Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir: I. É dever do Assistente Social opor-se a qualquer iniciativa relacionada à habilitação e à reabilitação das pessoas com deficiência e à promoção de sua integração à vida comunitária. II. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Em relação às políticas públicas especializadas em atendimento à população de rua, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é uma unidade de abrangência municipal que oferta, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. II- O Serviço Especializado em Abordagem Social tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua. III- A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011 e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. IV- A extinta estratégia Consultório de Rua, que deu origem aos atuais Consultórios na Rua, foi instituída pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas e era um serviço intersetorial.
Está correto o que se afirma em:

    A) I e IV, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I, II e III, apenas.

    D) IV, apenas.

    E) I, II e IV, apenas.

São objetivos da Rede de Atenção Psicossocial, exceto:

    A) Prevenir o consumo de álcool e outras drogas.

    B) Articular e integrar a rede de atenção à saúde nos territórios.

    C) Promover capacitação dos profissionais da área de saúde.

    D) Promover cuidados em saúde.

    E) Implantar Unidade Básica de Saúde.

Analise as afirmativas a seguir: I. No Brasil, o idoso é impedido de buscar orientação sobre os cuidados com a própria saúde nas instituições de saúde públicas ou mesmo nos serviços públicos de assistência social. II. A matricialidade sociofamiliar não se refere à centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A utilização dos instrumentais técnico-operativos no cotidiano da prática do assistente social permite a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994). Ao encontro disso, a visita institucional é um instrumento que permite:

    A) O conhecimento da realidade in loco, ao aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário. Além disso, permite observar as interações familiares, a vizinhança, a rede social e a efetivação das políticas públicas.

    B) O estabelecimento de um diálogo que vai se realizando à medida que vamos desvelando o real, o concreto, e ampliando refletir sobre as demandas e possíveis encaminhamentos.

    C) A abordagem com grupos, nas suas diferentes formas, potencializando processos de aprendizagem, vivência de novas experiências, debate, reflexão e tomada de decisão.

    D) A averiguação dos modos de vida dos indivíduos/grupo familiar, investigar denúncias e construir uma leitura de realidade e responsabilização dos usuários pelas violações de direitos.

    E) O conhecimento das instituições públicas existentes no território, rede de serviços e a articulação das ações intersetoriais, a fim de atender às demandas dos usuários e qualificar sua apreensão da realidade.

Um dos objetivos da Política Nacional Sobre Drogas (2005) consiste em assegurar dotação orçamentária e efetivo controle social sobre os gastos e ações preconizadas nesta política, em todas as etapas de sua implementação, contemplando os preceitos estabelecidos pelo CONAD, incentivando a participação da sociedade. As ações de controle social para essa política poderão ser exercidas apenas:

    A) em nível federal, com participação de toda a sociedade;

    B) em nível federal e estadual, com participação de toda a sociedade;

    C) em nível federal e municipal, com participação de delegados eleitos pela sociedade civil organizada;

    D) em nível federal e estadual, com participação de delegados eleitos pela sociedade civil organizada.

    E) em nível federal, estadual e municipal, com participação de toda a sociedade

Analise as afirmativas a seguir: I. O conselho tutelar do município de Santa Maria da Boa Vista (PE) determinou à autoridade municipal competente a medida de proteção consistente em matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de Ensino Fundamental para criança com seis anos de idade. Nesse cenário, a decisão do conselho tutelar somente poderá ser revista pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse. II. A interferência na formação psicológica da criança promovida por um dos genitores, que cause prejuízo à manutenção de vínculos com o outro genitor, não é um ato de alienação parental. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    D) As duas afirmativas são falsas.

A Lei de Regulamentação nº 8.662/1993, no Art. 4º, define, como competência e atribuição do Assistente Social, realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais com os órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Nesse sentido, Mioto (2009) esclarece que a realização de estudo socioeconômico, no âmbito do Serviço Social, remete a pensá-lo, inicialmente, como parte intrínseca das ações profissionais dos assistentes sociais e numa perspectiva crítica. Isso posto, os estudos socioeconômicos, definidos na perspectiva crítica, são compreendidos como:

    A) Plano de solução dos problemas sociais, responsabilizando os próprios indivíduos por construir as respostas de enfrentamento.

    B) Processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social, oportunizando o acesso a benefícios e a serviços sociais, bem como a análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população atendida em programas ou serviços.

    C) Auxílios materiais e acesso a serviços no âmbito das instituições, considerando os julgamentos morais do assistente social sobre a personalidade e os modos de vida dos indivíduos.

    D) Uma possibilidade de averiguação dos modos de vida dos indivíduos, em que, para acesso a benefícios e serviços socais no interior das instituições, os usuários devem responder aos processos burocratizados dos procedimentos e de regulamentação.

    E) Conjunto de procedimentos, atos e atividades realizadas de forma responsável e consciente. Contêm tanto uma dimensão operativa, quanto uma dimensão ética e expressa, quando se realiza a apropriação pelos assistentes sociais dos fundamentos religiosos, teórico-metodológicos e ético-políticos da profissão em determinado momento histórico.

No que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de uma postura investigativa permanente é condição precípua:
I. Daqueles que desejam obter financiamento de projetos; II. Para algumas áreas de atuação, um exemplo da Saúde; III. Que diz respeito à pós-graduação stricto sensu; IV. Para poder supervisionar estudantes em estágio; V. De todo o processo de formação profissional. Marque a alternativa correta:

    A) Há apenas uma afirmativa correta.

    B) Há duas afirmativas corretas.

    C) Há três afirmativas corretas.

    D) Há quatro afirmativas corretas.

    E) Há cinco afirmativas corretas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Apresentar falsa denúncia contra o genitor para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou o adolescente não é uma prática que pode caracterizar a alienação parental. II. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública de serviços médicos especializados, capaz de realizar cirurgias de elevada complexidade. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...