Questões de Serviço Social do ano 2011

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No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.

O programa de atenção básica à saúde caracteriza-se como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual, com atenção centrada no procedimento, na intervenção clínica e no uso de recursos tecnológicos para o diagnóstico médico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.

O paradigma proposto por Flexner e o entendimento da saúde como ausência de doenças possibilitaram a estruturação da prática sanitária brasileira denominada saúde da família.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.

O paradigma sanitário, que fundamenta a estratégia de saúde da família, garante a grupos de famílias, em dado território, a atenção de uma equipe médica especificamente treinada para o tratamento de doenças.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à trajetória da política de saúde no Brasil, julgue os itens de 59 a 64.

O atual sistema público de saúde e de assistência social brasileiro apresenta características do modelo beveridgiano, enquanto os princípios do modelo bismarckiano prevalecem na previdência social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais. Sobre os programas de assistência social, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os programas de assistência social são definidos pelos respectivos gestores da política de Assistência Social.

  • B.

    Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiência devem ser articulados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

  • C.

    O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços sócio-assistenciais de prestação continuada, deve ser oferecido nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

  • D.

    O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem abrangência nacional e é desenvolvido de forma centralizada pelo Governo Federal.

  • E.

    Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) não devem desenvolver ações e serviços sócioassistenciais, sendo os mesmos de responsabilidade do CREAS.

Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas, EXCETO:

  • A.

    Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.

  • B.

    Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto à sua participação no mercado de trabalho, exclusivamente, no setor público.

  • C.

    Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.

  • D.

    Adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso.

  • E.

    Adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação às Normas Regulamentadoras da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, considere:

I. Têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

II. Estabelecem diretrizes de ordem administrativa e avaliativa que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria.

III. Considera-se Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a protegê-lo de ameaças à sua segurança e à saúde.

IV. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

No que se refere ao Auxílio Acidente, é correto afirmar:

  • A.

    Os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 para solicitar o benefício precisam comprovar 180 contribuições mensais, e os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

  • B.

    A empresa poderá requerer o benefício de auxílio para seu empregado ou contribuinte individual que lhe preste serviço e, nesse caso, terá acesso às decisões referentes ao benefício.

  • C.

    O trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, cegueira, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), entre outras, terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e desde que tenha qualidade de segurado quando do início da incapacidade.

  • D.

    O trabalhador que recebe o auxílio é obrigado a realizar exame médico periódico e, se constatado que não poderá retornar sua atividade habitual, deverá participar do programa de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade, prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

  • E.

    O trabalhador, para concessão do auxílio, embora não tenha de comprovar tempo mínimo de contribuição, deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social.

O uso de substâncias psicoativas tem crescido entre a população e atingido o desempenho dos trabalhadores nas empresas; com isso, profissionais da área da saúde, como o Assistente Social, têm sido convocados a desenvolver programas e projetos de prevenção ao uso dessas substâncias. Como medida de precaução, a Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas considera características de risco para o indivíduo:

  • A.

    isolamento social entre os membros da família; padrão familiar disfuncional, bem como a falta do elemento paterno.

  • B.

    baixa autoestima; falta de autocontrole e assertividade; comportamento antissocial precoce; doenças preexistentes (ex.: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

  • C.

    núcleo familiar desestruturado com vínculos rompidos e extrema pobreza.

  • D.

    falta de habilidade intelectiva; disponibilidade de álcool e drogas na escola e redondeza e no ambiente intrafamiliar.

  • E.

    descaso da escola e suas posições ambíguas em relação ao uso de álcool e drogas.

No que tange à acessibilidade de pessoa portadora de deficiência, é de responsabilidade dos órgãos e da administração pública

  • A.

    adotar providências para garantir a acessibilidade e a utilização dos bens e serviços, no âmbito de suas competências, à pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas e obstáculos, bem como evitar a construção de novas barreiras.

  • B.

    formar e qualificar professores de nível médio e superior para a educação especial, técnicos especializados para a habilitação e reabilitação, e instrutores e professores para a formação profissional, visando à qualificação cidadã de uma nova cultura.

  • C.

    elaborar políticas públicas, quando couber e notadamente no que diz respeito às políticas de desenvolvimento econômico e financeiro, considerando a condição das pessoas portadoras de deficiência, devendo ser explicitadas nas leis as especificidades e os mecanismos inclusivos.

  • D.

    reelaborar os planos diretores para as cidades com mais de dez mil habitantes, adaptando o transporte público, as calçadas, as faixas de pedestre e os semáforos com mecanismos de acionamento pela pessoa portadora de deficiência física, a fim de garantir sua travessia segura pela via pública.

  • E.

    concorrer técnica e financeiramente para a consecução dos objetivos de acessibilidade nos estádios de futebol, casas de espetáculo e cinemas.

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