Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da seguridade social, julgue os itens subseqüentes.

O princípio bismarckiano presente desde o surgimento da previdência social brasileira considera como verdadeira a afirmação de que o acesso aos benefícios previdenciários só pode ocorrer mediante prévia contribuição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em consideração a evolução da política de saúde no Brasil, bem com os princípios e a organização dessa política na atualidade, julgue os itens seguintes.

A política nacional de saúde, no período de 1964 a 1974, caracterizou-se pela organização da prática médica preventiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da seguridade social, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com o regime geral da previdência social, é segurado especial o trabalhador com mais de dezesseis anos de idade, que não tenha renda própria, mas que decida contribuir para a previdência social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em consideração a evolução da política de saúde no Brasil, bem com os princípios e a organização dessa política na atualidade, julgue os itens seguintes.

A saúde pública no Brasil, nos anos 20 do século passado, foi marcada pela reforma Carlos Chagas e pela criação das caixas de aposentadorias e pensões, ambas reconhecidas pelo Estado como conseqüência da agudização da questão social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da seguridade social, julgue os itens subseqüentes.

Definir o caráter dos direitos, o tipo de financiamento e a forma de organização é imprescindível para se compreender a seguridade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da seguridade social, julgue os itens subseqüentes.

O financiamento da seguridade social tem sido marcado pela progressividade, pois baseia-se, unicamente, na contribuição dos empregadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

"O conceito de rede está inserido na própria definição do ECA sobre a política de atendimento como um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais da União, do Estado e do Município. Este conjunto articulado de ações deve considerar a distinção entre o Estado e a sociedade civil, estabelecendo papéis claramente delimitados para ambos." (VOLPI, Mario. O adolescente e o ato infracional. Cortez Editora: São Paulo 1997, p. 43.). Sobre as características da articulação em rede de serviços, é correto afirmar que:

  • A. Há uma coordenação através dos conselhos de direitos e a articulação da sociedade civil organizada para deliberar sobre os critérios de acesso aos serviços.
  • B. Há uma coordenação através dos conselhos de direitos e a flexibilização dos critérios para o acesso aos serviços.
  • C. Há uma coordenação no âmbito governamental que determine os critérios para o acesso aos serviços.
  • D. Há uma coordenação compartilhada entre o âmbito governamental e a sociedade civil através do conselho de direitos e a unificação dos critérios de acesso aos serviços.
  • E. Há uma coordenação no âmbito governamental e a unificação dos procedimentos e dos critérios de acesso aos serviços.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A implantação de programas e projetos sociais por assistentes sociais demanda um importante nível de conhecimento e habilidade para sua efetivação: o domínio das práticas de mobilização e organização comunitária. Sobre este nível do processo de trabalho profissional, é correto afirmar que:

  • A.

    a mobilização comunitária no processo de intervenção profissional não se constitui num conjunto de passos preestabelecidos, mas sim pressupõem uma profunda análise teórica para estabelecer os referenciais da ação e uma capacidade do assistente social de definir alternativas para os sujeitos na intrincada trama de correlação de forças sociais.

  • B.

    as decisões sobre o próprio destino dos sujeitos são limitadas pelas relações de classe, raça, gênero e sociabilidade local; constituindo-se em relações contraditórias de poder e poderes que aumentam ou diminuem no enfrentamento entre as forças sociais. Por isso devem ser reconhecidas no campo da negociação dos conflitos e consensos possíveis.

  • C.

    a organização comunitária, mediatizada pela ação do assistente social, necessita considerar a condição dos grupos sociais a serem trabalhados na sua intrínseca condição de únicos representantes das aspirações da população.

  • D.

    a mobilização e a organização social praticada pelos assistentes sociais no âmbito das organizações públicas ou privadas diante das comunidades assistidas deve evitar a identificação pela população do profissional com a instituição por ele representada, favorecendo com isso maior proximidade política entre ambos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A intervenção profissional do assistente social precisa atentar para inúmeras determinações e mediações complexas presentes na realidade social. Entre tais mediações, figuram a da participação e do controle social. Sobre estas mediações da intervenção profissional, é correto afirmar que:

1- a participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do controle social, no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde suas formulações (planos, programas e projetos), inclusive do acompanhamento de suas execuções, definições da alocação de recursos para atender aos interesses da coletividade.

2- para que o controle social se efetive realmente, faz-se necessário controlar os recursos, pois é na alocação destes que se definem as prioridades, principalmente, num contexto em que o fundo público brasileiro vem favorecendo aos interesses da classe dominante por meio do financiamento da acumulação do capital.

3- o controle social necessariamente implica em competência técnica, daí porque se torna indispensável uma burocracia sob controle do assistente social.

4- a intervenção profissional ao se estabelecer no campo relacional entre distintos grupos e forças sociais implica em processos decisórios; por isso deve forçosamente trabalhar com a dimensão da diversidade cultural e sócio-política, evitando com isso a exclusão de importantes atores sociais.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    1, 2 e 4.

  • D.

    2 e 3.

Na avaliação de políticas sociais deve-se considerar

  • A. a análise puramente política, isto é, análise conceitual de princípios, explícitos ou implícitos.
  • B. prioritariamente o critério da magnitude dos gastos sociais.
  • C. a avaliação política dos princípios que as fundamentam, cuja ênfase se concentra no cumprimento de metas e nos processos ou efeitos colaterais.
  • D. o histórico-processual, o que significa contemplar o seu processo de constituição, os fundamentos subjacentes, sua orientação-conteúdo e suas implicações na relação entre as forças políticas.
  • E. a busca de modelos alternativos que procuram superar os limites decorrentes do rigor dos métodos, partindo do pressuposto de que o quantitativo se mostra capaz de dar conta da complexidade do social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...