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Conforme apregoa a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, em seu art. 4o, a Assistência Social rege-se, entre outros, pelo princípio
do apoio às entidades e organizações de assistência social, pois são elas que abrangem um maior número de usuários atendidos e a serem atendidos nos programas, projetos e serviços.
do enfrentamento à pobreza, garantindo os "mínimos sociais" aos que deles mais necessitarem, selecionando os mais carentes.
da universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
do apoio técnico e financeiro aos serviços, programas e projetos de enfrentamento à fome e à desnutrição.
da provisão de transferência de recursos destinados ao pagamento dos benefícios eventuais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de conciliação e mediação, julgue os itens subseqüentes.
A mediação familiar é um processo de gestão de conflitos no qual um casal aceita e(ou) solicita a intervenção confidencial de uma terceira pessoa qualificada, que contribuirá para a reorganização da vida pessoal e familiar.
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Quanto às estratégias de trabalho realizadas com grupos, redes e famílias, julgue os itens subseqüentes.
Em trabalho com famílias envolvidas em problemas situacionais como imaturidade, drogadição, desemprego, dificuldade de adaptação, entre outros, recomenda-se uma atenção focalizada e individual com seus integrantes, por oferecer respostas mais rápidas às problemáticas.
A entrevista em Serviço Social é um encontro entre duas ou mais pessoas, com objetivo determinado. Define-se, como sendo uma relação humana em que o entrevistador (Assistente Social) e o entrevistado (usuário), juntos, tentam refletir e encaminhar as questões apresentadas. A entrevista em Serviço Social é primordialmente
uma coleta subjetiva de dados e fatos.
uma ação interativa e interrelacional.
uma forma valorativa do profissional analisar as qualificações do usuário.
de interesse exclusivo do usuário e necessária à instituição.
uma expressão da compreensão empática.
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Acerca de conciliação e mediação, julgue os itens subseqüentes.
A conciliação é um recurso extrajudicial, privado e voluntário de resolução de conflitos que objetiva promover o acordo entre as partes para acabar com as disputas, principalmente quando o objeto de disputa é essencialmente material.
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Quanto às estratégias de trabalho realizadas com grupos, redes e famílias, julgue os itens subseqüentes.
Com o objetivo de garantir a adesão e o retorno de adolescentes à unidade de saúde, deve-se exigir, ao mesmo tempo, a apresentação de todos os documentos solicitados pelo serviço e o compromisso de participação nos grupos de promoção da saúde.
O valor ético central que norteia toda a prática profissional do Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional, é a
autonomia.
emancipação.
liberdade.
democracia.
cidadania.
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Acerca de conciliação e mediação, julgue os itens subseqüentes.
A mediação é um recurso extrajudicial, privado e voluntário de resolução de conflitos, indicada para os litígios nos quais as partes envolvidas preocupam-se tanto com a situação presente como também com as conseqüências futuras da solução a ser encontrada, tendo em vista a possibilidade de manutenção ou melhoria das suas relações de vizinhança, de amizade, familiares e comerciais, entre outras.
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Quanto às estratégias de trabalho realizadas com grupos, redes e famílias, julgue os itens subseqüentes.
A realização de atividades em grupos de adolescentes no âmbito do Poder Judiciário não é recomendada, devido à facilidade de comunicação entre os adolescentes e, conseqüentemente, aos riscos de ocorrer troca de informações sobre condutas inadequadas.
A Lei no 9.394, de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, dispõe, no artigo 9o, que a União incumbir-se-á de
baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
baixar normas complementares para o sistema de ensino.
autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino.
colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
exercer ação redistributiva em relação às escolas.
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