Questões de Serviço Social do ano 2008

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Quanto às distintas possibilidades de prática profissional, julgue os itens subseqüentes.

Em trabalho de preparação de aposentadoria desenvolvido com servidores públicos, o assistente pode utilizar-se do recurso metodológico denominado oficina de reflexão, tendo em vista que a mesma proporciona aos participantes a definição dos objetivos, regras, estratégias e decisões do grupo de forma autônoma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da mediação de conflitos em famílias e organizações, julgue os itens a seguir.

A crítica ao reducionismo e ao maniqueísmo tem sido corrente pelos profissionais que atuam na mediação de conflitos e que buscam influenciar a cultura com o objetivo de desconstruir crenças assistencialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da mediação de conflitos em famílias e organizações, julgue os itens a seguir.

A mediação de conflitos pode ser aplicada a qualquer campo da vida humana por ser concebida como um saber comprometido com a epistemologia contemporânea, de perspectiva ecológica e construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da mediação de conflitos em famílias e organizações, julgue os itens a seguir.

A mediação de conflitos é um procedimento que vem se caracterizando nos últimos anos pela perspectiva de compromisso político de grupos interdisciplinares em reduzir a desigualdade e a violência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a alternativas para a resolução de conflitos no âmbito da conciliação e mediação.

A distinção entre conciliação e mediação localiza-se no fato de o conciliador, após ouvir os concorrentes, sugerir a solução consensual, ao contrário do mediador, que trabalha mais o conflito, possibilitando aos interessados descobrir suas causas, removê-las e chegar, por si sós, à solução da controvérsia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a alternativas para a resolução de conflitos no âmbito da conciliação e mediação.

A mediação comunitária é regida pelo princípio da solidariedade, no qual se busca a cooperação e se estimula o diálogo entre as partes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos avanços no âmbito das políticas e dos direitos sociais conquistados nos últimos vinte anos, julgue os itens subseqüentes.

Com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foram definidos os princípios, as diretrizes, as competências, a gestão e o financiamento da política de assistência social, e sua implementação tem sido marcada pelo fortalecimento do princípio da universalidade das ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, em 13/7/2008, completou 18 anos, expressa direitos da população infanto-juvenil, pois afirma o valor intrínseco da criança e do adolescente como ser humano. Durante esse período, diversas iniciativas foram adotadas no sentido de estimular o debate, bem como de garantir seu cumprimento. Assim, em 2006, foi realizada a Inspeção Nacional às Unidades de Internação de Adolescentes em conflito com a lei. O relatório da referida inspeção apresenta um retrato das unidades em todo o Brasil. Cada um dos itens de 73 a 77 apresenta um trecho de depoimento relativo ao estado do Ceará, registrado nesse relatório, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Um instrutor comete agressões físicas e, principalmente, morais contra os adolescentes. Os adolescentes informaram, ainda, que o referido profissional usa um pedaço de madeira como instrumento para intimidar os adolescentes, ameaçando espancar aqueles que não lhe obedecerem, além de verbalizar agressões morais aos internos. Nessa situação, a atitude do profissional caracteriza crime, passível de detenção de, no máximo, seis meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, em 13/7/2008, completou 18 anos, expressa direitos da população infanto-juvenil, pois afirma o valor intrínseco da criança e do adolescente como ser humano. Durante esse período, diversas iniciativas foram adotadas no sentido de estimular o debate, bem como de garantir seu cumprimento. Assim, em 2006, foi realizada a Inspeção Nacional às Unidades de Internação de Adolescentes em conflito com a lei. O relatório da referida inspeção apresenta um retrato das unidades em todo o Brasil. Cada um dos itens de 73 a 77 apresenta um trecho de depoimento relativo ao estado do Ceará, registrado nesse relatório, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Ao saírem da unidade de internação com o respectivo documento de transferência, aos adolescentes tem sido, geralmente, negado o direito à matrícula, nas escolas das comunidades em que residem, pelo fato de serem egressos de unidades de internação. Nessa situação, ao recusarem a matrícula de aluno egresso de unidade de internação, as escolas estão cometendo uma infração ao ECA e violando os direitos assegurados a crianças e adolescentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, em 13/7/2008, completou 18 anos, expressa direitos da população infanto-juvenil, pois afirma o valor intrínseco da criança e do adolescente como ser humano. Durante esse período, diversas iniciativas foram adotadas no sentido de estimular o debate, bem como de garantir seu cumprimento. Assim, em 2006, foi realizada a Inspeção Nacional às Unidades de Internação de Adolescentes em conflito com a lei. O relatório da referida inspeção apresenta um retrato das unidades em todo o Brasil. Cada um dos itens de 73 a 77 apresenta um trecho de depoimento relativo ao estado do Ceará, registrado nesse relatório, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Os internos reclamam da falta de informações sobre a sua situação processual. Gostariam de saber, passo a passo, o que acontece no trâmite processual. Nessa situação, a legislação estabelece que as informações a respeito da tramitação do processo do adolescente privado de liberdade devem ser transmitidas somente a seus pais ou responsáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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