Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta o requisito fundamental no desenvolvimento do trabalho socioeducativo com grupos sociais/famílias. (Mortara e Pardini, 2004)
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Campos (2004) entende família como "um grupo doméstico, vivendo sob o mesmo teto, por consangüinidade ou afinidade, em geral envolvendo descendência e dividindo aportes de renda e recursos". Porém chama a atenção para a limitação desse entendimento.
Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
As relações familiares acontecem apenas entre pessoas consangüíneas que compõem o grupo doméstico.
As relações consangüíneas e por afinidade se processam para além do grupo doméstico, não criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas.
As relações consangüíneas e por afinidade se processam também para além do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas; tambem há pessoas que pertencem à cadeia genealógica e não estão verdadeiramente incluídas nessa rede familiar.
As relações familiares se processam apenas no contexto do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, não aceitando em nenhuma hipótese a participação de outras pessoas.
As relações consangüíneas e por afinidade não se processam também para além do grupo doméstico, criando uma rede de obrigações e direitos, com participação de outras pessoas; por outro lado, há pessoas que pertencem à cadeia genealógica e não estão verdadeiramente incluídas nessa rede familiar.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
As práticas jurídicas historicamente se fizeram presentes pelo caráter controlador e disciplinador, sendo um desafio para os profissionais de serviço social nelas envolvidos
operacionalizar ações e intervenções de maneira objetiva e neutra, não considerando as condições políticas, econômicas e das desigualdades de classes.
recuperar os sujeitos de suas ações, buscando ser um profissional criativo.
romper com o modelo de abordagem e de intervenção do Serviço Social de casos individuais.
ampliar as medidas judiciais contidas no ECA, preservando as relações de saber e poder implícitas na instituição.
resistir à tensão e à alienação e promover a defesa e a garantia de direitos aos usuários.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O Serviço Social é uma profissão, uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sociotécnica do trabalho. Enquanto profissão, não dispõe de ...... , nem é ...... , tendo se constituído e se constituindo como uma área de produção de conhecimentos.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
uma teoria própria - ciência
uma filosofia própria - ciência
uma teoria sua - interventiva
uma metodologia própria - investigativa
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A pesquisa nas profissões humano-sociais, e especialmente no Serviço Social, não é apenas um procedimento operativo, mas também a expressão de uma opção política que se concretiza em uma opção ...... .
A alternativa que completa corretamente a lacuna é:
metodológica.
teórico-metodológica.
crítico-investigativa
técnico-operativa.
interventiva.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2008
A pesquisa ocupa um papel fundamental no processo de formação profissional do Assistente Social, privilegiada para a solidificação dos laços entre:
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2008
O Assistente Social pode impulsionar formas democráticas na __________de _________e socializar informações, alargar os canais que dão voz e poder decisório a sociedade civil, permitindo ampliar sua possibilidade de ingerência na coisa _________.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2008
A década de 80 inicia-se com os Assistentes Sociais inconformados com as limitações do seu projeto profissional reconceituado, carente de pesquisa, buscando outras opções metodológicas de teorizações sobre sua:
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2008
Ao observar o Serviço Social dentro da perspectiva do setor de serviços, sua intervenção e pluralidade de funções respondem a muitas problemáticas do capitalismo contemporâneo. Considerando o setor de serviços e considerando, também, a intervenção profissional no setor estatal, é correto afirmar que:
A perspectiva do setor de serviços em nada explica o aumento do número de assistentes sociais em empresas ou como profissionais liberais atuando em serviços de consultoria, um reflexo do entendimento destas esferas do mercado quanto à importância deste profissional para a manutenção da lógica capitalista e recuperação do valor excedente.
No Estado, o Serviço Social não encontra um espaço onde o valor excedente que restitui pode ser alocado por ele em prol da sociedade e não do capital.
Uma vez que o assistente social, ao realizar seu serviço, contribui para a realocação do valor excedente, é possível que ele possa atuar de forma a procurar desenvolver maneiras onde este valor excedente encontre também um espaço que abranja o trabalhador.
O setor privado representa um novo espaço de atuação que, entretanto, precisa ser ignorado em seu potencial, sob pena de comprometimento do projeto ético-político.
O trabalho do assistente social no Estado constitui um espaço onde as necessidades dos trabalhadores não devem ser negociadas com as necessidades do capital dentro da arena de políticas públicas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2008
Sobre o Serviço Social na América Latina, é INCORRETO afirmar que:
O Serviço Social latino-americano está reconstruindo uma face acadêmica, profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de reconceituação − voltada à defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos, na perspectiva da liberdade, da eqüidade e da justiça social.
Caminhando na direção dos dogmas oficiais, segmentos dos assistentes sociais têm buscado um compromisso efetivo com os interesses públicos, atuando na defesa dos direitos sociais dos cidadãos e cidadãs e na sua viabilização junto aos segmentos majoritários da população, o que coloca a centralidade da questão social para o trabalho e a formação profissional no contexto latino-americano.
A categoria profissional desenvolve uma ação de cunho sócio-educativo na prestação de serviços sociais viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exercê-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos de direitos adquiram visibilidade na cena pública e possam, de fato, ser reconhecidos.
Importantes investimentos acadêmico-profissionais foram realizados no sentido de se construir uma nova forma de pensar e fazer o Serviço Social, orientados por uma perspectiva teórico-metodológica apoiada na teoria social crítica e em princípios éticos de um humanismo radicalmente histórico.
Os profissionais latino-americanos afirmaram o compromisso com os direitos e interesses dos usuários, na defesa da qualidade dos serviços prestados, em contraposição à herança conservadora do passado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...