Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No conjunto dos direitos que, em meados do século XX, se tornaram constitutivos da cidadania, aqueles que têm uma postura afirmativa e positiva em relação à ingerência do Estado na vida social são os direitos

  • A. civis.
  • B. sociais.
  • C. civis e sociais.
  • D. políticos e civis.
  • E. políticos e sociais.

A Previdência Social, no Brasil, caracteriza-se por ser a mais expressiva política social pública distributiva de renda. Em 1988 foi elevada ao patamar de direito social pela constituição federal a ser organizada com base nos seguintes princípios constitucionais: assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Igualdade da base de financiamento.

  • B.

    Equidade na forma de participação.

  • C.

    Caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa.

  • D.

    Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

O debate contemporâneo acerca do serviço social impõe um grande desafio à categoria quanto às demandas para a profissão, considerandose que as mudanças tecnológicas e organizacionais trazem repercussões como a precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades, entre outras. Sobre as demandas nas diversas áreas de atuação do assistente social, assinale a opção correta.

  • A.

    As demandas atuais para o serviço social são atravessadas por interesses oriundos tanto do capital como do trabalho. Para tanto, o assistente social deve priorizar a identificação das condições subjetivas, em detrimento das condições objetivas, para corresponder às referidas demandas.

  • B.

    No setor empresarial, observam-se novas estratégias de gestão e controle da força de trabalho, o que vem provocando um deslocamento do serviço social na área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos comportamentos produtivos. Em espaços ocupacionais como esse, o assistente social deve recusar-se a atuar, uma vez que isso contraria o projeto ético-político profissional.

  • C.

    A agudização das expressões da questão social influencia as demandas postas ao exercício profissional dos assistentes sociais, tanto no que se refere ao volume quanto à sua complexação, pois se aumenta o leque de necessidades da população, bem como se amplia a diversidade em torno dessa população, uma vez que não mais apenas os pobres e miseráveis, vitimados pelas transformações societárias da última década, passam a procurar os serviços públicos.

  • D.

    Em função da descentralização dos serviços de saúde e de assistência social, que abre novas perspectivas de trabalho para o conjunto dos assistentes sociais, novas demandas são colocadas em diferentes esferas de governo, explicitamente a estadual.

Considerando que a assistência social como política da seguridade social precisa afiançar a cobertura de necessidades do cidadão e da família, enquanto núcleo básico do processo de reprodução social. Essa cobertura deve assegurar a redução de vulnerabilidade que fragilizam a resistência do cidadão e da família ao processo de exclusão. Portanto, cabe à assistência Assegurar:

I. Segurança na acolhida, segurança do convívio social, segurança de autonomia/rendimento, segurança de equidade e segurança de travessia.

II. Segurança do convívio social, segurança de acolhida e segurança de travessia.

III. Segurança dos serviços universais, segurança da acolhida e segurança de convívio social.

IV. Segurança dos serviços universais, segurança de equidade e segurança de convívio social.

  • A.

    Somente as assertivas II e III estão corretas.

  • B.

    Somente as assertivas I e IV estão corretas.

  • C.

    Somente a assertiva III está correta.

  • D.

    Somente a assertiva I está correta.

Acerca das características que devem ser observadas durante a realização de uma entrevista de ajuda, julgue os itens seguintes.

I A entrevista de ajuda é contraindicada nos casos em que o entrevistado possui poder de reflexão nulo ou insuficiente e também naqueles casos em que a pessoa não quer participar de entrevista desse gênero.

II O entrevistador deve utilizar os mesmos procedimentos e objetividade que os adotados pelas ciências naturais e priorizar o aconselhamento.

III A atitude diretiva do entrevistador na condução da entrevista é justificada pela necessidade de enquadrar o caso na classificação que ele tem em mente desde o seu início.

IV O entrevistador deve ter uma atitude de acolhimento e de nãojulgamento que permita apreender as significações que a situação tem para o entrevistado, sem crítica nem culpabilização.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

Quanto ao orçamento da política de Assistência social, compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:

  • A.

    Apreciar e aprovar a proposta orçamentária de Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da administração pública federal responsável pela coordenação da política nacional de Assistência Social e acompanhar o alcance dos resultados das parcerias estabelecidas com a rede prestadora de serviço de Assistência Social.

  • B.

    Aprovar critérios de partilha e de transferência de recursos destinados aos municípios e atuar como instância de recurso da Comissão intergestora bipartite.

  • C.

    Aprovar a proposta orçamentária dos recursos destinados às ações finalísticas de assistência social alocados no fundo estadual de assistência social e estabelecer diretrizes e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Nacional de Assistência Social.

  • D.

    Apreciar e aprovar a proposta orçamentária de Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da administração pública federal responsável pela coordenação da política nacional de Assistência Social e estabelecer diretrizes e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Nacional de Assistência Social.

Ao recompor o processo de cooperação, a reorganização do trabalho e do trabalhador coletivo na área da saúde pública, matizando aquilo que denominamos núcleos de objetivação do trabalho profissional dos assistentes sociais, foi possível perceber como se vem concretizando o trabalho coletivo na saúde e as atuais formas de parcelamento e integração de tarefas. 

                                     

A partir das informações do texto acima, relativas à inserção dos assistentes sociais no trabalho, julgue os itens a seguir.

Grande parte das demandas constitutivas da ampliação do espaço ocupacional dos assistentes sociais originam-se de uma refuncionalização das tradicionais práticas do serviço social na área da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca da política social no Brasil.

As políticas sociais expressam decisões políticas e relações sociais, e correspondem a contextos históricos específicos, a uma correlação de forças e uma estrutura de hegemonia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros. Esses conhecimentos devem consubstanciar-se em atitudes e habilidades que se traduzirão em ações no processo de intervenção. Acerca das estratégias e relações estabelecidas entre o monitor e o grupo, julgue os itens que se seguem.

I Na dinâmica processual do grupo, o monitor deve centralizar o papel de facilitador na sua pessoa, com o objetivo de garantir o sucesso de seu desempenho como coordenador do grupo.

II Para que o monitor se relacione de forma espontânea com o grupo, é imprescindível o autoconhecimento e a autoaceitação.

III A intervenção em grupo requer do monitor um esforço de singularização e, ao mesmo tempo, de generalização no que diz respeito ao diagnóstico e à flexibilidade de ação.

IV As atitudes do monitor para com o grupo devem ser desprovidas de valores e ideologias para permitir a neutralidade exigida no desempenho de papel dessa natureza.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e III.

As instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência Social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil são:

  • A.

    Os Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e os Conselhos Municipais de Assistência Social, Comissões Intergestoras bipartite e tripartite e o Conselho Nacional de Assistência Social.

  • B.

    Os Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e os Conselhos Municipais de Assistência Social e as Comissões Intergestoras bipartite e tripartite.

  • C.

    O Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, Conselhos Municipais de Assistência Social e os Fundos de Assistência Social.

  • D.

    O Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e os Conselhos Municipais de Assistência Social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...