Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os desafios decorrentes da exclusão e vulnerabilidade impõem à Assistência Social o desempenho de quatro funções distintas. Sobre essas funções, assinale a alternativa INCORRETA
A função de inserção tem por objetivo propiciar aos destinatários da assistência social o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos demais segmentos da população
A função de prevenção tem por objetivo evitar que o cidadão, nas situações circunstanciais de vulnerabilidade, resvale do patamar de renda alcançado ou perca o acesso que já possui aos bens e serviços, a despeito de estar acima da linha de pobreza e/ou atendido pelas políticas socioeconômicas setoriais.
A função de inclusão tem por objetivo canalizar os esforços da assistência social para atender os segmentos populacionais voluntariamente excluídos das políticas sociais básicas
A função de proteção tem por objetivo atender as populações excluídas e vulneráveis socialmente, garantindo seu acesso à renda e ao consumo de bens e serviços essenciais à vida
A função de promoção tem por objetivo promover a cidadania, eliminando relações clientelistas que não se pautam por direitos e que submetem, fragmentam e desorganizam os destinatários da assistência social
Julgue os seguintes itens quanto à assistência social no contexto de expansão e valorização do trabalho voluntário, da filantropia e do terceiro setor.
O terceiro setor é composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária em um âmbito não-governamental.
Julgue os itens seguintes quanto à metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social.
O laudo social deve contribuir para a formação de um juízo por parte de um magistrado, isto é, para que ele tenha elementos que possibilitem o exercício da faculdade de julgar, que é traduzida em avaliar, escolher e decidir.
Com relação à adolescência, julgue os itens que se seguem.
Na época em que a auto-imagem se modifica radicalmente, o adolescente procura conforto em sua roda de companheiros, padronizando suas idéias e suas atitudes.
O Serviço Social a partir da década de 80, com a reestruturação produtiva, o processo de globalização, as inovações tecnológicas, as alterações que ocorreram na relação entre Estado e sociedade, definiu como seu objeto de intervenção as expressões da questão social, ocorrendo, dessa forma, um redimensionamento dos espaços socioocupacionais do Assistente Social. Nessa perspectiva, define-se questão social como:
a que se expressa de modo individual e deve ser enfrentada de forma focalizada, uma vez que é conseqüência de uma não adaptação do indivíduo à sociedade.
a que expressa as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-sociais e formações regionais e se manifestam, dentre outros, através da violência, desemprego, sub-emprego, fome, violência sexual.
a que se expressa de forma individualizada, não tendo relação com o sistema produtivo.
a expressão das desigualdades da sociedade capitalista, na qual a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos é coletivizada, apropriada pela sociedade.
a que se expressa somente através dos aspectos econômicos, que se manifestam pela exclusão social e pobreza.
As medidas sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são:
advertência, punição com serviços à comunidade, reclusão em estabelecimentos educacionais, liberdade vigiada, reclusão no sistema penitenciário;
aviso, advertência, suspensão escolar por um mês, trabalhos forçados na comunidade, liberdade vigiada e capacitação para o trabalho;
advertência, obrigação de reparo de danos, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em regime semiaberto e internação em estabelecimento educacional;
detenção por 76 horas, advertência, liberdade assistida e colocação em família substituta;
reclusão em abrigos, advertência, prestação de serviços escolares, reclusão em estabelecimentos ocupacionais.
A Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOB-AS) objetiva disciplinar os procedimentos operacionais para a implementação da Política Nacional da Assistência Social. Com relação aos princípios que a fundamentam, considere as afirmativas a seguir:
I. As ações têm como foco central a família, para a concepção e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos.
II. É de responsabilidade da sociedade civil, em especial das ONGs, a condução da política de assistência social, visando o enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão.
III. Em cada esfera do governo haverá um comando único na gestão das ações sociais.
IV. A participação da população ocorre no momento da execução dos programas sociais.
V. Prevalecerá o principio da centralização político-administrativa no âmbito da União.
São verdadeiras
I e III apenas
II, III e IV apenas
I, III e V apenas.
II, IV e V apenas
I e IV apenas
O neoliberalismo é de fato o liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado. Acerca do assunto, julgue os itens subseqüentes.
As alternativas neoliberais centradas na participação do setor privado rechaçam a cidadania como um todo.
Julgue os itens seguintes quanto à metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social.
O parecer social tem o objetivo de esclarecer ou analisar, com base em conhecimentos específicos do serviço social, uma situação que necessita de uma decisão, devendo, portanto, necessariamente, apresentar uma conclusão ou uma indicação.
Com relação à adolescência, julgue os itens que se seguem.
Mesmo que a violência física, a baderna e o vandalismo se tornem meios de auto-afirmação incorporados ao cotidiano da vida comunitária, não devem ser considerados como sintomas de patologia psicossocial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...