Questões de Serviço Social do ano 0000

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A constituição de 1988 amplia o conceito de família. Segundo Roberto Maurício Genofre, um dos elementos que justifica essa afirmação é:

  • A.

    o direito da mulher em administrar os bem do casal;

  • B.

    a reafirmação da chefia conjugal, na qual se ressalta o papel do esposo;

  • C.

    o reconhecimento da união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar;

  • D.

    a afirmação do direito paterno ao pátrio poder;

  • E.

    a possibilidade de a mulher poder registrar o(s) filho(s) sem a presença do marido.

Segundo Maria Célia T. Mioto, a intervenção profissional junto às famílias deve incluir, necessariamente:

  • A.

    um estudo preliminar das necessidades apresentadas pelas famílias nos anos 90;

  • B.

    a opção preferencial pelas famílias desestruturadas pelo desemprego e crises conjugais;

  • C.

    as ações preventivas contra a dependência química;

  • D.

    as políticas de desenvolvimento econômico e que objetivem o bem estar social;

  • E.

    as ações direcionadas à formulação e à implementação de políticas sociais que dêem condições para a sobrevivência do grupo familiar.

Segundo a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social - Lei 8662/93, somente estudantes de Serviço Social poderão realizar estágio, desde de que:

  • A.

    haja a supervisão direta de assistente social no gozo dos seus direitos profissionais;

  • B.

    obtenha licença direta do órgão de fiscalização do exercício profissional;

  • C.

    tenha sido apresentado à instituição de ensino o plano de estágio;

  • D.

    o assistente social participe das atividades de supervisão na unidade de ensino;

  • E.

    seja apresentada a necessidade da instituição e que justifique a necessidade de estagiários nessa área.

A partir da Revolução de 30, a cidadania passa a ser defina por alguns parâmetros fundamentais. Entre eles, podemos destacar:

  • A.

    a regulamentação das profissões, o sindicato público e a carteira de trabalho;

  • B.

    a regulação do mercado, o processo de industrialização e os direitos previdenciários;

  • C.

    as caixas de aposentadorias e pensões, os direitos trabalhistas e os direitos ocupacionais;

  • D.

    o estatuto do trabalhador rural, o sistema eleitoral e a carteira de identidade;

  • E.

    registro civil, sindicatos patronais e o voto das mulheres.

Segundo Wanderley Guilherme dos Santos, o conceito chave que permite entender a relação Estado x Classe Trabalhadora pós-30 é:

  • A.

    cidadania previdenciária;

  • B.

    previdência privada;

  • C.

    cidadania regulada;

  • D.

    direitos trabalhistas;

  • E.

    direitos ocupacionais

O Núcleo de Estudos em Saúde do Adolescente do HUPE/UERJ tem como uma de suas preocupações a promoção da saúde do adolescente em condições de risco ocupacional. Algumas alternativas de educação e saúde têm sido utilizadas pela equipe do núcleo, cabendo destacar a metodologia de oficinas educativas.

A metodologia dessas oficinas se apóia numa concepcão de educação que tem como enfoque a:

  • A.

    redução de conflito

  • B.

    pluralidade de idéias

  • C.

    obtenção do consenso

  • D.

    pedagogia do oprimido

Na interpretação de Baptista, a categoria central do planejamento participativo é:

  • A.

    o poder

  • B.

    o confronto

  • C.

    a negociação

  • D.

    a luta de classe

A concepção de democracia defendida pelo projeto ético-político, constituído pelas entidades do Serviço Social, requer a participação efetiva dos cidadãos no controle da vida social, o que impõe um novo processo de gestão.

Esta gestão se caracteriza por:

  • A.

    descentralizar programas e projetos

  • B.

    partilhar decisões e responsabilidades

  • C.

    solicitar a colaboração dos usuários e familiares

  • D.

    contemplar os beneficiados no planejamento e na execução

Uma das temáticas mais abordadas no debate sobre participação popular, em anos recentes, refere-se à noção do controle social.

Para Raichelis, controle social significa:

  • A.

    ampliação das formas de decisão, favorecendo o escoamento de demandas sociais

  • B.

    avanço em relação a antigas noções de participação social, incorporando maciçamente a sociedade civil

  • C.

    integração sistêmica dos diversos subsistemas sociais, possibilitando a construção da esfera pública democrática

  • D.

    acesso aos processos decisórios no âmbito da sociedade política, permitindo a participação dos diversos sujeitos sociais

Apesar de todos os avanços da concepção de saúde advindos do processo da Reforma Sanitária Brasileira, o paradigma flexneriano continua orientando a organização dos serviços de saúde.

O conteúdo da proposição desse paradigma é:

  • A.

    reforçar o binômio saúde X trabalho

  • B.

    enfatizar a promoção da saúde e a qualidade de vida

  • C.

    reorientar a atenção à doença para a promoção da saúde

  • D.

    reduzir o sistema de saúde à assistência médico-hospitalar

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