Questões de Serviço Social do ano 2009

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No Brasil, devido aos traços constitutivos da sua formação social, a entrada do neoliberalism não foi efetivada pelas vias do individualismo, da rentabilidade e da redução das coberturas sociais, mas mascarada pela retórica

  • A. da eficácia, da efetividade e da eficiência.
  • B. da moralidade, da integridade social e do progresso.
  • C. da modernidade, da coesão e do pioneirismo.
  • D. da equidade, da responsabilidade social e da governabilidade.
  • E. da solidariedade, da competência e da justiça.

"O neoliberalismo, para ser implementado, prescinde de um Estado democrático" (Hayek, citado por Anderson, 1995). Essa assertiva se mostra verdadeira na medida em que se constata que a primeira experiência neoliberal do mundo ocorreu

  • A. nos Estados Unidos de Reagan.
  • B. na Inglaterra de Tatcher.
  • C. em Portugal de Salazar.
  • D. no Chile de Pinochet.
  • E. na Argentina de Videla.

As modificações no papel do Estado, como conseqüência da mundialização, incidem liminarmente no conjunto da classe trabalhadora, provocando a sua polarização em

  • A. trabalhadores regulares especializados e salários mais elevados; e outros trabalhadores com habilidades facilmente encontradas no mercado e sujeitos às flutuações salariais.
  • B. trabalhadores altamente organizados sindicalmente, enquanto outros pertencem ao grupo dos chamados dessindicalizados.
  • C. um grupo de trabalhadores temporários e outro de trabalhadores de tempo parcial.
  • D. funcionários públicos estatais, em contraposição aos trabalhadores do Terceiro Setor.
  • E. um grupo constituído por empregados estáveis, e outro somente por terceirizados.

A cultura política brasileira possibilita que os conselhos gestores manifestem as seguintes vertentes

  • A. Constituição de processos políticos comprometidos com a construção e a gestão democrática das políticas públicas ou viabilizar propostas que mantêm a unilateralidade dos processos decisórios.
  • B. Criação de canais de representação direta com as comunidades ou elaboração de programas para a melhoria da lucratividade da área de sua abrangência.
  • C. Assessoria a parlamentares comprometidos com a distribuição igualitária de poderes ou cronificação de padrões de assistencialismo regional.
  • D. Consultoria a movimentos e organizações populares no sentido de seu empoderamento ou coordenação de projetos de empreendedorismo para áreas carentes.
  • E. Elaboração de metodologias para promoção de acesso aos serviços para as populações socialmente vulnerabilizadas ou inserção nas comunidades para a manutenção dos processos verticais e autoritários.

Para Muniz (2006), a gestão, coordenação e provisão de serviços sociais deve ser responsabilidade

  • A. das Organizações Não-Governamentais.
  • B. dos movimentos sociais.
  • C. do Estado.
  • D. das empresas em parceria com o Terceiro Setor.
  • E. do Estado em conjunto com a sociedade civil.

No que diz respeito aos Conselhos como espaço de participação, Ferraz (2006) enfatiza que esta deve se dar nos moldes de(a)

  • A. representação parlamentar.
  • B. uma diretriz hierarquizada.
  • C. uma política restrita.
  • D. democracia representativa.
  • E. dimensão particularista.

Ao analisar o contexto da gênese e desenvolvimento do controle social pela via dos Conselhos populares, Bravo (2006: 76-77) explicita que estes se deram em um cenário no qual as mudanças Estado-sociedade civil

  • A. descaracteriza a cidadania ao associá-la ao consumo e à posse de mercadorias.
  • B. consagra os direitos sociais por meio do fortalecimento do movimento sindical.
  • C. universaliza as políticas sociais pela introdução do ideário neoliberal.
  • D. reforça o controle dos trabalhadores sobre a sua produção com a instituição do sindicalismo de empresa.
  • E. viabiliza a participação popular a partir da legalização do Terceiro Setor.

A continuidade da reforma gerencial do Estado brasileiro, iniciada na década de 1990, manifesta-se, na atualidade, por meio de políticas sociais que oferecem “(...) uma rede de proteção social focalizada nos segmentos populacionais mais pobres sem qualificação para ingressar no mercado de trabalho e sem condições materiais mais amplas de acesso ao consumo.” (SIMIONATTO, 2006: 30). Dentre os programas prioritários ao aumento da renda e do consumo dos mais pobres, encontram-se o(a):

  • A. previdência social e o voluntariado.
  • B. empreendedorismo familiar e as cotas universitárias.
  • C. planejamento familiar e o Bolsa-Família.
  • D. SUAS e o SUS.
  • E. microcrédito e a reforma agrária.

Com a diminuição do papel do Estado na contemporaneidade, uma nova dimensão é dada ao debate sobre o controle social, que passa a ser visto como

  • A. decorrência das ações do Terceiro Setor.
  • B. uma conquista da sociedade civil.
  • C. fruto da mobilização da classe trabalhadora.
  • D. conseqüência das políticas do Estado Mínimo.
  • E. imposição das agências multilaterais.

Com relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens subsequentes.

A discussão acerca da instrumentalidade do serviço social na empresa no contexto atual considera a dimensão essencialmente prática da profissão, de forma a viabilizar a retomada do enfoque nas ações instrumentais e no exercício de atividades socioemergenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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