Questões de Serviço Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens abaixo, que tratam da aplicação dos conceitos de igualdade e eqüidade em saúde.

I O que se considera injusto ou o que se pretende fazer para reduzir as disparidades sociais em saúde pode ter dimensões e valores diferentes para espaços sociais distintos em diferentes momentos.

II Uma vez que a idéia de igualdade é universal, a eqüidade na implementação de políticas significa tratar de forma igual os desiguais.

III Eqüidade em saúde remete à noção de que todos os indivíduos de uma sociedade devem ter oportunidade para desenvolver seu pleno potencial de saúde e ninguém deve estar em desvantagem para alcançá-lo.

IV Eqüidade em saúde é ausência de diferenças em um ou mais aspectos do status de saúde nos grupos ou subgrupos populacionais definidos social, demográfica ou geograficamente.

V A noção de igualdade só se completa se compartilhada à noção de eqüidade, pois não basta um padrão homogêneo se ele não comportar o direito à diferença.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.

II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.

III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.

IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.

V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

Algumas demandas apresentadas ao Serviço Social no campo da assistência prestada em ambulatórios, hospitais e em espaços coletivos implicam ações que interferem nos determinantes sociais do processo saúde-doença. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta um conjunto de ações que, para ser realizado, requer o uso de instrumentos de pesquisa e investigação pelo assistente social.

  • A.

    Desenvolver a consciência sanitária da população por meio de um trabalho com os segmentos organizados ou na assistência direta, tendo como parâmetro a fruição da cidadania e a garantia da saúde como um direito.

  • B.

    Conhecer o cotidiano da população, sua relação com os serviços de saúde, verificando como suas necessidades se transformam em demandas e como os cidadãos consumidores se transformam em portadores de direitos universais.

  • C.

    Valorizar a importância da relação entre conselhos de saúde em todos os níveis e outras formas de gestão popular e sindical, promovendo alterações mais profundas e sistemáticas na saúde.

  • D.

    Resgatar o papel político dos conselhos de saúde em todos os níveis administrativos, valorizando-o tanto na aprovação de planos e orçamentos quanto na sua aplicação e execução.

  • E.

    Democratizar a informação acerca de determinados serviços oferecidos pela instituição, apoiando a criação de sistemas de acesso público que integrem os diferentes níveis de gestão.

Alguns autores têm defendido a idéia da desconstrução da categoria trabalho, prevendo o fim das possibilidades de emancipação humana que ele desencadeia. Nessa linha de raciocínio, o fim da classe trabalhadora como um dos elementos centrais do processo de sociabilidade humana ocorrerá quando

  • A.

    o número de pessoas que vive da venda de sua força de trabalho aumentar significativamente, em escala mundial.

  • B.

    os produtos (mercadorias) encontrados em todo o mercado mundial não forem mais resultado concreto do trabalho vivo puro, mas, sim, da interação entre trabalho vivo e trabalho morto.

  • C.

    o trabalho deixar de ser significativo para a produção de mais valia, para a criação de valor e para a reprodução do capital.

  • D.

    aumentar a quantidade de trabalhadores dedicados ao trabalho temporário ou irregular sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas e previdenciários.

  • E.

    houver enormes contingentes de trabalhadores desempregados que efetivamente não tenham nenhum significado para a produção de uma coletividade.

A profissionalização e o desenvolvimento do serviço social são fruto do padrão de desenvolvimento do pós-guerra. Esse padrão de desenvolvimento demarca um largo ciclo expansionista da economia internacional, sob a liderança do setor industrial. A crise desse padrão de desenvolvimento ocorre em meados da década de 70, quando a economia mundial apresenta claros sinais de estagnação, com altos índices inflacionários e com uma mudança na distribuição do poder no cenário mundial.

Tendo o texto como referência e com relação às mudanças no padrão de produção mundial a partir da década de 80 do século passado, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O processo de trabalho torna-se mais flexível em oposição à rigidez da linha de produção em massa e em série.

  • B.

    O mercado de trabalho passa a operar com maior rigidez em relação aos direitos do trabalhador, rejeitando a contratação de trabalhadores de maneira informal.

  • C.

    Para que possam atender às particularidades das demandas dos mercados consumidores, os produtos deixam de ser necessariamente produzidos em série.

  • D.

    Ocorre uma nova estruturação dos serviços financeiros e comerciais, gerando desigualdade no desenvolvimento das regiões e alterando as noções de tempo e espaço.

  • E.

    Implanta-se a terceirização: empresas enxutas reúnem em torno de si pequenas e médias empresas que fornecem produtos e serviços.

Ao longo dos séculos XIX e XX a classe trabalhadora foi predominantemente associada aos trabalhadores manuais e das fábricas; atualmente, essa noção foi ampliada. Entre os segmentos que fazem parte da classe trabalhadora considerada em sentido amplo, incluem-se os

I que realizam trabalhos improdutivos (como os serviços, inclusive públicos), que não criam diretamente mais valia.

II pequenos empresários urbanos e rurais, proprietários de seus meios de produção.

III gestores do capital que exercem papel de controle, mando e gestão do processo de sua valorização e reprodução.

IV desempregados que se constituem no denominado exército industrial de reserva.

V contratados temporariamente tanto em indústrias quanto na área rural, durante o período da safra.

Estão certos apenas os itens

  • A. I,II e V.
  • B. I,III e IV.
  • C. I,IV e V.
  • D. II,III e IV.
  • E. II,III e V.

A intervenção profissional do assistente social no âmbito empresarial, além do suporte teórico-metodológico e técnicooperativo, ampara-se tanto na legislação relacionada à especificidade do exercício profissional, quanto na que garante os direitos sociais e humanos. Acerca do tema, julgue os itens subseqüentes.

No intuito de estimular a responsabilidade social empresarial, uma série de instrumentos de certificação foram criados nos últimos anos, entre os quais destaca-se a Social Accountability 8000 (SA8000). A SA8000 enfoca primordialmente relações trabalhistas e visa assegurar que não existam ações anti-sociais ao longo da cadeia produtiva, tais como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, no que se refere a novos espaços, novos conceitos e novas estratégias que passaram a integrar a relação entre Estado e sociedade desde o processo de redemocratização do Estado brasileiro, iniciado em meados dos anos 1980.

A tendência de deslocamento das ações governamentais públicas no sentido de atender às necessidades sociais recebeu amparo legal a partir da Constituição Federal de 1988 (CF).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, no que se refere a novos espaços, novos conceitos e novas estratégias que passaram a integrar a relação entre Estado e sociedade desde o processo de redemocratização do Estado brasileiro, iniciado em meados dos anos 1980.

A Constituição Federal estabeleceu o caráter democrático e descentralizado na gestão das políticas de seguridade social. Desde então, o país acompanha diferentes experiências desenvolvidas pelos conselhos de gestão setorial das políticas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das estratégias utilizadas na interlocução entre o Serviço Social e as instituições, na garantia de direitos dos usuários, baseia-se na linguagem escrita, a partir do registro do processo de conhecimento e de intervenção em uma realidade concreta. Sobre as diferentes formas de registro, julgue os itens que se seguem.

O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...