Questões de Serviço Social do ano 2017

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Completa as lacunas I, II e III correta e respectivamente:

  • A. estrutura sincrética − imediatismo − prática interventiva
  • B. teoria positivista − conservadorismo − práxis burocrática
  • C. teoria marxista − imediatismo − teleologia emancipadora
  • D. burocracia gerencialista − conservadorismo − prática política
  • E. superficialidade analítica − possibilismo − prática interventiva

No processo de formação dos profissionais de Serviço Social, muito se tem discutido frente à relação entre os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelos/as assistentes sociais, Um dos posicionamentos presentes nessa discussão é que os profissionais de Serviço Social devem se colocar de maneira crítica e conscientemente diante do complexo de objetivos que atravessam o cotidiano institucional e os espaços sócio-ocupacionais do/a assistente social. Nesse sentido, faz-se necessário compreender e apropriar-se desse complexo de objetivos, que se expressam no movimento real, presentes em diferentes instâncias e níveis, implícita ou explicitamente, sendo eles:

  • A. políticos, técnicos e gerais.
  • B. teóricos, pedagógicos e éticos.
  • C. aparentes, ocultos e aplicáveis.
  • D. gerais, específicos e medidos.
  • E. institucionais, profissionais e dos trabalhadores.

O Serviço Social, enquanto profissão, está vinculado/articulado a um projeto societário, na atualidade, a um projeto emancipador da sociedade. Os/as assistentes sociais podem e devem contribuir na construção das condições para a emancipação humana. Esta se dá

  • A. na e pela cotidianidade.
  • B. no e pelo trabalho associado.
  • C. na e pela socialização dos meios de produção.
  • D. no e pelo desenvolvimento social.
  • E. na e pela práxis.

No que concerne às atribuições da equipe técnica, é correto afirmar que compete ao Assistente Social

  • A. preparar os adolescentes para o desligamento, fortalecendo suas relações sociofamiliares.
  • B. identificar o adolescente com transtornos de aprendizagem e necessidades especiais para traçar um plano de intervenção individualizado.
  • C. zelar pelo cumprimento das obrigações das entidades que atendem adolescentes, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • D. participar da análise e definição de projetos a serem inseridos no projeto político-pedagógico da Unidade.

Atente ao que se afirma a seguir sobre o processo de mediação de conflitos: “O processo de mediação de conflitos pode ser compreendido como:

I. reconciliação entre as partes conflitantes;

II. administração de disputas;

III. um processo participativo e flexível conduzido por um terceiro imparcial”.

Está correto somente o que se diz em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II.
  • D. III.

Assinale a opção que NÃO corresponde a uma habilidade do mediador de conflitos.

  • A. Escuta qualitativa das partes em conflito.
  • B. Emissão da sua opinião pessoal acerca da situação.
  • C. Identificação de possíveis impasses no processo.
  • D. Promoção da capacidade dialógica entre as partes.

Na perspectiva da Mediação de Conflitos, diante de uma situação conflituosa, o procedimento correto a ser assumido é

  • A. ignorar a existência da mesma.
  • B. responder de forma violenta, para cessá-la de imediato.
  • C. estabelecer diálogo como forma de solução.
  • D. silenciar até que a situação por si só se desfaça.

Linguagem, contexto social, emissor e receptor devem ser levados em conta em uma situação de comunicação. O discurso oral estabelece uma comunicação direta, promovendo contato mais próximo entre assistente social e usuário. No entanto, no contexto forense, a comunicação escrita assume extrema importância, pois configura os fatos e o desenrolar dos autos de um processo. Toda a história do usuário faz parte do processo judicial, que, além do registro de documentos, apresenta conteúdos referentes a providências, determinações e decisões, sendo também um importante meio de comunicação entre os profissionais. Em um Tribunal de Justiça, o discurso é escrito em linguagem própria, formal, do universo forense. Os profissionais oriundos de outras áreas, que não do Direito, a exemplo dos assistentes sociais, devem utilizar linguagem culta, técnica e identificada com

  • A. sua linha teórico-metodológica original.
  • B. o estilo definido na abertura dos autos.
  • C. o modelo previsto no Estatuto Forense.
  • D. o destinatário final das interações comunicativas.
  • E. sua atuação e com seu saber.

O laudo social é um documento que resulta do processo de perícia social, no qual o perito registra os aspectos mais importantes do estudo realizado sobre uma dada situação e o parecer emitido. Na área do judiciário, o laudo social deve respeitar uma estrutura tal que permita plena compreensão da situação e o objetivo da perícia social. Com a contextualização do estudo realizado, a descrição do material coletado a partir de entrevistas e a análise de documentos, entre outras estratégias metodológicas, se constrói um quadro objetivo e claro da situação. Na sequência, a partir do quadro formulado, o perito social explicitará a análise realizada sobre a situação. A clareza, a objetividade, a consistência, a responsabilidade ética e a estrutura formal, são indispensáveis a este documento que, no âmbito do judiciário, constitui-se como

  • A. formalidade necessária.
  • B. prova judicial.
  • C. respaldo obrigatório.
  • D. recurso importante.
  • E. estratégia possível.

Os instrumentos e as técnicas utilizados nas ações profissionais dos assistentes sociais são objetivos e concretos, perpassados pela sociabilidade e subjetividade que integram essa atividade humana e social. Os instrumentos são os potencializadores das intencionalidades teórico-políticas do profissional para a concretização da ação, e as técnicas, as maneiras pelas quais ele direciona suas ações. Para o desenvolvimento do exercício profissional, é correto compreender que os instrumentos e as técnicas são mediações por meio das quais o assistente social objetiva seus projetos, ou seja, esse profissional utiliza-se destes para a concretização da ação no conjunto

  • A. das relações sociais.
  • B. dos processos investigativos.
  • C. das demandas genéricas.
  • D. das produções teóricas.
  • E. das mobilizações globais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...