Questões de Serviço Social do ano 2016

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No exercício profissional, o assistente social utiliza a orientação e o acompanhamento no atendimento a indivíduos, grupos e famílias. Quanto às ações de orientação e acompanhamento, segundo a perspectiva crítica, assinale a alternativa correta.

  • A. São ações de natureza meramente informativa.
  • B. Sempre contribuem para o processo emancipatório dos sujeitos atendidos.
  • C. Estruturam-se sobre dois eixos: a socialização de informações e o processo reflexivo.
  • D. O estabelecimento de vínculos entre o usuário e o assistente social e de uma relação hierárquica, na qual o profissional assuma uma posição que represente o saber e o poder, são fundamentais para que a orientação e o acompanhamento atinjam os objetivos traçados.
  • E. Essas ações devem atender exclusivamente a demanda institucional e contribuir com a formação da consciência crítica dos usuários.

Raquel Raichelis (2009) ao abordar o trabalho do assistente social na esfera estatal, fundamentado na teoria crítica, aponta alguns desafios para o profissional. Segundo essa autora, constitui um desafio para o assistente social na área estatal

  • A. participar ativamente do movimento de defesa do caráter seletivo da Seguridade Social brasileira.
  • B. atuar na formulação e avaliação de políticas sociais, bem como na fomentação, articulação e fortalecimento de parcerias entre o Estado e as organizações não governamentais para o atendimento aos direitos sociais.
  • C. atuar intersetorialmente e interdisciplinarmente, buscando colaborar a partir dos conhecimentos específicos do Serviço Social para a consecução dos objetivos e projetos assumidos coletivamente.
  • D. investir na continuidade do perfil do assistente social na área estatal, voltado principalmente ao trabalho como executor terminal das políticas sociais.
  • E. priorizar o atendimento das metas quantitativas estipuladas pela organização estatal.

Considerando os estudos de Mioto (2001) acerca da perícia social, assinale a alternativa correta.

  • A. As entrevistas realizadas em uma perícia social devem ser diretivas e individuais.
  • B. A perícia social é um processo por meio do qual o assistente social realiza uma análise da situação social e emite uma opinião técnica.
  • C. A realização da perícia social requer a utilização de uma metodologia complexa, linear, fundamentada em procedimentos estanques entre si.
  • D. As visitas domiciliares, no contexto da perícia social, são realizadas com o objetivo de se confirmar a veracidade dos fatos relatados pelos sujeitos entrevistados.
  • E. Na realização da perícia social, o assistente social deverá manter sigilo para o sujeito entrevistado sobre o objetivo da sua atuação profissional, uma vez que tal informação poderá trazer prejuízos ao procedimento.

Com relação ao exercício profissional do assistente social, segundo a perspectiva crítica, assinale a alternativa correta.

  • A. O assistente social, após finalização de pesquisa na comunidade na qual trabalha, deverá devolver as informações colhidas nos estudos aos usuários, para que eles possam usá-las para o fortalecimento dos seus interesses.
  • B. Ao analisar a conjuntura política, econômica e social no exercício profissional, o assistente social deve compreender o desemprego, a violência e a fome como fenômenos naturais e comuns do desenvolvimento da humanidade.
  • C. O assistente social após planejar uma intervenção, materializa a sua ação e intervém na situação social do usuário. Se o assistente social é competente, o resultado de sua intervenção sempre sairá conforme o planejado previamente.
  • D. O assistente social compreende que as demandas e dificuldades apresentadas pelos usuários são de origem estritamente pessoal e individual e poderão ser contornadas pela modificação das atitudes e ações desses sujeitos.
  • E. No exercício profissional, o assistente social deve se orientar pela ética da neutralidade e pela imparcialidade.

O Assistente Social, ao ser chamado para desenvolver um trabalho social com famílias, deverá pautar a sua ação profissional

  • A. na habilitação e treinamento destas como elemento chave do processo de inclusão e evitar a ocorrência de agravos de situações de vulnerabilidade e riscos, tornando-as capazes para aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas.
  • B. na relevância da constituição das redes de apoio voluntariado do território em que a família reside para reforçar a ideia da solidariedade entre estas.
  • C. na perspectiva de ultrapassar a noção de subjetividade individual para a dimensão coletiva, promovendo a organização grupal e coletiva destas, possibilitando a construção de novos significados e práticas como sujeitos de direitos.
  • D. na perspectiva normativa que disciplina estas famílias a assumirem o papel social que lhes é atribuído no desempenho da responsabilização das mães no processo de cuidado, zelo e organização do ambiente doméstico.
  • E. no uso de recursos terapêuticos que auxiliem as famílias a superarem a patologia social que as afetam em decorrência do processo de exclusão social vivenciado.

Para a população negra é garantida a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Para tanto, compreende-se que

  • A. a discriminação racial ou étnico-racial caracteriza-se pela exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural, restrita ao campo da vida pública.
  • B. as ações afirmativas são realizadas por meio dos programas e medidas especiais adotados pelo Estado para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades, sendo que a iniciativa privada está isenta desta responsabilidade.
  • C. a desigualdade de gênero e raça ocorre pela simetria existente no âmbito da sociedade, mas que de qualquer forma acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.
  • D. o preconceito traduz uma intolerância aplicada na execução das políticas estatais que se constituem em ações no âmbito da sociedade civil no cumprimento de suas atribuições e responsabilidades cívicas.
  • E. a desigualdade racial é toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

O Assistente Social, ao realizar uma visita domiciliar, identificou na composição familiar a presença de um adolescente de 15 anos de idade, que demonstrou interesse de inserção no mundo do trabalho. A regulamentação nacional permite a este adolescente a realização de trabalho como aprendiz, na atividade, dentre outras, de

  • A. cuidado e vigilância de crianças, de pessoas idosas ou doentes.
  • B. serviço externo, que implique manuseio e porte de valores como office-boy, mensageiro e contínuo.
  • C. rua e outros logradouros públicos como comércio ambulante, guardador de carros, guia turístico, transporte de pessoas ou animais.
  • D. auxiliar de escritório em geral/assistente administrativo.
  • E. industrialização de couros e fabricação de peles e peliças.

O mapa falado é uma das ferramentas para compor o diagnóstico, que permite o conhecimento de determinada realidade territorial. O uso dessa ferramenta possibilita

  • A. a confirmação apenas dos dados quantitativos obtidos no processo de pesquisa.
  • B. o levantamento e a análise do conhecimento coletivo com as percepções das pessoas que residem no local, assim como a participação de outros atores, despertando a discussão sobre problemas e potencialidades da realidade em questão.
  • C. a apreensão sobreposta das percepções dos gestores e técnicos da área sobre a realidade pesquisada.
  • D. a aplicação de um formulário para a obtenção de informações sobre a realidade pesquisada com definição de uma pequena amostragem e com a participação de diferentes atores, que respondem a este instrumento de forma verbal.
  • E. o levantamento de informações com foco sobre a situação problema da realidade em questão para posterior planejamento técnico da ação de enfrentamento e de superação da dificuldade apresentada.

O Assistente Social, ao realizar um estudo socioeconômico como parte da sua ação profissional, deve fazê-lo partindo do entendimento de que

  • A. as informações forneçam subsídio para o profissional realizar julgamentos sobre o modo de vida dos indivíduos e contribuir para a definição de qual auxílio público temporário pode ser concedido, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos.
  • B. o estudo proporcionará a feitura de um diagnóstico socioeconômico que indicará a melhor forma de tratamento para resolução do problema trazido pelo cliente.
  • C. a coleta de informações deve ater-se à aparência física, o que inclui a higiene e vestuário, capacidade mental e habilidades específicas, de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida, por meio da sua adaptação aos modos de organização da sociedade.
  • D. tem a finalidade de conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, sobretudo nos aspectos socioeconômicos e culturais.
  • E. as informações do estudo devem ser exclusivas do ambiente em que vive o indivíduo, tais como o tipo da casa, de emprego, relacionamentos conjugais, por onde passam a resolução dos problemas sociais que se assentam sobre os modos de vida adotados pelo mesmo.

O Assistente Social, em sua prática profissional, faz uso de alguns instrumentais que contribuem com o processo de intervenção social. A observação social é utilizada como forma de

  • A. O Assistente Social, em sua prática profissional, faz uso de alguns instrumentais que contribuem com o processo de intervenção social. A observação social é utilizada como forma de
  • B. investigar a vida do assistido para confirmar se aquilo que foi declarado no prontuário de atendimento corresponde à verdade sobre sua renda e despesas, e como a situação enfrentada pelo usuário afeta a sua vivência político-social, identificando quais as interferências que sofre para o alcance das condições dignas de vida.
  • C. apropriar-se da situação-problema do assistido e necessitado que precisa de ajuda profissional.
  • D. ver tudo da forma como se apresenta na realidade, o que confirma que esta se revela em sua imediaticidade, naquilo que já se apresenta.
  • E. compreender e depurar os diferentes olhares que se pode ter sobre uma mesma situação que tem significados a partir das histórias e trajetórias de vida, de modo que a intervenção profissional possa interferir na qualidade de vida do usuário e no acesso aos direitos fundamentais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...