Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No artigo- O assistente social e a ação competente, Barcellos e outros (2004) colocam que devemos entender a ação cotidiana como sendo
parte orgânica da construção do trabalho.
competência instrumental.
atitude de distanciamento da teoria.
utilidade prática do trabalho.
Ana Maria Vasconcelos (2009), no livro - A prática do serviço Social, afirma que no _________________, independentemente da unidade, o usuário é recebido, ouvido e encaminhado para recursos internos ou externos.
Marque a alternativa que completa a afirmativa da autora.
ambulatório.
porta de entrada.
posto de atendimento.
plantão.
Os relatórios que podem trazer informações, mas envolvem a intervenção profissional direta e o contato mais regular e assíduo com o usuário é o relatório
de acompanhamento.
circunstanciado.
de inspeção.
de visita domiciliar.
São diversos os instrumentos utilizados na comunicação oral. O instrumento que implica relacionamento profissional em todos os sentidos é
a escuta.
a entrevista.
ca visita.
o grupo.
Segundo a autora Selma Magalhães (2003), o instrumento número um de todos os profissionais que atuam nas áreas de ciências humanas e sociais é a
linguagem..
relação.
interação.
palavra.
Considerando o Serviço Social e as estratégias para o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, assinale a afirmativa correta.
No contexto atual, o significado do trabalho técnico-profissional e seu nível de abrangência não se alteram.
O assistente social, buscando o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, deve permanecer, exclusivamente, enquanto executor terminal de políticas sociais.
É exigido do profissional um perfil culto, crítico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais.
Um profissional versado no instrumental técnico-operativo, além de outros elementos, não é mais necessário, uma vez que o embate é ético-político.
A Lei de Regulamentação da Profissão, diante dos desafios colocados na contemporaneidade, deve ser reformulada para atender exclusivamente aos interesses do mercado de trabalho.
Compreendendo o assistente social como um trabalhador assalariado, assinale a alternativa correta.
O projeto ético-político do Serviço Social isenta o profissional da tensão entre autonomia profissional e condição assalariada.
O trabalho profissional não é parte do trabalho coletivo produzido pelo conjunto da sociedade.
O assistente social produz serviços que têm um valor de uso.
Os assistentes sociais, enquanto trabalhadores assalariados, não participam do processo de produção e/ou redistribuição da riqueza social.
O assistente dispõe de autonomia irrestrita na condução de seu trabalho, uma vez que os órgãos empregadores não interferem no estabelecimento de metas.
NÃO compete ao órgão da Administração Pública federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social
coordenar ações no campo da assistência social.
elaborar e encaminhar a proposta orçamentária da assistência social, em conjunto com as demais da Seguridade Social.
transferir recursos destinados à assistência social.
solicitar ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) relatórios trimestrais e anuais de atividades e de realização financeira dos recursos.
desenvolver estudos e pesquisas para fundamentar as análises de necessidades e formulação de proposições para a área.
São diretrizes da organização da assistência social, EXCETO:
Descentralização político-administrativa para os Estados e o Distrito Federal.
Comando único das ações em cada esfera de governo.
Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
Responsabilidade municipal privativa na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Descentralização político-administrativa para os Municípios.
Julgue o item a seguir, relativo ao projeto profissional do serviço social brasileiro que se forjou nos últimos anos.
O projeto profissional do serviço social brasileiro foi fundado na luta política por liberdade, trabalho e direitos, contra o pragmatismo, o conservadorismo e a suposta neutralidade, defendidos pelo serviço social tradicional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...