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Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.
O programa de atenção básica à saúde caracteriza-se como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual, com atenção centrada no procedimento, na intervenção clínica e no uso de recursos tecnológicos para o diagnóstico médico.
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No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.
O paradigma proposto por Flexner e o entendimento da saúde como ausência de doenças possibilitaram a estruturação da prática sanitária brasileira denominada saúde da família.
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No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.
O paradigma sanitário, que fundamenta a estratégia de saúde da família, garante a grupos de famílias, em dado território, a atenção de uma equipe médica especificamente treinada para o tratamento de doenças.
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No que concerne à trajetória da política de saúde no Brasil, julgue os itens de 59 a 64.
O atual sistema público de saúde e de assistência social brasileiro apresenta características do modelo beveridgiano, enquanto os princípios do modelo bismarckiano prevalecem na previdência social.
Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais. Sobre os programas de assistência social, assinale a afirmativa correta.
Os programas de assistência social são definidos pelos respectivos gestores da política de Assistência Social.
Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiência devem ser articulados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços sócio-assistenciais de prestação continuada, deve ser oferecido nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem abrangência nacional e é desenvolvido de forma centralizada pelo Governo Federal.
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) não devem desenvolver ações e serviços sócioassistenciais, sendo os mesmos de responsabilidade do CREAS.
Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas, EXCETO:
Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.
Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto à sua participação no mercado de trabalho, exclusivamente, no setor público.
Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.
Adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso.
Adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em relação às Normas Regulamentadoras da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, considere:
I. Têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
II. Estabelecem diretrizes de ordem administrativa e avaliativa que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria.
III. Considera-se Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a protegê-lo de ameaças à sua segurança e à saúde.
IV. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
No que se refere ao Auxílio Acidente, é correto afirmar:
Os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 para solicitar o benefício precisam comprovar 180 contribuições mensais, e os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.
A empresa poderá requerer o benefício de auxílio para seu empregado ou contribuinte individual que lhe preste serviço e, nesse caso, terá acesso às decisões referentes ao benefício.
O trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, cegueira, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), entre outras, terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e desde que tenha qualidade de segurado quando do início da incapacidade.
O trabalhador que recebe o auxílio é obrigado a realizar exame médico periódico e, se constatado que não poderá retornar sua atividade habitual, deverá participar do programa de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade, prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.
O trabalhador, para concessão do auxílio, embora não tenha de comprovar tempo mínimo de contribuição, deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social.
O uso de substâncias psicoativas tem crescido entre a população e atingido o desempenho dos trabalhadores nas empresas; com isso, profissionais da área da saúde, como o Assistente Social, têm sido convocados a desenvolver programas e projetos de prevenção ao uso dessas substâncias. Como medida de precaução, a Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas considera características de risco para o indivíduo:
isolamento social entre os membros da família; padrão familiar disfuncional, bem como a falta do elemento paterno.
baixa autoestima; falta de autocontrole e assertividade; comportamento antissocial precoce; doenças preexistentes (ex.: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).
núcleo familiar desestruturado com vínculos rompidos e extrema pobreza.
falta de habilidade intelectiva; disponibilidade de álcool e drogas na escola e redondeza e no ambiente intrafamiliar.
descaso da escola e suas posições ambíguas em relação ao uso de álcool e drogas.
No que tange à acessibilidade de pessoa portadora de deficiência, é de responsabilidade dos órgãos e da administração pública
adotar providências para garantir a acessibilidade e a utilização dos bens e serviços, no âmbito de suas competências, à pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas e obstáculos, bem como evitar a construção de novas barreiras.
formar e qualificar professores de nível médio e superior para a educação especial, técnicos especializados para a habilitação e reabilitação, e instrutores e professores para a formação profissional, visando à qualificação cidadã de uma nova cultura.
elaborar políticas públicas, quando couber e notadamente no que diz respeito às políticas de desenvolvimento econômico e financeiro, considerando a condição das pessoas portadoras de deficiência, devendo ser explicitadas nas leis as especificidades e os mecanismos inclusivos.
reelaborar os planos diretores para as cidades com mais de dez mil habitantes, adaptando o transporte público, as calçadas, as faixas de pedestre e os semáforos com mecanismos de acionamento pela pessoa portadora de deficiência física, a fim de garantir sua travessia segura pela via pública.
concorrer técnica e financeiramente para a consecução dos objetivos de acessibilidade nos estádios de futebol, casas de espetáculo e cinemas.
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