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Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
No trabalho citado no texto, a pesquisadora lançou mão, exclusivamente, de fontes consideradas primárias.Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. No atendimento que faz das famílias dos servidores da instituição onde trabalha, a assistente social costuma direcionar sua intervenção para que a própria família resolva seus conflitos e mobilize ajuda dentro de sua rede de relacionamentos. Nessa situação, a forma como essa assistente social atua tende a ser mais eficiente que a de profissionais que assumem uma posição central na indicação de caminhos para resolver problemas de família.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O quadro de exclusão social no Brasil vem se agravando a cada década. O processo de globalização da economia e a adoção de posturas neoliberais por parte do Estado, contribuem para que uma grande parcela da população viva abaixo do padrão civilizatório. Segmentos como os de crianças e adolescentes estão privados de seus direitos sociais mais básicos, ocupando as ruas das cidades de grande e médio porte em estratégias de sobrevivência. Foi solicitado ao Assistente Social uma proposta de serviço para o atendimento destes grupos, que se deve pautar pelo direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Esse direito consiste na
garantia de oportunidades referentes ao trabalho, à escola, ao esporte, à cultura e ao lazer, bem como a garantia aos direitos coletivos.
não discriminação, negligência e exploração por parte dos serviços especializados em atendimento à criança e ao adolescente.
garantia dos direitos e deveres individuais e coletivos, prioridade em qualquer situação visando ao pleno desenvolvimento.
inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
integração de esforços da família, sociedade e Estado para a garantia de liberdades individuais e coletivas, bem como de acesso aos serviços especializados que garantam o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A combinação de metodologias quantitativas e qualitativas não é recomendada em situações como a descrita.Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Sempre que Tânia desafia a mãe, esta grita com ela, Tânia chora e a mãe bate nela, tornando-a desafiadora. Nessa situação, do ponto de vista sistêmico, o comportamento de Tânia pode ser explicado como uma ação individual que tem origem em sua personalidade.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Júlia é criança e mora com os avós, os tios, a mãe, e sua irmã mais velha, que já está na universidade. Nessa situação, em famílias com essa diversidade de gerações, uma criança como Júlia, sujeita à autoridade de quem está por perto, corre o risco de receber mensagens obscuras e contraditórias que a confundem em relação à hierarquia e interferem na percepção do comportamento adequado.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma assistente social da CESAN foi designada para fazer a palestra de lançamento da Campanha de Proteção e Conservação de Mananciais em uma cidade do Espírito Santo. Estavam presentes representantes de comunidades do interior do município, professores, comerciantes, produtores rurais, entre outros, formando um grande grupo. A assistente social utilizou um microfone e um equipamento do tipo Data Show para projetar a sua apresentação, feita em Power Point. No debate que se seguiu, a assistente social foi questionada sobre os objetivos e a utilidade efetiva da campanha para o município.
Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.Em uma palestra, não se deve encarar o público para evitar que as reações da platéia interfiram na exposição.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada à intervenção do assistente social na família, seguida de uma assertiva a ser julgada. Roberto e Helena não consideram a opinião dos filhos em assuntos importantes e, mesmo quando eles entraram na adolescência, foi mantida a rigidez no cumprimento de horários, na divisão de tarefas domésticas e em condutas relacionadas à aparência pessoal, entre outras regras de convivência familiar. Nessa situação, a inflexibilidade dos padrões tende a minimizar os conflitos familiares.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma assistente social da CESAN foi designada para fazer a palestra de lançamento da Campanha de Proteção e Conservação de Mananciais em uma cidade do Espírito Santo. Estavam presentes representantes de comunidades do interior do município, professores, comerciantes, produtores rurais, entre outros, formando um grande grupo. A assistente social utilizou um microfone e um equipamento do tipo Data Show para projetar a sua apresentação, feita em Power Point. No debate que se seguiu, a assistente social foi questionada sobre os objetivos e a utilidade efetiva da campanha para o município.
Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.Tendo em vista o tamanho da audiência, os recursos audiovisuais utilizados pela assistente social em sua palestra foram apropriados.
Em relação aos aspectos do trabalho em rede, julgue os próximos itens.
A interligação em redes de pessoas e(ou) entidades se estabelece a partir da identificação de objetivos que podem ser, entre outros, a circulação de informação e a criação de laços de solidariedade.{TITLE}
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