Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Tendo como fundamento a teoria social crítica, o serviço social, na intervenção do assistente social, deve inserir-se com qualidade na construção do conhecimento pela via da pesquisa. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que cabe ao assistente social
recolher as produções próprias do serviço social para a compreensão da sociedade.
recolher, além das produções próprias do serviço social, as discussões contidas nas áreas afins necessárias à compreensão da sociedade, optando por uma abordagem teórica eclética.
recolher, além das produções próprias do serviço social, as discussões contidas nas áreas afins necessárias à compreensão da sociedade, sem que isso deixe de explicitar uma opção clara quanto à matriz teórica a ser adotada.
recolher da perspectiva compreensiva os subsídios para a produção própria do serviço social, evitando o debate plural, que inviabiliza a sustentação rigorosa dos fundamentos sociológicos para o serviço social.
recolher das produções próprias do serviço social tudo aquilo de que necessita e que já possui em termos do arcabouço teórico específico da área, capaz de compreender a sociedade.
As políticas sociais no Brasil vêm sofrendo inflexões decorrentes do processo de acumulação capitalista no contexto neoliberal. Essa experiência consolidou-se no Brasil a partir da publicação do Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995. Assinale a alternativa que apresenta características do modelo de política social resultante da perspectiva neoliberal.
universalização, descentralização e publicização
integração, publicização e descentralização
privatização, descentralização e focalização
privatização, centralização e focalização
privatização, seletividade e gestão democrática
Julgue os itens seguintes, referentes a concepções e estratégias de trabalho com famílias.
Entre as características do trabalho socioeducativo com famílias, inclui-se a necessidade de obtenção de um conjunto de informações, análises e tendências gerais em relação às mudanças ocorridas no âmbito da instituição familiar.
A PNAS − Política Nacional de Assistência Social, bem como várias outras políticas sociais brasileiras, focam suas ações na família. Um dos princípios da PNAS é o da matricialidade familiar. Esse princípio dispõe que nos trabalhos a serem realizados com as famílias DESCONSIDERE- SE
a perspectiva de se centrar não apenas nas vulnerabilidades, mas nas potências e desejos da família e de seus membros.
o levantamento dos serviços e programas relativos às várias políticas públicas.
o conhecimento sistematizado do perfil da população e dos respectivos territórios de incidência das ações.
o quadro de recursos humanos a ser utilizado, capacitado e supervisionado.
a visão de atomização e individualização da família, atribuindo-lhe a solução de seus problemas.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em sua prática profissional, o assistente social atua em diversos campos da saúde pública. Acerca da vigilância à saúde, julgue o item seguinte.
Para a construção de estratégias de vigilância à saúde, a questão de gênero não é importante, considerando que, no contexto do SUS, não há diferenças na prevalência dos fatores de risco que acometem a população.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
No Manifesto, obra de teoria política, o esquema das classes utilizado por Marx, é plural.
O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é um novo modelo de gestão dos programas da assistência social, com o objetivo de reorganizar o atendimento, agilizar repasse de recursos federais e estabelecer um sistema de parceria e cofinanciamento dos programas envolvendo as três esferas de governo. Seu processo de implementação encontra-se em construção, envolvendo governo e sociedade civil para seu aperfeiçoamento. Parte dos municípios brasileiros, já estão habilitados no SUAS. Esse número, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em julho de 2008, chegou a
59%
76%
89%
98%
100%
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As categorias e as estratégias de ação em serviço social são construções teórico-metodológicas que advêm da fecundação da história pela prática e pela teoria. Elas constituem um repertório profissional para a intervenção que não é deduzível de uma teoria abstrata, mas implica uma acumulação de experimentações controladas por um saber sistemático, combinando investigações quantitativas e qualitativas com as suas análises críticas.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes com relação à prática profissional do assistente social na saúde pública.
As questões que se colocam nas demandas e nas situações singulares reduzem-se à simples representação de cada agente e não se inscrevem em questões mais amplas.
Oferecer proteção integral às famílias e seus membros, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações são alguns dos objetivos específicos
da proteção social básica, realizada especialmente na rede socioassistencial.
do Programa ProJovem Urbano, integrado à proteção social especial.
da proteção social especial, realizada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
do Programa Bolsa Família, acompanhado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social.
do Programa Atenção Integral à Família, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A questão social é indissociável da sociedade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, numa luta aberta pela cidadania. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta afirmação.
Luta por direitos civis.
Luta por direitos sociais.
Luta por direitos coletivos.
Luta por direitos políticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...