Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Percebe-se que na sociedade brasileira, dada as desigualdades características de sua estrutura social, o grau de vulnerabilidade vem aumentando e com isso aumenta a exigência de as famílias desenvolverem complexas estratégias de relações entre seus membros para sobreviverem. Nesse sentido, embora haja o reconhecimento explícito sobre a importância da família na vida social e, portanto, merecedora da proteção do Estado, tal proteção tem sido cada vez mais discutida na medida em que:

    A) A realidade tem dado sinais cada vez mais evidentes de processos de penalização e desproteção das famílias brasileiras.

    B) A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida.

    C) A família, e suas novas feições, está intrínseca e dialeticamente condicionada às transformações societárias contemporâneas.

    D) A família é compreendida como o conjunto de pessoas que se julgam unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade.

    E) A formulação da política de Assistência Social é pautada nas necessidades das famílias, de seus membros e dos indivíduos.

“Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional” (CFESS, 2010, p.41). CONSELHO Federal de Serviço Social. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde. Brasília: CFESS, 2010. Com base nos parâmetros de atuação dos/das assistentes sociais na política de saúde, é CORRETO afirmar.

    A) O/a assistente social tem como atribuição privativa desenvolver ações de caráter emergencial a fim de garantir a celeridade no atendimento das necessidades dos usuários.

    B) O/a assistente social poderá no exercício de suas funções realizar, em conjunto com outros profissionais, terapias de família ou comunitárias.

    C) O/a assistente social tem como atribuição privativa identificar as vagas em outras unidades e garantir a transferência hospitalar dos usuários, quando necessário.

    D) O/a assistente social tem como atribuição privativa o atendimento à família e/ou responsáveis em caso de óbito.

    E) O/a assistente social deve participar da implantação/implementação da NOB RH/SUS.

INSTRUMENTALIDADE


O Serviço Social se constitui no âmbito das relações sociais, na qual, é o seu palco de atuação, que estão em contínua dinâmica e sofrendo modificações juntamente com a sociedade. De acordo com as modificações da sociedade, a instrumentalidade tem que ser compreendida através do entendimento da dinâmica social, do modo de produção capitalista e do contexto de inserção de novas tecnologias.

A instrumentalidade no exercício profissional do assistente social é algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais. A instrumentalidade é todo o processo de trabalho do assistente social, que está para além das suas técnicas e instrumentos de efetivação do seu trabalho.

Pontuando assim, a instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnicooperativo do Serviço Social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas.

A instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico. Para dar materialidade às suas ações, o assistente social utiliza-se de um arsenal de conhecimentos, informações, técnicas e habilidades, aprimorando e modificando esses recursos no decorrer da intervenção profissional, pois a atuação profissional está condizente com as novas questões sociais do sistema capitalista.

A instrumentalidade do Serviço Social é a condição de reconhecimento social da profissão. Para compreender o porquê de a instrumentalidade ser a condição de reconhecimento social da profissão dentro do campo do serviço social, é necessário entender que os dois mantêm uma relação cotidiana, pois a instrumentalidade está ligada ao fazer profissional. A instrumentalidade tem a ver com a capacidade e a propriedade que o profissional tem ao desempenhar a sua função nos mais diferentes espaços sociais e ocupacionais, é um conceito dada a importância destinada ao trabalho, enquanto um conjunto de atividades realizadas pelo homem que tem a capacidade de estabelecer um vínculo com a moral, ética e valor.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3l7WUIZ
Leia o texto 'INSTRUMENTALIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teóricometodológico, ético-político e técnico-operativo do serviço social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas, de acordo com o texto.

II. A atuação profissional do Assistente Social deve sempre ser destoante das novas questões sociais do sistema capitalista, favorecendo as demandas e necessidades da população mais pobre e estimulando os órgãos públicos a defender os interesses daqueles que mais precisam, de acordo com o texto.

III. De acordo com o texto, a instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão de serviço social, construída e reconstruída no processo sócio histórico.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à inclusão social e à cidadania. No Estatuto da Pessoa com Deficiência, são consideradas condições necessárias: apoios especiais; ajudas técnicas e procedimentos especiais. Nesse sentido, são considerados procedimentos especiais:

    A) Qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico, visando à melhoria da funcionalidade e à qualidade de vida da pessoa com deficiência, como produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados.

    B) Meios utilizados para auxiliar a pessoa que, devido ao seu grau de deficiência, exige condições peculiares para o desenvolvimento de atividades, como jornada de trabalho variável, horário flexível, entre outros.

    C) A orientação, a supervisão, as ajudas técnicas, entre outros elementos, que auxiliem ou permitam compensar uma ou mais limitações motoras, sensoriais ou mentais da pessoa com deficiência, favorecendo a sua autonomia, de forma a contribuir com sua inclusão social.

    D) Normas técnicas e padrões de conduta a serem observados pelos serviços públicos e privados de saúde no atendimento da pessoa com deficiência.

    E) Disponibilização de locais apropriados para o cumprimento da prioridade no atendimento, conforme legislação em vigor, em casos tais como agendamento de consultas, realização de exames, procedimentos médicos, entre outros.

Enquanto componente da tríade da Seguridade Social, a Política de Saúde é expressa como um direito social de caráter universal, tendo suas ações e serviços organizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre as diretrizes do SUS, analise as afirmações abaixo: I. A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, supõe que há uma distribuição de poder político, de responsabilidades e de recursos da esfera federal para a estadual e municipal. II. A regionalização e hierarquização da rede de serviços indica que a implementação dos serviços de saúde deve considerar o perfil e as necessidades da população de um território. III. A participação da comunidade se refere ao atendimento da população nas ações e serviços de saúde. É CORRETO o que se afirma em

    A) I e II, apenas.

    B) I e IV, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II e III, apenas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada a orientação sobre o acesso aos benefícios e aos programas de Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para a defesa de direitos dos cidadãos.

II. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

III. Podem utilizar o serviço do CREAS todas as famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, não estando incluídas nesse grupo as vítimas de violência ou de outras formas de violações de direitos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

José Paulo Netto, na década de 90, sintetizou o movimento de reconceituação em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique aquela que sintetiza as principais características da vertente denominada reatualização do conservadorismo:
I- Recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representação e da prática, e os repõe sobre uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando simultaneamente os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana. II- Orienta-se pelo desenvolvimentismo, fundamenta-se, teoricamente, no estrutural-funcionalismo e se preocupa em repassar os programas governamentais para as populações, sem uma crítica à ordem vigente. Pauta-se, portanto, pela perspectiva de manutenção do social estabelecido, em que o desenvolvimento significa superação do atraso, rumo à modernização. III- Fundamenta a tentativa de construção de um Projeto Profissional, através da aproximação com a tradição marxista, que passa a inspirar a busca da renovação teórico-metodológica da ação profissional. Nesse sentido, o profissional age como operador da beneficência, atuando para o alívio dos males sociais decorrentes do processo de industrialização.
É correto o que se afirma em:

    A) II, apenas.

    B) I e II, apenas

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) I, apenas.

A Constituição Federal de 1988 é um marco na história das políticas sociais brasileiras. Com base no Art. 194, assinale a opção CORRETA no que concerne aos objetivos da Seguridade Social.

    A) A universalidade da cobertura e atendimento indica que os benefícios e serviços serão iguais para cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país.

    B) A uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais se refere a aplicação apenas dos benefícios da Política de Assistência Social

    C) A seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços levam em consideração a contribuição prévia dos grupos populares.

    D)

    A equidade na forma de participação no custeio significa que cabe apenas ao Governo Federal custear a Seguridade Social, a exemplo do Regime Geral da Previdência Social.



    E) O caráter democrático e descentralizado da administração se refere à instalação das intuições do governo federal nos estados e municípios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A falta de documentação por parte do cidadão não impede a realização do atendimento no CREAS, pois esse serviço é gratuito para todas as pessoas e a Assistência Social é um direito de toda a população brasileira, não sendo necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

II. No CREAS, o usuário deverá receber um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

III. No CRAS é feito o atendimento a pessoas com deficiência, a idosos, a crianças retiradas do trabalho infantil, a pessoas inseridas no Cadastro Único, a beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Para solicitar um benefício eventual, a pessoa ou família deve procurar as unidades da Assistência Social do município e comprovar estar em situação de vulnerabilidade. Ao encontro disso, o benefício por vulnerabilidade temporária destina-se ao(à):

    A) Enfrentamento de situações de riscos, perdas e danos à integridade da pessoa e/ou de sua família e outras situações sociais que comprometam a sobrevivência.

    B) Atendimento às necessidades do bebê que vai nascer; apoiar a mãe nos casos em que o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento; e apoiar a família em caso de morte da mãe.

    C) Atendimento às necessidades urgentes da família, após a morte de um de seus provedores ou membros; atender às despesas de urna funerária, velório e sepultamento, desde que não haja no município outro benefício que garanta o atendimento a essas despesas.

    D) Garantia aos meios necessários à sobrevivência da família e do indivíduo, em situações de calamidade pública, com o objetivo de assegurar a dignidade e a reconstrução da autonomia das pessoas e famílias atingidas.

    E) Garantia do pagamento do Benefício de Prestação Continuada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...