Questões de Serviço Social do ano 2002

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Estado, em sua organização, para impedir que os reclamos do povo cheguem ao dirigente, utiliza-se de instrumento chamado

  • A.

    hierarquia.

  • B.

    autarquia.

  • C.

    supremacia.

  • D.

    burocracia.

  • E.

    alquimia.

A prática profissional do Assistente Social se torna cada vez mais complexa e não pode mais ingenuamente ser reduzida a entrevistas, reuniões e visitas, e nem a um militantismo partidário sectário. Ela se torna um saber estratégico, um saber tático, um saber que necessita situar-se num contexto político global e num contexto institucional particular, visualizando as relações de saber e poder da e com a própria população. Esta compreensão de Serviço Social está situada emsua fase

  • A.

    de reconceituação.

  • B.

    confessional.

  • C.

    de renovação.

  • D.

    tecnicista.

  • E.

    conservadora.

As pressões sociais são transformadas pela ordem institucional num problema específico, que deve ser tramitado hierarquicamente (de chefe em chefe), num determinado prazo de tempo e de acordo com a disciplina instituída. Este modo de administrar os serviços do Estado é denominado

  • A.

    autarquia.

  • B.

    oligarquia.

  • C.

    autocracia.

  • D.

    democracia

  • E.

    burocracia

A administração é uma atividade essencial a todo esforço humano coletivo. O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. A partir do enfoque acima, a administração é, basicamente,

  • A.

    coordenação de atividades grupais.

  • B.

    uma atividade que se realiza isoladamente.

  • C.

    uma ação com característica solitária.

  • D.

    um item supérfluo nas organizações.

  • E.

    dispensável em todas as instituições.

Ao tomar conhecimento de que uma criança foi vítima de maus tratos, o Assistente Social deve encaminhá-la para

  • A.

    o Conselho Municipal de Direitos.

  • B.

    a Justiça da Infância e Juventude.

  • C.

    o Conselho Tutelar.

  • D.

    Associação dos Funcionários.

  • E.

    o Posto de Saúde.

A relação do profissional, no processo de intervenção do Estado na mediação estatal, é vista de maneira contraditória: possibilita ao mesmo tempo um reforço do processo de acumulação e dominação, e também um reforço e uma contribuição ao fortalecimento das organizações populares. Ao optar pela segunda alternativa, o profissional terá de enfrentar um dilema, tendo de trabalhar com o processo teórico de compreensão/explicação, de compartilhamento de sentimentos, atitudes e habilidades pessoais e com técnicas que precisam ser metodicamente construídas através d

  • A.

    implementação de projetos e de programas que possam ocupar o tempo ocioso.

  • B.

    articulação do pragmático e do político, do vivido e do pensado, do imediato e do mediato.

  • C.

    ocupações voltadas para o campo da cultura, com projetos de teatro e música.

  • D.

    atividades de esporte, lazer e laborterapia, que tranqüilize os usuários.

  • E.

    programas de capacitação em atividades domésticas de pintura e bordado.

A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, decorrente das proposituras Constitucionais, inova na medida em que confere à Assistência Social o papel de

  • A.

    política pública com universalização dos direitos sociais.

  • B.

    atividade assistencialista eventual e fragmentária.

  • C. ação paternalista e religiosa, destinada aos mais pobres.
  • D.

    política clientelista e benemerente, realizada pelos deputados

  • E.

    política privatista e filantrópica, realizada pelos empresários.

O exercício profissional se dá hoje sobre uma realidade que está em constante movimento, gerando mudanças rápidas, apresentando sempre novas demandas e novas configurações da realidade. Para conhecer a realidade na qual vai intervir, o profissional do Serviço Social precisa lançar mão de

  • A.

    cursos.

  • B.

    dinâmica.

  • C.

    observação.

  • D.

    passeios.

  • E.

    investigação.

Valorizar a diversidade de visões, a tolerância, sem confundi- la com ecletismo, considerando-se a diversidade num processo interativo, conflituoso, exige do profissional uma postura

  • A.

    reducionista

  • B.

    autoritária.

  • C.

    pluralista.

  • D.

    abstrata.

  • E.

    rígida.

O saber fazer profissional do assistente social exige conhecimento de situações do cotidiano de sua prática, dos meios e condições de realizações, das possibilidades e tendências que suas ações poderão desencadear. Para conhecer a complexidade da situação em que estão envolvidas pessoas ou grupos e nela atuar, o profissional deverá lançar mão de procedimentos e técnicas de

  • A.

    observação, coleta, organização, análise de dados e plano de ação.

  • B.

    ludoterapia e psicoterapia que possam entreter e ajudar os usuários.

  • C.

    esporte e lazer que estabeleçam uma rotina de aproveitamento do tempo.

  • D.

    informações contidas na rede virtual e em documentos oficiais.

  • E.

    autoconhecimento para facilitar o relacionamento dos participantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...