Questões de Serviço Social do ano 2013

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Em relação à perícia, laudo, parecer e estudo social, assinale a opção correta.

  • A.

    O parecer social refere-se à opinião fundamentada que o assistente social emite sobre a situação social estudada.

  • B.

    O laudo social é emitido quando o parecer da perícia social não é suficiente para subsidiar uma decisão.

  • C.

    A perícia social se confunde com o estudo social uma vez que, apesar de não ter qualquer relação, adota a mesma metodologia.

  • D.

    Por se tratar de uma declaração técnica, a perícia social, sob nenhuma hipótese, pode ser considerada um meio de prova no âmbito do judiciário.

  • E.

    Na realização do estudo social não é recomendável o uso de vários instrumentos, pois eles podem prejudicar a análise da situação.

A família formada por pai, mãe, filhos, avós e netos ou outros parentes, isto é, a família formada por três ou quatro gerações, é denominada

  • A.

    família adotiva.

  • B.

    família monoparental.

  • C.

    família padrão.

  • D.

    família nuclear.

  • E.

    família extensa.

A respeito das reflexões sobre família, assinale a opção correta.

  • A.

    A atual Política Nacional de Assistência Social assume uma posição que contribui para enfraquecer os estigmas associados à maternidade sem casamento, às famílias reconstituídas e às uniões consensuais, assumindo todos esses grupos como unidade familiar.

  • B.

    O trabalho socioeducativo com famílias deve priorizar a dimensão individual e subjetivista de autonomia para que cada membro assuma a responsabilidade pela condução da sua vida.

  • C.

    Ao adotar o princípio da matricialidade sociofamiliar, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) supera a tendência familista da política social brasileira.

  • D.

    A intervenção social com famílias deve centrar-se na noção de família padrão, com expectativas das clássicas funções alicerçadas nos papéis atribuídos por sexo e lugar nos espaços público e privado.

  • E.

    As práticas socioeducativas dirigidas aos grupos de família em situação de alta vulnerabilidade social exigem necessariamente uma intervenção normatizadora.

No que se refere a aspectos metodológicos do trabalho com grupos, assinale a opção correta.

  • A.

    Não cabe ao assistente social coordenador de um grupo trabalhar a questão da resistência, por ser esta uma atividade exclusiva da psicologia de grupo.

  • B.

    Na dinâmica processual de um grupo, a função de facilitador compete exclusivamente ao coordenador.

  • C.

    Na intervenção grupal fundamentada na orientação não diretiva, o processo de mudança é controlado pelo coordenador e ocorre necessariamente de fora para dentro do grupo.

  • D.

    As técnicas de dinâmica de grupo são instrumentos que devem ser utilizados para ativar e estimular o grupo na direção de seus objetivos.

  • E.

    O coordenador de um grupo que se assemelha ao líder do tipo patriarcal exerce seu papel de acordo com o planejamento estratégico coletivo, ou seja, é controlado por meio da participação do grupo.

Em relação à entrevista, um dos instrumentos do processo de trabalho do assistente social nas suas diferentes atribuições, assinale a opção correta.

  • A.

    Em casos de perícia, a entrevista deve ser o mais diretiva possível para garantir que a relação estabelecida pelo assistente social com o usuário não interfira na emissão do parecer.

  • B.

    As entrevistas semidirigidas são recomendadas apenas para os acompanhamentos individuais, nos quais o contato com o usuário é sistemático, permitindo o aconselhamento por parte do assistente social.

  • C.

    Tanto na primeira entrevista como nas entrevistas de segmento é vedado ao assistente social a realização de contrato, por possibilitar a criação de vínculo terapêutico.

  • D.

    No caso do registro da entrevista em prontuário único, o assistente social deve ser sintético, sem perder a profundidade.

  • E.

    Na entrevista, não é recomendado ao assistente social usar a técnica de confrontação concomitante ao emprego da técnica reflexiva para não gerar constrangimento ao usuário.

Há consenso, no debate brasileiro sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), de que é necessário caminhar no sentido de práticas interdisciplinares para ampliar a qualidade da atenção à saúde. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Análises indicam que o trabalho da equipe multiprofissional tem sido o mais eficaz para atender à complexidade das demandas assistenciais em saúde.

  • B.

    Nas equipes interdisciplinares de trabalho em saúde é indicada a valorização de práticas fundamentadas no modelo médico e centradas no procedimento.

  • C.

    Um processo de trabalho baseado nos princípios da interdisciplinaridade não recomenda o modelo de gerência por apresentar alto risco para práticas pouco flexíveis.

  • D.

    No processo de trabalho em equipe, a construção do coletivo depende da presença de um mínimo de estabilidade e de certa permanência na organização, pois a confiança e a cooperação se constroem com o tempo.

  • E.

    O trabalho em saúde acontece majoritariamente na modalidade de trabalho individual, porém as ações realizadas por cada área técnica são de responsabilidade coletiva.

O trabalho com grupos em redes caracteriza-se por

  • A.

    ser de natureza apolítica.

  • B.

    articular-se em torno de temas específicos.

  • C.

    possuir hierarquia.

  • D.

    depender de uma instância central para se organizar.

  • E.

    apresentar menor grau de abrangência do que as parcerias.

Assinale a opção correta acerca das diferentes concepções que fundamentam o trabalho em equipe.

  • A.

    As práticas pluridisciplinares se caracterizam pela diversidade de profissionais trabalhando em conjunto, em nível hierárquico diferente, mas com uma coordenação central dos trabalhos.

  • B.

    Nas práticas interdisciplinares há uma tendência à verticalização das relações de poder entre os campos envolvidos.

  • C.

    As práticas transdisciplinares possibilitam a democratização das relações de poder e flexibilizam as divisões convencionais das especialidades.

  • D.

    As práticas transdisciplinares não permitem a autonomia teórica e operativa própria da equipe.

  • E.

    As práticas multiprofissionais envolvem uma gama de campos do saber, com ênfase nas relações existentes entre eles e no alto nível de cooperação.

A respeito de modelos na avaliação e gestão de políticas com propósito de mudança, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação de impactos centra-se no critério de efetividade para analisar as mudanças quantitativas e qualitativas sobre as condições de vida de uma população.

  • B.

    O modelo de avaliação política da política fixa sua análise nos impactos políticos, com base no conceito de cidadania, entendido como igualdade perante a lei.

  • C.

    A avaliação de processos foca-se, sobretudo, na análise da eficiência do programa ou política, isto é, na relação custobenefício (investimento x resultados).

  • D.

    A distribuição de bens e serviços e o atendimento das demandas em detrimento do crescimento demográfico são objetivos das políticas com propósito de mudança.

  • E.

    O monitoramento é um modelo de avaliação em que membros externos à execução do programa verificam o cumprimento das metas propostas.

No que se refere à avaliação de políticas e programas sociais, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ocorrer somente após o término da implementação do programa, pois, do contrário, apresentará falhas que poderão comprometer os resultados.

  • B.

    A seleção do tipo de avaliação a ser utilizada depende exclusivamente da preferência do avaliador, já que se aplica a qualquer contexto.

  • C.

    O objetivo da avaliação de políticas e programas sociais é oferecer informações sobre o impacto de medidas públicas orientadas para mudança de comportamentos e situações.

  • D.

    Nas pesquisas avaliativas para verificação do cumprimento de objetivos, o único critério válido é a eficiência.

  • E.

    A avaliação de políticas e programas sociais deve ser um ato neutro, para que não haja defesa de interesses políticos de nenhum dos envolvidos.

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