Questões de Serviço Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Alguns dos cientistas sociais notáveis afirmam que a acumulação flexível não representa uma ruptura com a ordem capitalista. Esta tese se apóia em quais argumentos?

  • A.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • B.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, não se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional

  • C.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do "trabalho morto" no Universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • D.

    A acumulação flexível não está voltada para crescimento econômico; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A famosa frase "a teoria na prática é outra ..." possui diferentes interpretações, dependendo da perspectiva teórica orientadora. Analise as assertivas abaixo:

1- O conteúdo desta frase se conecta diretamente às analises de esquerda, já que traz implícita uma crítica metodológica à teoria dominante.

2- A separação entre teoria e prática nasce da compreensão positivista, em cuja racionalidade cabe ao sujeito imputar à realidade a sua razão.

3- A separação entre teoria e prática é criticada pela visão fenomenológica porque esta se baseia em uma perspectiva dialética.

4- A crítica marxista a esta frase se assenta no princípio de que a teoria, sendo superior à prática, nunca pode dela se apartar.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numa profissão interventiva, como o Serviço Social, o problema da ideologia está presente de forma permanente, inclusive devido a sua intrínseca dimensão política. Sobre este tema, dependendo da perspectiva teórico-metodológica adotada, podem-se encontrar variadas formas de compreensão. Sobre este tema analise as proposições abaixo:

1- Na perspectiva clássica de Marx, a concepção de ideologia está relacionada exclusivamente à forma de pensar da classe dominante.

2- O Serviço Social, ancorado em uma perspectiva emancipadora, rejeita a convivência com visões ideológicas, por comprometerem a objetividade da ação profissional.

3- No funcionalismo, a ideologia é sempre alvo de combate devido sua profunda relação com a elite dominante da sociedade.

4- A matriz nascida do pensamento marxiano " depois da superação da hegemonia do marxismo- leninismo " entende que as ideologias são inerentes às práticas sociais, considerando que a sociedade capitalista implica, necessariamente, uma intrínseca luta de classes, as quais constroem suas "ideologias" que se chocam permanentemente nas relações sociais.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1 e 3.

  • D.

    4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Serviço Social, na qualidade de disciplina profissional inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho, necessita apoiar-se nos fundamentos das correntes teórico-metodológicos das Ciências Sociais. Sobre estas matrizes de pensamento que influenciam a profissão é correto afirmar:

1- Na visão funcionalista durkheimeana a compreensão dos fenômenos sociais deve se afastar das representações dos sujeitos ou indivíduos, já que o que interessa à Sociologia são os "fatos sociais", vistos de forma objetiva e distante de juízos de valor.

2- A visão marxiana, baseada na regulação natural da sociedade, sustenta, contrariando a visão positivista, que as análises dos fenômenos sociais devem considerar em primeiro lugar a subjetividade dos sujeitos sociais, pois aí reside sua raiz explicativa.

3- Na visão marxiana a compreensão da realidade social é considerada desde a perspectiva da totalidade social, já que, diferentemente da visão funcionalista, entende que a análise das partes isoladas do todo, desistoricizada, não leva à compreensão da essência da realidade.

4- A matriz positivista, contrária à lógica capitalista, critica a perspectiva marxista devido a sua ideologização da apreciação do real, porque esta aposta na superação do capitalismo de forma espontânea.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A relação dos usuários com as instituições são relações complexas, inseridas em relações de forças e que, por sua vez, podem se estruturar em relações de forças em que o assistente social pode exercer vários papéis, inclusive o de aliado dos dominados, contribuindo para reduzir a desigualdade pressuposta nas próprias relações institucionais. É numa complexa rede de dominação/resistência que se condicionam e constroem as estratégias de ação profissional, considerando-se, ao mesmo tempo, as condições objetivas e os recursos e dispositivos de ação dos atores em presença." (FALEIROS, 1997: 35)

Faleiros destaca que um dos maiores desafios do assistente social no espaço institucional é:

1- o desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da população usuária, conforme as prioridades institucionais.

2- a reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população usuária ao saber sobre ela mesma, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.

3- a democratização de informações aos usuários, na direção de consolidar direitos.

4- conceber a instituição como espaço unicamente de reprodução das relações sociais e difusão da ideologia dominante.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme José Paulo Netto (1996), a questão do espaço profissional não pode ser tomada a partir de um ponto de vista corporativo. O surgimento de outros profissionais, que disputam papéis e atribuições em espaços tradicionais de intervenção do Serviço Social, deverá ser compreendido na dinâmica da divisão sócio-técnica do trabalho e este contexto poderá ser enfrentado positivamente com o desenvolvimento de novas competências. Segundo o autor, essas novas competências estão em uma dupla dimensão:

  • A.

    sócio-política e teórico-instrumental.

  • B.

    técnico-operativa e instrumental.

  • C.

    ético-política e técnica.

  • D.

    ideo-política e teórico-cultural.

Marque V para as alternativa verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) Das relações do Assistente Social com a justiça, um dos deveres do Assistente é denunciar ao Conselho Regional de Serviço Social através de comunicação fundamentada, qualquer forma de exercício irregular da profissão, infrações a princípios e diretrizes do código de ética profissional e da legislação profissional;

( ) Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações, dentro dos limites do estruturamento necessário;

( ) Fazer ou apresentar declaração, documento falso ou adulterado perante e Conselho Regional ou Federal é vedado ao Assistente Social em relação da observância, penalidades, aplicações e cumprimento do código de ética profissional;

( ) Serão considerados na aplicação das penas ao Assistente Social infrator, os antecedentes profissionais e as circunstâncias em que ocorreu a infração.

Marque a alternativa correspondente à seqüência correta:

  • A. F, V, F, V;
  • B. V, F, V, F;
  • C. F, F, V, V;
  • D. V, V, F, F;
  • E. V, F, F, V.

Marque a alternativa correta.

  • A. Aprimoramento profissional de forma continua colocando-a a serviço do código de ética profissional é um dos princípios fundamentais de código de ética profissional;
  • B. Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessários ao pleno exercício das atribuições profissionais é um direito do Assistente Social das relações com o usuário;
  • C. Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legitima demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do Assistente Social das relações com os usuários;
  • D. Apoiar e/ou participar dos Movimentos Sociais e organizações populares vinculadas à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania é um dos direitos do Assistente Social das relações com a instituição empregadora e outras;
  • E. Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos deveres do Assistente Social das relações coma instituição empregadora e outras.

Marque a alternativa incorreta.

  • A. O Serviço Social é um trabalho especializado, expresso sob a forma de serviços;
  • B. A Assistente Social é um profissional que é parte do trabalho coletivo;
  • C. Todos os trabalhos dos profissionais de Serviço Social são idênticos;
  • D. O Serviço Social é uma atividade que, para se realizar no mercado, depende das instituições empregadoras, nos quais o Assistente Social dispõe de uma relativa autonomia no exercício do seu trabalho;
  • E. A análise das características assumidas pelo trabalho do Assistente Social e de seu produto depende das características particulares dos processos de trabalho que se inscreve.

Marque a alternativa incorreta.

  • A. O Assistente Social não realiza seu trabalho isoladamente;
  • B. O Assistente Social detém a sua força de trabalho especializado;
  • C. O trabalho é uma atividade humana exercida por sujeitos de classes;
  • D. O Serviço Social é socialmente necessário porque ele atua sobre questões que dizem respeito à sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora;
  • E. O Serviço Social tem uma objetividade de material.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...