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Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), que dá continuidade ao processo histórico de consolidação das orientações para concretizar a promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil, julgue os itens de 109 a 113.
O PNDH 3 preconiza o investimento na Política de Reforma Psiquiátrica, fomentando a criação de unidades de internação que garantam às pessoas com transtorno mental o acesso irrestrito a esse tipo de tratamento.
A política de gestão do trabalho no âmbito da Assistência Social, constante na NOB-RH/SUAS − Norma Operacional Básica − Recursos Humanos − Sistema Único de Assistência Social, surge como eixo delimitador e imprescindível à qualidade da prestação de serviços da rede socioassistencial. Essa gestão deve
garantir que a contratação do quadro de pessoal do SUAS seja de profissionais qualificados, em confor midade com as condições de cada ente.
proporcionar encontros de supervisão aos trabalha dores da área.
definir níveis de produtividade a serem atingidos.
estabelecer parâmetros para a contratação de profis sionais, financiando inclusive esse quadro de pessoal.
garantir a 'desprecarização' dos vínculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da terceirização.
Julgue o item a seguir, relativo ao projeto profissional do serviço social brasileiro que se forjou nos últimos anos.
O projeto profissional do serviço social brasileiro foi fundado na luta política por liberdade, trabalho e direitos, contra o pragmatismo, o conservadorismo e a suposta neutralidade, defendidos pelo serviço social tradicional.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho com grupos.
I O processo de motivação para participar de um grupo precede a sua formação, devendo intensificar-se nas primeiras reuniões, sem deixar, no entanto, de estar presente durante todos os momentos do processo grupal.
II Os conflitos que surgem no momento em que o grupo se sente mais seguro e com mais espontaneidade, devem ser resolvidos pelo assistente social, de forma a impedir a formação de sub-grupos e até mesmo a saída de algum membro.
III O desenvolvimento da capacidade terapêutica pode ser identificado no momento em que o grupo se encontra mais maduro e é capaz de assumir atitudes solidárias, complementares e integrativas.
IV A análise mais apropriada do processo grupal para quem realiza intervenção com grupo, deve ser feita por meio da identificação rigorosa dos momentos, etapas ou fases.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), que dá continuidade ao processo histórico de consolidação das orientações para concretizar a promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil, julgue os itens de 109 a 113.
Uma das indicações do PNDH 3 é a implantação de um sistema nacional de registro de ocorrência de violência escolar, incluindo as práticas de violência gratuita e reiterada entre estudantes.
A PNAS − Política Nacional de Assitência Social deve garantir as seguintes seguranças:
dignidade e autonomia.
manutenção de vínculos de afetividade e pertencimento.
sobrevivência, acolhida e convívio familiar.
reprodução social e padrão digno de vida.
prevenção de riscos e vulnerabilidades.
Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens subsecutivos.
No processo de intervenção na situação apresentada, o assistente social, se necessário, poderá utilizar-se de visita domiciliar. No uso desse instrumento, o planejamento e a definição clara dos objetivos serão requisitos importantes.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para dar visibilidade às dinâmicas dos processos sociais que constituem o viver dos sujeitos, o assistente social é o profissional que adquiriu competência específica para tal. A respeito dos procedimentos e instrumentos utilizados pelo profissional assistente social, assinale a opção correta.
O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.
Para a realização de perícia social, o assistente social faz uso de instrumentos e técnicas pertinentes e deve, obrigatoriamente, realizar visitas, entrevistas e contatos.
De forma a contribuir para a formação de juízo e decisão sobre a permanência de uma criança sob os cuidados dos pais, o assistente social deve elaborar um relatório detalhado e conclusivo que se constituirá em mais um elemento de prova.
A emissão de parecer social constitui instrumento da ação profissional de realização do compromisso profissional com a instituição.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta o requisito fundamental no desenvolvimento do trabalho socioeducativo com grupos sociais/famílias. (Mortara e Pardini, 2004)
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as diferentes temáticas abordadas no texto acima, julgue os itens de 97 a 102.
Denomina-se bullying todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorram sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes, contra outro, que causem dor e angústia e sejam executadas dentro de uma relação desigual de poder.
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