Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A formulação do objetivo que vai guiar todo o processo de avaliação é fundamental para sua qualidade, assim como é necessário ter clareza dos objetivos e metas do programa para mensurar o grau de mudanças essenciais a uma intervenção social. Para tanto, constroem-se indicadores capazes de dimensionar e compreender relações, movimentos, percepções, interpretações e eficiência, eficácia, efetividade e resultados das ações.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da construção de indicadores.Indicadores são sinalizadores que expressam sinteticamente a totalidade do real em avaliação e, por isso, trazem certezas absolutas quanto aos resultados de uma ação ou de um processo.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A formulação do objetivo que vai guiar todo o processo de avaliação é fundamental para sua qualidade, assim como é necessário ter clareza dos objetivos e metas do programa para mensurar o grau de mudanças essenciais a uma intervenção social. Para tanto, constroem-se indicadores capazes de dimensionar e compreender relações, movimentos, percepções, interpretações e eficiência, eficácia, efetividade e resultados das ações.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da construção de indicadores.A elaboração dos indicadores é considerada uma atividade essencialmente técnica, com características positivistas que não permitem a interferência de visões e interesses dos diversos atores envolvidos nas ações avaliadas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os modelos alternativos de avaliação de programas sociais não incluem a
análise do problema que motivou o programa e da forma definida para enfrentá-lo.
Com a transferência da execução de alguns serviços públicos para o setor privado, tornou-se necessário criar, na administração pública, agências especiais destinadas a regular, controlar e fiscalizar tais serviços no interesse dos usuários e da sociedade. São aspectos comuns às agências reguladoras de infra-estrutura, exceto,
os seus quadros de servidores são regidos por regime jurídico estatuário peculiar.
os seus dirigentes são nomeados pelo Presidente da Republica, com prévia aprovação do Senado Federal.
os seus administradores possuem mandatos fixos como fundamento de sua independência administrativa.
os que possuem autonomia financeira, ou seja, contam com recursos próprios e têm liberdade para aplicá-los.
os que possuem poder normativo, ou seja, podem editar sobre matérias de sua competência.
Serviço Social - ONGs e políticas sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As ações das instâncias públicas governamentais e não- governamentais que fazem parte do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente incluem:
1. serviços e programas de execução de medidas de proteção de direitos.
2. programas de execução de medidas socioeducativas, como as Varas de Infância e da Juventude e os Conselhos Tutelares.
3. o controle do desenvolvimento da própria política de promoção dos direitos humanos através do monitoramento e gestão dos programas socioeducativos pelo Ministério Público.
4. articulação com serviços e programas das demais políticas públicas, quando vinculados ou afetos aos fins da política especial de promoção e proteção de direitos humanos. 5. serviços e programas capazes de mobilizar a competência para o trabalho e a empregabilidade, destinados a grupos infanto-juvenis de baixa renda e de baixa escolaridade na faixa etária de l2 a l6 anos.
Estão corretas:
1, 3 e 5, apenas.
2, 4 e 5, apenas.
2 e 5, apenas
1 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
Serviço Social - ONGs e políticas sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A partir dos anos 1990 a sociedade civil conta com novas formas associativas e organizativas que se propõem a
estabelecer alianças com o Estado para reconhecimento e legitimidade do governo.
criar canais de participação coletiva como mecanismos de despolitização da agenda pública.
difundir uma concepção de sociedade civil homogênea capaz de processar os bens públicos sem a mediação do Estado e do mercado.
implementar o protagonismo social do Estado, reduzindo suas responsabilidades na formulação e gestão das políticas públicas.
intervir nos espaços públicos por meio de representações coletivas para ampliar a participação da sociedade civil no conjunto das políticas públicas e constituição de agendas comuns com o Estado.
Sobre as parcerias público-privado (PPP), todas as opções abaixo são verdadeiras, exceto:
As PPP admitem complementação de receitas por parte do setor público, de maneira a viabilizar o empreendimento a ser contratado.
As PPP podem ter como objetivo único tanto o fornecimento de equipamentos como de mão-de-obra, ou ainda a execução de obras públicas.
Embora o governo delegue ao setor privado os aspectos mercantis do empreendimento contratado mediante PPP, mantém suas prerrogativas de planejamento, monitoramento e regulamentação.
Nas PPP a alocação dos riscos é definida contratualmente entre a administração e os entes privados.
A lei das PPP é o regime predominante para as concessões administrativas, nas quais o usuário da prestação de serviço é a própria administração pública.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O Assistente Social contribui para a ruptura de uma cultura de tutela, vigente na relação entre os segmentos subalternizados e a gestão governamental, na implementação de programas de combate à pobreza para segmentos em situação de risco e vulnerabilidade social o Assistente Social deve
desenvolver ações pautadas na defesa dos valores individuais.
desenvolver uma atitude crítica em relação aos grupos subalternos, identificando suas estratégias de falseamento da situação de pobreza em que se encontram.
criar condições efetivas de participação dos usuários na gestão e no controle dos serviços prestados pelas organizações governamentais e não-governamentais.
criar condições efetivas de adesão dos usuários aos objetivos e às metas do programa, de modo a anular resistências e outras formas de confronto.
envolver os usuários no processo de prestação de serviços, para reduzir despesas administrativas e privilegiar o atendimento dos mais pobres na população-alvo
Serviço Social - Movimentos Sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A participação admite diferentes modalidades. Assinale a alternativa que corresponde à participação resolutiva:
só ocorre na fase de planejamento e não interfere diretamente no processo decisório.
interfere diretamente no "modus operandi" da administração pública envolvendo os atores sociais no seu controle mediante ações corretivas
pressupõe compartilhar do poder decisório sobre processos de gestão e formulação de políticas públicas, sem ação fiscalizadora.
é institucionalizada, representativa e intervém exclusivamente na solução de problemas.
viabiliza a interação entre grupos organizados e o poder público estabelecendo relações mecânicas e utilitaristas entre o discurso e a ação
Serviço Social - Movimentos Sociais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O assistente social está garantindo direitos de cidadania ao:
trabalhar com a perspectiva de Serviço Social de Caso, considerando a responsabilidade do sujeito pelos problemas sociais
utilizar o Desenvolvimento de Comunidade numa ótica desenvolvimentista, buscando a adesão dos cidadãos aos programas governamentais.
incorporar a participação da sociedade civil organizada nos processos de discussão e deliberação de políticas sociais.
estimular a sociedade civil organizada a apoiar os cidadãos de baixa renda, respondendo pelo atendimento de suas necessidades básicas.
propor a extinção de programas sociais que substituem os esforços individuais de progresso social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...