Questões de Serviço Social

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Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, analise as proposições a seguir:


I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - dependência, sujeição e relativa expansão dos sujeitos sociais.

II- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito a diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

III- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

IV- Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure aos que necessitarem o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

V- Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.


Constitui princípio fundamental do citado Código de Ética o que se afirma apenas em:

    A) II, III e V.

    B) II, IV e V.

    C) I.

    D) I, II, III e V.

    E) II, III, IV e V.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Por meio do SUAS, a assistência social pôde contribuir significativamente para a trajetória de melhoria das condições sociais da população brasileira. Tais melhorias também estão diretamente relacionadas à ampliação dos postos de trabalho, à redução do salário mínimo, ao fortalecimento da agricultura familiar produtora de alimentos e à degradação das políticas de proteção social expressas no empenho de universalização dos serviços de saúde, educação e assistência social.

II. Uma entrevista não estruturada permite ao assistente social explorar amplamente uma determinada questão. Ela visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional. Nela, as perguntas devem ser formuladas de forma objetiva, com a introdução de alternativas de respostas diretas e claras, de modo que o usuário apenas possa indicar uma das opções de resposta a um questionamento qualquer. Nesse tipo de entrevista, o assistente social deve tolher a autonomia do usuário e evitar que o cidadão queira apresentar mais informações do que o solicitado.

III. A compreensão e a empatia são características favoráveis à melhoria na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Um servidor público compreensível consegue manter-se atento àquilo que o usuário fala, busca compreender suas dúvidas e conhecer seus problemas de forma que ele se sinta bem acolhido na instituição. Da mesma forma, ser empático com o público e entender que, naquele momento, ele precisa de atenção, para, dessa forma, se sentir mais confortável e ter uma melhor experiência na organização, também é uma forma de depreciar a qualidade dos serviços prestados em uma organização pública.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

De acordo com o Estatuto do Idoso, as entidades governamentais de atendimento a idosos que descumprirem as determinac?o?es desta Lei ficara?o sujeitas, sem prejui?zo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, a?s seguintes penalidades, observado o devido processo legal, EXCETO:

    A)

    ( ) Proibic?a?o de atendimento a idosos a bem do interesse pu?blico.



    B)

    ( ) Adverte?ncia.



    C)

    ( ) Afastamento definitivo de seus dirigentes.



    D)

    ( ) Fechamento de unidade ou interdic?a?o de programa.



    E)

    ( ) Afastamento proviso?rio de seus dirigentes.



No que diz respeito às atribuições e instâncias envolvidas no estágio supervisionado, cabe aos supervisores de campo.

    A) Inserir, acompanhar, orientar e avaliar o estudante no campo de estágio, em conformidade com o plano de estágio, elaborado em consonância com o projeto pedagógico e com os programas institucionais vinculados aos campos de estágio; garantindo diálogo permanente com o(a) supervisor(a) acadêmico(a), no processo de supervisão.

    B) Orientar os estagiários e avaliar seu aprendizado, em constante diálogo com o (a) supervisor (a) de campo, visando a qualificação do estudante durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnicooperativas da profissão, em conformidade unicamente com os objetivos institucionais.

    C) Conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo de ensino-aprendizagem, construindo conhecimentos e experiências coletivamente que solidifiquem a qualidade de sua formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as benesses da política social.

    D) Elaborar o plano de estágio com os (as) estagiários (as) e zelar por seu cumprimento e para que não haja modificações no referido plano, ao longo da realização do estágio.

    E) Ensinar ao (a) estagiário (a) as atribuições e competências profissionais referentes ao espaço sócio-ocupacional no qual o estágio será realizado, quando solicitado pelo supervisor acadêmico.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento da entrevista pelo assistente social se faz necessário para que não ocorram imprevistos ou esquecimentos de aspectos importantes por parte do entrevistador, assim como para garantir que ocorra a retenção de dados importantes e que o entrevistado seja influenciado pelo entrevistador quanto às respostas. É importante frisar que, no planejamento, os objetivos do profissional, os objetivos institucionais e as necessidades dos usuários são relevantes para decidir qual a melhor modalidade de entrevista e se ela deverá ser individual ou grupal.

II. A operacionalização da entrevista pelo assistente social deve permitir ao entrevistado manter clareza quanto às questões expostas e os possíveis encaminhamentos para seu acesso aos programas, projetos, serviços e benefícios. Nesse sentido, preparar um espaço físico adequado é importante para a entrevista, pois inibe uma comunicação clara entre o assistente social e o usuário, assim como a manutenção do sigilo profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Com a implementac?a?o bem-sucedida do IGD-M, foi desenvolvido o _______, que mede a qualidade da gesta?o do __________ e do ___________ no _________. Ele serve de base para o ca?lculo do valor do recurso financeiro a ser transferido ao ____________ como forma de apoio a?s ac?o?es de gesta?o do PBF e do Cadastro U?nico. Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas:

    A) ( ) IGD-E – Programa Bolsa Fami?lia – Cadastro U?nico – estado – estado.

    B) ( ) IGD-F – Benefi?cio de Prestac?a?o Continuada – Cadastro U?nico – Distrito Federal – Distrito Federal.

    C) ( ) IGD-M II – Programa Bolsa Fami?lia – Cadastro U?nico – estado – estado.




    D) ( ) IGD-E – Programa Bolsa Fami?lia – Cadastro U?nico – munici?pio – munici?pio.

    E) ( ) IGD-E – Programa Bolsa Fami?lia – Cadastro U?nico – estado – munici?pio.

Dentre os princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social está a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão acadêmica e de campo. Esse princípio está elucidado em qual alternativa?

    A) Por potencializar a interlocução entre estudantes, professores(as) e assistentes sociais dos campos o estágio possibilita a identificação e análise das demandas, desafios e respostas mobilizadas no cotidiano de trabalho dos(as) assistentes sociais e fomenta a construção/socialização de conhecimentos e reflexões, bem como o desenvolvimento de competências profissionais.

    B) Enquanto atividade didático-pedagógica, o estágio pressupõe a supervisão acadêmica e de campo, numa ação conjunta, integrando planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do(a) estudante, na perspectiva de desenvolvimento de sua capacidade de investigar, apreender criticamente, estabelecer proposições e intervir na realidade social.

    C) O estágio se constitui como um elemento potencializador da relação entre universidade e sociedade, fomentando o conhecimento acerca da realidade e contribuindo na identificação e construção de respostas às demandas e desafios contemporâneos.

    D) Como atividade acadêmica, do estágio evidencia a unidade entre teoria e prática como processo dialético entre dimensões que não se equalizam, mas são indissociáveis.

    E) O estágio se efetiva nos diversos espaços de intervenção profissional, possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva de totalidade.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituía delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

II. No âmbito do SUAS, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais permitiu definir uma matriz padronizada nacionalmente para cada uma das ofertas de serviços e estabelecer as correspondentes nomenclaturas, destinatários, objetivos, provisões, condições e formas de acesso. Dessa forma, foi possível garantir que todos os serviços públicos ofertados no Brasil aderissem ao mesmo padrão de qualidade.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (LDB), os sistemas de ensino assegurara?o aos educandos com deficie?ncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotac?a?o, EXCETO:

    A)

    ( ) Curri?culos, me?todos, te?cnicas, recursos educativos e organizac?a?o especi?ficos, para atender a?s suas necessidades.



    B)

    ( ) Acesso aos benefi?cios dos programas sociais atrave?s de encaminhamentos, garantindo assim o acesso igualita?rio.



    C)

    ( ) Terminalidade especi?fica para aqueles que na?o puderem atingir o ni?vel exigido para a conclusa?o do ensino fundamental, em virtude de suas deficie?ncias, e acelerac?a?o para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.



    D)

    ( ) Professores com especializac?a?o adequada em ni?vel me?dio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrac?a?o desses educandos nas classes comuns.



    E)

    ( ) Educac?a?o especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrac?a?o na vida em sociedade, inclusive condic?o?es adequadas para os que na?o revelarem capacidade de inserc?a?o no trabalho competitivo, mediante articulac?a?o com os o?rga?os oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas a?reas arti?stica, intelectual ou psicomotora.



A partir da década de 1990 no Brasil, a defesa de um padrão universalista e redistributivo de proteção social foi fortemente tensionado, apresentado-se uma tendência geral de restrição e redução de direitos. Nesse contexto, o ideário neoliberal passa a apresentar um trinômio articulado para as políticas sociais. Este trinômio se configura da seguinte forma:

    A) Diversidade, focalização e descentralização.

    B) Privatização, dívida pública e seletividade.

    C) Privatização, focalização e descentralização.

    D) Focalização, descentralização e dívida pública.

    E) Focalização, descentralização e uniformidade.

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