Questões de Serviço Social do ano 2020

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O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, individual, intransferível, não vitalício e financiado com recursos da seguridade social alocados no Fundo Nacional de Assistência Social (FREITAS, 2010). No que concerne à fala do autor, a revisão do Benefício de Prestação Continuada, acontece há cada:

    A) 03 anos.

    B) 02 anos.

    C) 01 ano.

    D) 06 meses.

    E) 04 anos.

Trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada e os objetivos do trabalho solicitada e apresentado; a analise da situação referenciadas em fundamentos teóricos, éticos e técnicos inerentes ao Serviço Social. Portanto, com base em um estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo (CFESS, 2003, p. 61). A citação acima fala de qual instrumental técnico?

    A) Relatório Social.

    B) Análise Institucional.

    C) Diagnóstico Social.

    D) Laudo Social.

    E) Parecer Social.

Nos espaços sócio-ocupacionais, o Assistente Social é portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos. Nessa linha, o seu trabalho, deverá ser pautado por:

    A) Socializar as informações aos usuários, enquanto uma das atividades que estão sob sua responsabilidade, realizando meros repasses de dados sobre as normas e recursos legais.

    B) Ampliar as possibilidades de condução do trabalho no horizonte do projeto profissional utilizando-se de estratégias técnicoprofissionais, sendo que as estratégias políticoprofissionais não devem compor o escopo de sua atuação profissional.

    C) Adotar posturas de colaborações e de consenso, substituindo práticas de confronto, que objetivem a incorporação de estratégias compreendidas como passivizadoras das lutas sociais presentes, esvaziando assim, o conteúdo político de demandas dos usuários, focando seu trabalho nas demandas sociais trazidas pelos mesmos.

    D) Adotar estratégias político-profissionais que ampliem bases de apoio no interior do espaço ocupacional e somem forças com segmentos organizados da sociedade civil, que se movem pelos mesmos princípios éticos e políticos.

    E) Preservar as análises unilaterais, que separam as relações sociais e suas contradições para o fortalecimento das leituras do trabalho com vieses fatalistas e messiânicos.

O processo de avaliação de política e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua força se encontra na capacidade de publicizar as informações. Nesta linha, suas principais características são:

I - Forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto, uma atividade sistemática, planejada e dirigida.

II - Identifica, obtém e propicia informações válidas e confiáveis suficientes e relevantes para fundamentar um juízo sobre o mérito ou valor de um programa ou atividade específica.

III - Serve de base para tomada de decisão racional sobre o desenvolvimento de programas ou ações.

Está correto o que consta em:

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II e III.

A análise de uma política social ou de um programa em elaboração, tendo em vista antecipar aspectos a serem considerados no processo decisório, é uma avaliação:

    A) Ex posteriori.

    B) De monitoramento.

    C) De impacto.

    D) Ex ante.

    E) De processo.

No que concerne aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) A perspectiva de modernização conservadora do Serviço Social tinha uma relação conflituosa com a ideologia desenvolvimentista da autocracia burguesa ditatorial.

( ) A vertente de reatualização do conservadorismo representava a negação do perfil profissional tradicional.

( ) Não se pode explicar a expansão e modernização/refuncionalização do Serviço Social brasileiro sem analisar a dinâmica do regime ditatorial.

( ) Foi no contexto da crise do modelo de desenvolvimento econômico criado pela ditadura militar que surgiram as condições para o surgimento de vertentes críticas do Serviço Social, como a de reatualização do conservadorismo.

    A) V,F,F,V.

    B) V,V,V,F.

    C) F,F,VV.

    D) F,V,F,V

    E) F,F,V,F

Segundo COHEN & FRANCO, a tarefa essencial da avaliação dos projetos sociais é:

    A) A obtenção de financiamento internacional para os projetos e instituições sociais.

    B) O controle da inflação através do reequilíbrio das contas públicas.

    C) A participação da população na esfera pública através do planejamento.

    D) O aumento da eficácia e eficiência no alcance dos objetivos com a otimização dos recursos.

    E) A exigência de acompanhamento social da população usuária na área de políticas sociais.

Os objetivos e as diretrizes da Política de Assistência Social das Forças Armadas (PASFA), obedecem aos seguintes pressupostos básicos. exceto:

    A) As atividades de Assistência Social nas Forças Armadas são orientados para atender as demandas socioassistenciais, preventivas e promocionais do seu pessoal.

    B) Quanto aos militares, a sua execução deve levar em consideração as especificidades da carreira e os reflexos que essas ocasionam em seus familiares.

    C) A sua execução é buscada de maneira harmônica com as Políticas de Assistência Social estabelecidas pelo governo federal.

    D) As atividades de Assistência Social nas Forças Armadas são conduzidas de modo a assegurar o bem-estar social do seu pessoal, prevenindo e maximizando as situações que possam prejudicar a sua obtenção ou manutenção.

    E) A eficiência das ações direcionadas a implementação de programas e projetos de Assistência Social nas Forças Armadas resulta diretamente do grau de conscientização alcançado pelas organizações e pessoas envolvidas e da identificação de demanda social das diferentes Organizações Militares (OM).

As assertivas que descreve as principais funções do CRAS, exceto:

    A) Ofertar o serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais;

    B) Articular e fortalecer a rede de proteção social básica local;

    C) Ofertar orientação e apoio às famílias que participam dos SCFV no programa PAEFI.

    D) Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários, e garantindo direitos.

    E) O PAA faz parte dos serviços assistenciais do CRAS.

Acerca da perspectiva de intenção de ruptura, julgue os itens em V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) O projeto de ruptura evidenciou-se e explicitou-se como produto universitário sob o ciclo autocrático burguês.

( ) Nas suas expressões diferenciadas, a perspectiva de intenção de ruptura confronta-se com a autocracia burguesa apenas no plano teórico-cultural e no plano profissional.

( ) É somente quando a crise da autocracia burguesa se evidencia, com a reinserção da classe operária na cena política brasileira desatando uma nova dinâmica na resistência democrática, que a perspectiva da intenção de ruptura pode transcender a fronteira das discussões em pequenos círculos acadêmicos e polarizar atenções de segmentos profissionais ponderáveis.

( ) É legitimo observar que as projeções próprias da perspectiva de intenção de ruptura continha a possibilidade (e a necessidade) de uma crítica em uma única direção: a perspectiva modernizadora. Neste sentido, concretizar esta crítica é prosseguir no leito da intenção de ruptura.

    A) V,F,V,F.

    B) V,V,F,V.

    C) F,F,F,V.

    D) F,V,F,V.

    E) V,V,V,V.

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