de avaliação, que busca aferir a intencionalidade dessas políticas e programas sociais para apurar se são capazes de expandir direitos, reduzir a desigualdade social e propiciar a equidade.

  • B.

    rigorosa na apuração da eficiência na aplicação dos recursos públicos em termos de custos-benefícios.

  • C.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como o número objetivo de pessoas atingidas.

  • D.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como não só o número objetivo de pessoas atingidas, mas também as suas subjetividades de satisfação com o serviço.

  • E.

    que busca aferir a relação custo-benefício em termos de metas propostas e metas atingidas pela instituição, independentemente do que pensam os usuários do serviço.

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