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O método compreensivo consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm. O fato em questão não se esgota em si mesmo mas aponta para todo um complexo de significações e relações sociais. Esta concepção de método é desenvolvida por
Merleau-Ponty.
Hegel.
Adam Smith.
Max Weber.
Kant.
Para Marilda Iamamoto, o Serviço Social como profissão na divisão social e técnica do trabalho é uma ação
transformadora das relações sociais.
neutra, acima dos interesses das classes sociais.
que participa do processo de reprodução das relações sociais na sociedade.
de apoio ao poder das classes dominantes.
de apoio à manutenção da ordem social.
Para José Paulo Netto, com a Reconceituação, emergem no Serviço Social brasileiro três vertentes téorico-metolológicas. São elas:
o funcionalismo, o positivismo e a intenção de ruptura.
a modernizadora, a de atualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
a fenomenologia, a modernizadora e o positivismo.
o marxismo, a intenção de ruptura e o positivismo.
a atualização do conservadorismo, o marxismo e a fenomenologia.
"Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas".
(Documento de Araxá)
De acordo com José P. Netto, esta formulação é típica da corrente de renovação do Serviço Social denominada:
intenção de ruptura
reatualização do conservadorismo
perspectiva modernizadora
reconceptualização
fenomenologia social
Historicamente, a assistência social no Brasil assume as seguintes características:
cidadã, democrática e seletiva
universal, uniforme e unificada
transformadora, promocional e educativa
assistencialista, estatal e tecnicista
casuística, emergencial e fragmentada
Na atual conjuntura, a gestão da questão social assume novas dimensões e centralidade no discurso político do atual governo federal. Em nome de um suposto "fortalecimento da sociedade civil", diversas ações são estimuladas, podendo-se destacar:
o discurso da solidariedade e repasse de ações para as organizações não-governamentais
a primazia da responsabilidade do Estado face à assistência social
a estatização de um conjunto de serviços sociais públicos
a democratização do Estado por meio do controle social
a universalização das políticas sociais e a gestão democrática com participação da sociedade civil
A reforma do Estado ou contra-reforma prevista pelo governo FHC tem por intenção:
ampliar as ações do Estado nas políticas sociais.
adotar uma estratégia protecionista de substituição de importações.
generalizar a privatização das empresas estatais e dos serviços de saúde, educação e cultura.
adotar os princípios da universalização, focalização e descentralização das ações.
ampliar os direitos sociais e políticos dos cidadãos.
Responda às questões de nº 41, 42 e 43 com base no livro "A nova fábrica de consensos", organizado por Ana E. Mota.
O assistente social é requisitado pelas empresas, para atuar junto aos empregados, tendo em vista o seguinte objetivo prioritário:
estimular a consciência crítica dos trabalhadores e a participação cidadã na empresa.
contribuir para a adesão do trabalhador às novas necessidades da empresa de aumento da produção.
humanizar o ambiente de trabalho e as relações de trabalho entre os empregadores e empregados.
ampliar a política de benefícios e incentivos para os trabalhadores.
melhorar a relação dos empregados com sua família.
O perfil do assistente social contemporâneo exige a ultrapassagem da ação direta de mera prestação de serviços e pressupõe sua inserção nos níveis de assessoria, planejamento, negociação, pesquisa e no estímulo à participação dos usuários na formulação, gestão e avaliação de programas e serviços. Esta revisão do trabalho exige que esse profissional tenha as seguintes características:
esteja informado, seja crítico e propositivo.
tenha uma ação respaldada na resolubilidade e na solução dos problemas sociais.
seja competente e exerça sua autoridade e poder no sentido de reforço do pólo instituído.
volte-se para uma perspectiva de ajustamento social e de ressocialização dos usuários.
priorize em sua intervenção a dimensão instrumentalizadora, voltada para as questões técnico-operativas.
No mundo do trabalho empresarial, a "cultura da qualidade", alicerçada em programas de qualidade total, traduz-se no apelo à "satisfação do cliente" ou do empregado na empresa. No Serviço Social, Marilda Iamamoto faz a crítica a essa linguagem empresarial, pois considera que ela é:
contraditória, pois tem como objetivo principal assegurar informações quanto aos direitos do consumidor, mas resvala para as práticas de controle.
antidemocrática, tutelar e demagógica, e desrespeita a autonomia dos sujeitos consumidores.
feiticeira, pois a linguagem do encantamento encobre o interesse do mercado pela conquista e fidelidade dos consumidores.
cerceadora da liberdade, e não visa ao alargamento da participação democrática dos trabalhadores e dos consumidores.
ambígua, pois a linguagem empresarial tem o propósito de ludibriar e trapacear o cliente.
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