Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Análise as afirmativas abaixo, identifique as que estão verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
I. A pobreza estrutural pode ser entendida como um fenômeno que está enraizado no modelo econômico.
II. A pobreza conjuntural diz respeito às políticas corretivas e compensatórias.
III. As políticas de atendimento voltadas para a pobreza estrutural devem recompor a capacidade de auto-sustentação das pessoas e não substituílas, tornando-as dispensáveis quando superada a emergência.
A assistência social brasileira e o Serviço Social, historicamente, estruturam-se vinculados
ao envolvimento da sociedade, como forma de expressão de seu sentimento de solidariedade na atenção aos excluídos, e à afirmação do projeto ético-político nas relações com os sujeitos.
à politização da sociedade civil organizada, à expansão do voluntariado e ao movimento pelo qual o Estado vai assumindo o seu papel de mentor e executor de ações voltadas para o bem-estar da sociedade.
à questão social e aos mecanismos utilizados pela classe dominante no controle social, levando em consideração suas relações históricas, sociais e políticas.
à organização da classe dominante, à subordinação do proletariado e à qualificação profissional embasada na perspectiva do enfrentameto da chamada questão social.
ao conjunto de iniciativas benemerentes e filantrópicas da sociedade civil, ao avanço da profissionalização no tratamento da questão social e ao crescimento da centralidade do Estado na tarefa de assegurar o bem-estar da sociedade.
A Equipe Interprofissional de um Serviço de Saúde recebe um caso de criança com 3 anos de idade, com diagnóstico de desidratação e desnutrição. Existe também suspeita de agressão física por parte da mãe.
A atuação de um profissional, enquanto membro desta Equipe, será a de
encaminhar o caso ao Conselho Tutelar.
solicitar ajuda da Promoção Social.
encaminhar a criança para um abrigo público.
comunicar à Vara da Infância e da Adolescência.
admoestar a mãe quanto a sua responsabilidade pelo estado da criança.
Ao tomar ciência de queixa ou suspeita de violência doméstica, cometida contra a criança e o adolescente na família, o Assistente Social tem como instrumento legal de providência a ser tomada:
a Constituição Federal, no capítulo 8º.
a LOAS, no capitulo 3º.
o ECA, no artigo 245.
a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no capítulo 5º.
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no artigo 1º.
Para uma Política de Atendimento às crianças e aos adolescentes que estão nas ruas ser efetiva, deveria garantirlhes saúde, educação e assistência para o seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional. A assistência é necessária, desde que crie espaços de emancipação para essas crianças e adolescentes. Nessa concepção de Serviço Social, toda política, para ser social, necessita:
dirigir-se às famílias que, por falta de recursos, abandonam seus filhos.
atingir a condição concreta de redução de desigualdades.
facilitar o acesso aos serviços sociais disponíveis para a infância e a adolescência.
voltar-se para o atendimento das famílias carentes, numa perspectiva preventiva.
preparar profissionais competentes para tratar das crianças e dos adolescentes moradores de rua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...