Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito das expressões da questão social freqüentemente divulgadas pela imprensa, julgue os itens a seguir.
A expansão do volume de postos de trabalho não implica, necessariamente, a redução do desemprego, porque as novas oportunidades nem sempre absorvem as novas pessoas em idade de trabalhar que buscam ocupação.
Marque a alternativa correta.
O portador de HIV/AIDS não-segurado tem uma única forma de inclusão no benefício previdenciário de caráter assistencial, que está prevista na Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.
Este direito é denominado
Benefício Previdenciário para Populações de Risco.
Benefício de Prestação Continuada.
Aposentadoria por Doença Incurável.
Aposentadoria por Invalidez Permanente.
Renda Mínima para Proteção dos Portadores do HIV.
As recomendações para a implementação de práticas interdisciplinares em saúde mental incluem o(a)
I criação e negociação de dispositivos de defesa e de autonomia relativa dentro do serviço em relação às cobranças corporativas, administrativas e institucionais conservadoras de origem externa.
II estabelecimento de uma estrutura democrática sem privilégios corporativos, com mecanismos de discussão e decisão horizontais que estimulem a negociação constante.
III estimulação da participação de qualquer profissional no projeto, especialmente daqueles que não detêm poder em suas equipes originais e dos que não se adaptaram ao trabalho em equipe.
IV ausência de supervisão do projeto, de forma a não expor as fragilidades, as parcialidades e os limites da abordagem de cada profissional, bem como os inevitáveis conflitos do cotidiano.
V previsão de mecanismos de participação ativa dos usuários e de seus familiares dentro e fora dos serviços, pois estes podem reafirmar a complexidade de seus problemas, que devem ser compreendidos pela equipe interdisciplinar.
Estão certos apenas os itens
Marque a alternativa incorreta.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito das expressões da questão social freqüentemente divulgadas pela imprensa, julgue os itens a seguir.
O crescimento do número de famílias chefiadas por mulheres tem atingido prioritariamente as mulheres da classe média.
A proteção social de assistência social, ao ter por direção o desenvolvimento humano e social e os direitos de cidadania, tem por garantias:
I - A segurança do desenvolvimento de automia individual, familiar e social;
II - A segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais;
III - A segurança de acolhida;
IV - A segurança social de renda;
V - A segurança de convívio ou vivencia familiar, comunitária e social.
Assinale a alternativa correta:
A Portaria no 251/GM, de 31 de janeiro de 2002, do Ministério da Saúde, estabelece diretrizes e normas para a assistência hospitalar em psiquiatria e reclassifica os hospitais psiquiátricos, instituindo mais um dispositivo na mudança das relações entre os serviços de saúde mental e a família, prevendo
o preparo para o retorno à residência/inspeção domiciliar e a orientação para garantir o programa de tratamento.
a ajuda no diagnóstico precoce, por meio do estímulo à ação preventiva da família.
a formação dos familiares para aceitar o diagnóstico e participar do tratamento, durante a estadia nos hospitais.
a compreensão e a aceitação da sintomatologia, principalmente daquelas que exigem práticas mais complexas.
o acompanhamento sistemático da família junto ao hospital psiquiátrico.
Em relação às vantagens do uso de redes na gestão de políticas, julgue os itens a seguir.
I A pluralidade de atores envolvidos nas redes de políticas possibilita a maior mobilização de recursos e permite a diversidade de opiniões acerca do problema.
II Devido à capilaridade apresentada pelas redes de políticas, a definição de prioridades é feita de forma mais democrática, envolvendo organizações de pequeno porte e mais próximas da origem dos problemas.
III Pelo fato de as redes de políticas envolverem, ao mesmo tempo, governo e organizações não-governamentais, é possível criar uma presença pública sem criar uma estrutura burocrática.
IV Em função da flexibilidade de sua dinâmica, as redes de políticas são aptas a desenvolver uma gestão adaptável a uma realidade social mutante.
V As redes de políticas constituem uma estrutura horizontal em que os participantes preservam sua autonomia. Por esse motivo, os objetivos e estratégias estabelecidos são fruto dos consensos obtidos por meio de processos de negociação entre seus participantes, gerando maior responsabilidade destes com as metas compartilhadas e maior sustentabilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
Marque a alternativa incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...