Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza
têm expressado uma radical reorientação no sentido da centralização dessas em ações em nível federal, estando dispersas entre vários setores, carecendo de mecanismos de controle público.
têm ocorrido através de programas seletivos e focalizados, centradas nos mais pobres entre os pobres, seletivas e compensatórias, desenvolvendo estratégias fragmentadoras da pobreza e colocando-se em um movimento contrário à universalização de direitos sociais.
têm sido desfavoráveis à filantropia e à solidariedade da sociedade civil.
caracterizam-se pela intervenção de forma burocratizada e ineficiente, embora com aporte de recursos suficientes para responder às demandas da população.
Durante o período autocrático-burguês, a modernização da máquina estatal na saúde, fez aumentar seu poder regulatório sobre a sociedade, além de alijar os trabalhadores do jogo político. Esse objetivo foi alcançado por meio da criação da seguinte instituição:
Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social IAPAS
Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social INAMPS
Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social - SINPAS
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS
Instituto Nacional de Previdência Social - INPS
No contexto pós-constituinte de 1988, o Estado incorporou o conceito de participação da sociedade civil organizada como princípio operador de várias políticas sociais. Esse processo pode ser observado na incorporação dos conselhos nas diversas políticas sociais vigentes. Considerando a existência desses conselhos prevista em Lei, é correto afirmar que eles
materializam o êxito no processo de mobilização social das políticas públicas.
por concepção, anulam a tendência à burocratização do Estado.
por concepção, passam a ser o instrumento capaz de qualificar o discurso das representações da sociedade civil.
por concepção, são capazes de inviabilizar o processo de cooptação dos usuários à lógica da focalização de acesso aos direitos.
por concepção, não são o único recurso capaz de inibir a tendência à responsabilização do indivíduo por sua própria sobrevivência.
É correto afirmar que a aplicação da assistência social como direito no Brasil
abre para uma parcela enorme da população acesso aos direitos da seguridade social.
orienta-se pelo modelo bismarckiano.
contribui para que o sistema de seguridade social se torne menos híbrido do ponto de vista da lógica do modelo de acesso a direitos.
contribui para que o sistema de seguridade social incorpore a lógica social de direitos não contributivos.
inviabilizou a prática da focalização.
Serviço Social - Estado social de direito e Welfare State - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2010
Segundo o texto de Arretche (1996), as políticas sociais surgem no bojo do capitalismo monopolista com a estruturação, nos países desenvolvidos, do chamado Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social e fazem parte das respostas que o Estado oferece às expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado é concebido como
um incentivador da benemerência e da filantropia constituindo a dualização entre o pobre e o cidadão.
um regulador das relações econômicas, exclusivamente, considerando o mercado globalizado, a flexibilização das relações de trabalho e o capitalismo contemporâneo.
um sistema de integração entre as políticas sociais públicas e privadas para responder às questões políticas em países de capitalismo periférico.
uma relação desigual e de forças assimétricas que interfere tanto na viabilização da acumulação, como na reprodução social das classes trabalhadoras.
Serviço Social - Concepção sobre o surgimento do Estado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue os itens a seguir.
A formulação e a implementação das políticas sociais, na idade do monopólio do capital, constitui uma rede sócio-ocupacional da qual emergem novas profissões, como por exemplo, a de assistente social.
Serviço Social - Concepção sobre o surgimento do Estado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue os itens de 142 a 147.
As políticas sociais, embora tenham passado por um processo de focalização, privatização e descentralização, possibilitaram maior acesso da população aos serviços sociais públicos por meio da atuação do chamado terceiro setor.
Serviço Social - Concepção sobre o surgimento do Estado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue os itens de 142 a 147.
A ofensiva neoliberal trouxe ao Brasil, a partir do Plano Diretor da Reforma do Estado (PDRE), a estratégia de reestruturação do capital para saída da crise que teve início na década de 70 do século XX.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. O surgimento da política social brasileira coincide com o período histórico dos países de capitalismo central; portanto, é correto afirmar que houve no Brasil escravista do século XIX uma importante radicalização das lutas operárias bem como sua constituição em classe, com partidos e organizações articuladas e fortes.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Estudiosos da política social consideram que a retomada dos valores liberais, de responsabilização individual pela condição de pobreza, justifica ideoculturalmente a focalização das políticas sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...