Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a única alternativa incorreta. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - dispõe sobre a organização da Assistência Social e estabelece objetivos. Os objetivos da Assistência Social expostos na referida Lei, dispostos no seu art. 2º são:
A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
O amparo às crianças e a adolescentes carentes.
A promoção da integração ao mercado de trabalho.
A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
A garantia de 1/2 (meio) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Com relação às estratégias, aos instrumentos e às técnicas de ação do serviço social, julgue os itens subsequentes.
Na entrevista com o colaborador, o assistente social deve permitir que ele fale à vontade, mesmo quando perceber que está sendo prolixo e repetitivo, pois não se exige redirecionamento da entrevista para os objetivos do trabalho.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Tomando como referência a situação ilustrada anteriormente, julgue os itens seguintes:
I. Um dos aspectos presentes é a ausência de qualquer suporte por parte da esfera pública para o enfrentamento de situações limites que, neste caso, é a prisão da genitora de três das crianças.
II. Um dos aspectos presentes é a ausência do pai, recaindo sobre a mãe toda a responsabilidade sobre sua prole.
III. Um dos aspectos presentes é o agrupamento de vários "núcleos" familiares num só.
IV. Um dos aspectos presentes é que os agrupamentos familiares têm condições mínimas de sobrevivência.
V. Um dos aspectos presentes é a necessidade de sua inclusão em programas sociais que permitam condições básicas de inserção e cidadania.
Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)
I e V apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV apenas.
V apenas.
Todos.
Sobre participação social e a educação social, o consenso entre autores é que o processo de cidadania é um círculo virtuoso: quanto mais o indivíduo aprende a participar, maior é a sua participação social. Assinale a opção correta.
No Brasil, as propostas de trabalho com famílias devem priorizar metodologias que lhes permitam fortalecer o grupo familiar e seja facilitador de formas de enfrentamento das condições econômicas.
O trabalho com famílias conduzido de maneira pragmática e pontual conduz seus membros a processos de autonomização e mudanças da realidade familiar e social. Essa forma da participação concretiza o aprendizado pela via da educação social.
Carole Pateman, que acredita na participação ativa da cidadania, analisa o caráter pedagógico da participação que desenvolve no indivíduo alguns atributos psicológicos, fazendo que ao mesmo tempo ela o oriente e se fortaleça em seu cotidiano.
Yasbek diz que o assistente social é educador social no atendimento concreto às necessidades apresentadas, promovendo o componente socioeducativo que permeia a produção dos serviços assistenciais
Para Mioto, o estudo social é uma ação socioeducativa do assistente social, pois ao conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar, ele também esclarece direitos e deveres.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, corresponde a um dos objetivos:
Da Política Nacional de Assistência Social.
Da Lei de Orgânica da Assistência Social – LOAS.
Do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
Do novo Código Civil.
Do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Serviço Social - Globalização rede de movimentos sociais,cidadania - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos movimentos sociais e à organização de comunidades, julgue os itens a seguir.
A institucionalização da participação popular em conselhos e conferências de políticas e de direitos, nos anos 90 do século passado, contribuiu para o fortalecimento dos movimentos sociais no Brasil.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Como os espaços públicos determinam a adoção de posturas e práticas identificadas com a construção e consolidação de processos participativos, a atuação dos profissionais de serviço social aponta para uma dimensão político-pedagógica pouco experimentada na gestão da coisa pública.
Consoante a essa temática, analise os itens a seguir.
I. Mesmo com um aparato teórico acadêmico incipiente, a atuação do assistente social deve ter a perspectiva de oferecer instrumentos aos sujeitos sociais para que consigam se apropriar de informações e conhecimentos necessários ao exercício da participação popular na gestão pública.
II. Os novos processos desenvolvidos pelas organizações com aparência de modernidade, reeditam o que o serviço social sempre fez como natureza do seu trabalho no processo de reprodução da força de trabalho, para manejo de conflito entre capital e trabalho, que reforça a coesão social.
III. O assistente social tem como objeto de intervenção as múltiplas expressões da questão social, o que o habilita como um dos profissionais mais próximos da realidade das camadas mais vulnerabilizadas da sociedade, com potencial de contribuir no processo organizativo dos movimentos sociais.
Está(ão) certo(s) apenas o(s) item(ns):
I e III.
III.
II.
I e II.
I, II e III.
Acerca da participação e movimentos sociais, julgue os itens seguintes:
I. Participação pode ser percebida pelos indivíduos quando eles sentem que têm valor e são necessários para alguém, percebem-se contribuindo com a sociedade ao qual pertencem.
II. A principal característica da participação cidadã ou social é a tendência à institucionalização pela inclusão do arcabouço jurídico institucional do Estado mediante estruturas de representantes eleitos pelo voto local.
III. As novas formas de participação consideram todas as novas estruturas de representação, que atuam em redes como novos atores coletivos: movimentos, ONGs, departamentos de universidades, entidades de classe, setores de órgãos públicos, gangues, grupos de imigrantes etc.
IV. Considera-se empowerment ou empoderamento da comunidade como a capacidade de gerar processos de desenvolvimento autossustentável mediados por agentes externos, os novos educadores ou ONGs do Terceiro Setor.
Assinale a opção correta.
III apenas.
I e II apenas.
I, II e IV apenas.
I, II e III apenas.
IV apenas.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Uma das diretrizes definidas no artigo 5º da Lei nº 8742 de 7 de dezembro de 1993 - Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, diz respeito a:
Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindose equivalência às populações urbanas e rurais.
Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera do governo.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Julgue os itens seguintes:
I. A consolidação de uma nova modalidade de trato à "questão social" representa o fenômeno real subjacente ao conceito de "terceiro setor", implicando a externalização da "questão social" ao promover a transferência das respostas sociais do Estado para o âmbito imediato ou individual.
II. A estratégia neoliberal do terceiro setor produz uma benéfica reorientação na trajetória das políticas sociais depois do naufrágio do padrão de seguridade social que foram privatizados, focalizados e descentralizados, contribuindo para a diminuição do nível de desigualdades sociais.
III. Com a remercantilização dos serviços sociais e com a refilantropização das respostas à "questão social", o "terceiro setor" se insere nesta refilantropização ocupando-se exclusivamente do atendimento à população mais pauperizada.
IV. A expansão do projeto neoliberal de desresponsabilização do Estado, no Brasil atual, traz nocivas repercussões trazidas às políticas sociais entendidas como base de sustentação funcionalocupacional do Serviço Social.
Estão certos apenas os itens
III e IV.
II e IV.
II e III.
I e II.
I e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...