Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens subsecutivos.
Caso seja solicitado ao assistente social da escola pública o parecer social da situação apresentada, o profissional deverá recusar-se a realizá-lo, por se tratar de atividade específica do campo sociojurídico.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do papel e das modalidades de família, julgue os itens seguintes.
A partir do início do século XX, a unidade da família é restaurada em torno de sua função como unidade de consumo, em que seus integrantes partilham um orçamento. A vida torna-se mais privatizada e a família nuclear cede importância à extensa.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2008
Complete os espaços em branco de acordo com a alternativa correta correspondente.
Os princípios constantes do Código de Ética são focos
que vão iluminando os caminhos a serem trilhados a
partir de alguns _________ fundamentais acordados e
assumidos_______ pela categoria.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir de 1991, com a apresentação de projeto de lei, que instituía um programa de renda mínima, ganhou impulso, no Brasil, o debate sobre programas de transferência de renda. Entretanto, somente no final de 1997, ocorreu uma iniciativa do governo federal de criação de um programa de abrangência nacional, precedido de algumas experiências locais. A partir desse período, foram implementados vários programas de transferência de rendas. Com relação a esses programas, julgue os itens a seguir.
O Programa Bolsa Família (PBF), resultante da unificação de outros programas de transferência de renda, integra um dos eixos da estratégia denominada Fome Zero, que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estratégias e instrumentos do trabalho profissional do assistente social, julgue os itens que se seguem.
Para a identificação das prioridades de intervenção de forma racional e objetiva, um dos critérios utilizados é o de relevância, a partir do qual o planejador deverá detectar a importância estratégica de cada variável em relação ao problema, localizando causas determinantes.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de questões relativas à ética profissional, julgue os itens a seguir.
A expressão e o desvendamento do cotidiano dos indivíduos baseiam-se na certeza presente na dimensão prática e imediata de suas soluções, sendo a tomada de decisão sempre de ordem moral e coletiva.
Considerando a relação entre dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.
A intervenção e a investigação no âmbito do serviço social compreendem dialeticamente o modo de ser da profissão, expresso nas competências e atribuições profissionais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O capitalismo contemporâneo, identificado como um processo de globalização neoliberal, vem passando por transformações desde os anos 70 do século passado. Acerca dessas mudanças, julgue os itens que se seguem.
Em tempos de reestruturação produtiva e de desenvolvimento tecnológico, os direitos sociais e os meios de exercê-los são cada vez mais ampliados, considerando a ampliação da oferta de políticas universais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
As práticas jurídicas historicamente se fizeram presentes pelo caráter controlador e disciplinador, sendo um desafio para os profissionais de serviço social nelas envolvidos
operacionalizar ações e intervenções de maneira objetiva e neutra, não considerando as condições políticas, econômicas e das desigualdades de classes.
recuperar os sujeitos de suas ações, buscando ser um profissional criativo.
romper com o modelo de abordagem e de intervenção do Serviço Social de casos individuais.
ampliar as medidas judiciais contidas no ECA, preservando as relações de saber e poder implícitas na instituição.
resistir à tensão e à alienação e promover a defesa e a garantia de direitos aos usuários.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2008
A obra "ERA DOS SERVIÇOS" retrata que é importante considerar a limitação do uso do conceito INSTITUIÇÃO na literatura do Serviço Social, para se compreender a concepção da pratica profissional institucionalizada. Um dos propósitos para o uso desse conceito, está em substituir os termos: atividade, trabalho ou serviço por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...