Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Regime Jurídico Único, integrante da previdência básica brasileira, é responsável pelo atendimento obrigatório aos empregados do setor privado regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas e de empresas estatais, aos trabalhadores rurais do regime de economia familiar, aos autônomos e aos contribuintes avulsos.
O trabalho do assistente social com famílias deve levar em consideração a abertura para uma escuta, a fim de localizar os pontos de vulnerabilidade e, também, os recursos disponíveis para o fortalecimento das competências familiares.
Acerca da emergência das redes como modelo alternativo para a ação social, julgue os itens que se seguem.
Em situações sociais complexas, as redes constituem uma estratégia fecunda, tendo em vista as possibilidades de diferentes visões serem partilhadas por diferentes atores.
Acerca da emergência das redes como modelo alternativo para a ação social, julgue os itens que se seguem.
No modelo em rede, os integrantes relacionam-se verticalmente e de forma unidimensional, uma vez que todos têm o mesmo status e o poder é distribuído simetricamente.
Com relação à assistência social no Brasil, julgue os próximos itens.
De acordo com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), os centros de referência de assistência social (CRAS) constituem espaços físicos privados e de base territorial, onde são ofertados os serviços do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social.
Com relação à assistência social no Brasil, julgue os próximos itens.
A intervenção profissional do assistente social na política de assistência social deve tratar as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais.
Com relação à assistência social no Brasil, julgue os próximos itens.
A perspectiva da política nacional de assistência apóia-se na visão social capaz de captar as diferenças sociais, com base nas circunstâncias e demandas sociais individuais e familiares determinantes para a garantia de sua proteção social e segurança econômica, para a qual se exige uma pequena e prévia contribuição previdenciária.
Com relação à assistência social no Brasil, julgue os próximos itens.
A nova concepção de assistência social como direito à proteção social tem duplo efeito: o de atender as necessidades emergenciais e o de desenvolver capacidades para maior autonomia. Apesar de pretender o desenvolvimento humano e social em substituição à tutela ou assistencialismo, essa concepção ainda se caracteriza como provedora de necessidades ou vulnerabilidades sociais.
O conjunto de mudanças que definem as tendências atuais da seguridade social no Brasil não incluem
reestatização de diversos serviços sociais, com a consolidação da figura do cidadão usuário de serviços públicos de saúde e a reforma da previdência social que garante os benefícios da aposentadoria.
emergência de novos protagonistas, tais como a empresa socialmente responsável e o voluntariado, com suas práticas congêneres que amparam a redefinição da intervenção do Estado.
despolitização das desigualdades sociais de classe conceituadas como processo de exclusão, o qual, por ser transitório, contém a possibilidade de inclusão e de acesso aos bens materiais.
vinculação entre a assistência social e as políticas públicas de intervenção sobre o mercado de trabalho, com medidas pontuais de combate ao desemprego, de geração de renda e formação da força de trabalho.
Assinale a opção que não corresponde a mudança ocorrida nos últimos quatro anos em relação à assistência social no Brasil.
extinsão da exigência da certidão negativa de débitos (CND) para repasse de recursos federais da assistência social para estados e municípios
inserção dos serviços de proteção socioassistencial à criança, ao adolescente e às famílias vítimas de violência, abuso e exploração sexual (SENTINELA) e de proteção social à família (PAIF) nas ações de caráter continuado
aprovação da nova Norma Operacional Básica/Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), que permitiu a pactuação federativa, a regulação e a implementação do SUAS
aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que define a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado
Com relação aos temas priorizados nas atuais análises do serviço social, assinale a opção correta.
Os profissionais têm dado maior atenção à sociedade que ao Estado, relegado a segundo plano, ainda que as políticas sociais públicas sejam consideradas como exigências da sociedade para com o Estado.
Os profissionais do serviço social têm considerado os processos de trabalho e do mercado nacional, na busca de explicar a constante pauperização das classes subalternizadas.
A categoria tem-se mantido em uma perspectiva essencialmente política das demandas profissionais que, muitas vezes, não atenta para as determinações econômicas, a sociedade capitalista e suas naturais desigualdades.
A tendência é considerar a sociedade brasileira de forma integrada a partir da articulação entre os processos sociais agrários e a questão urbana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...