Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No mês de outubro de 2020, a Constituição Federal de 1988 completa 32 anos de sua promulgação. A Constituição Cidadã, como assim é reconhecida, institui um amplo conjunto de direitos civis, políticos, sociais e econômicos. Com base no Art. 5º, que dispõe sobre a igualdade perante a Lei, é CORRETO afirmar:

    A) A inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade não é um direito estendido aos estrangeiros residentes no país.

    B) Homens e mulheres são iguais em direitos, mas não em suas obrigações, em termos da Lei.

    C) É livre a manifestação do pensamento desde que não seja de forma anônima.

    D) A prática do racismo é crime inafiançável, cuja prescrição é de 5 anos, nos termos da Lei.

    E) A tortura poderá ser aplicada a um cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país quando necessária na investigação policial.

A Questão Social tratada como expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no interior do modo de produção capitalista, pode se AFIRMAR que:

    A) A Questão Social se traduz em um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos resultante da exploração desmedida da força de trabalho pelo capital.

    B) A Questão Social eclodiu, no Brasil, a partir da década de 1980 com os movimentos de redemocratização do país.

    C)

    As expressões da Questão Social passaram a ser objeto de intervenção do Serviço Social somente nos anos de 1990 com a revisão do Código de Ética.



    D) A Questão Social reconhecida, desde sua gênese, como ato legítimo da classe trabalhadora por parte do Estado é elemento central de atenção das políticas sociais.

    E) O enfrentamento das expressões da Questão Social se constitui como objeto de intervenção exclusivo do Serviço Social.

O Benefício de Prestação Continuada é um direito estabelecido na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social. Sobre a concessão do benefício, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O benefício é a garantia de ¼ do salário mínimo para a pessoa com deficiência ou idosa com 65 anos (ou mais) que comprovar ser incapaz de prover a própria manutenção.

    B) A pessoa com deficiência ou idosa com 65 anos (ou mais) que comprovar ser incapaz de prover a própria manutenção e cuja família tenha renda mensal per capita inferior ou igual a ¼ do salário mínimo poderá acessar ao benefício.

    C) O benefício é a garantia de uma renda mensal para a pessoa com deficiência ou idosos com 65 anos (ou mais) cuja renda familiar per capita seja igual a 1 salário mínimo.

    D) A pessoa idosa com 60 anos (para as mulheres) e 65 anos (para os homens) poderá acessar ao benefício.

    E) O benefício é a garantia de uma renda mensal para a pessoa com deficiência ou idosos com 65 anos (ou mais) cuja renda familiar per capita seja igual a 2 salários mínimos.

A Política Nacional de Assistência Social, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social - Nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, é uma política de Seguridade Social não contributiva. Sobre os serviços de assistência social é CORRETO afirmar:

    A) São exemplos de serviços de proteção social especial de alta complexidade, a Casa Lar, a República e Casa de Passagem.

    B) São exemplos de serviços de proteção social básica, o Centro de Referência da Assistência Social e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

    C) São exemplos de serviços de proteção social especial de alta complexidade, os Centros de Convivência para Idosos e Programa de Atenção Integral às Famílias.

    D) São exemplos de serviços de proteção social básica, o Serviço de orientação e apoio sociofamiliar e Cuidado no Domicílio.

    E) São exemplos de serviços de proteção social especial de alta complexidade, o Programa de Atenção Integral às Famílias e o Atendimento Integral Institucional.

No âmbito do SUS, as pessoas que apresentam transtornos mentais são atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). De acordo com a nota técnica Nº 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS que esclarece sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, são serviços que formam a RAPS, EXCETO:

    A) Centro de Atenção Psicossocial

    B) Programa de Atenção Integral às Famílias

    C) Residenciais Terapêuticos

    D) Hospital Psiquiátrico

    E) E. Unidade de Acolhimento (adulto e infanto-juvenil)

A respeito das dimensões que conformam o Serviço Social - técnico-operativa, ético-política e teórico-metodológica -, analise as proposições a seguir:


I- O exercício profissional no Serviço Social é composto por uma totalidade de dimensões que se autoimplicam, se autoexplicam e se determinam entre si, caracterizando historicamente o modo de ser da profissão que se realiza no cotidiano.

II- As dimensões técnico-operativa, ético-política e teórico-metodológica, embora relacionem entre si, não são todas acionadas no exercício profissional, podendo, a depender do espaço sócio-ocupacional, haver uso de apenas uma delas.

III- As dimensões que conformam a profissão, isoladamente, podem ser consideradas como formas fixas, pois cada uma mantém características próprias que não se confundem com as características das demais dimensões.

IV- As dimensões técnico-operativa, ético-política e teórico-metodológica mantêm igual nível de importância para o exercício profissional; em decorrência disso, não é possível que na realização das competências ou atribuições profissionais haja predomínio de uma sobre a outra.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, III e IV.

    B) III.

    C) I e III.

    D) IV.

    E) I.

Acerca da Renovação do Serviço Social, no que se refere à perspectiva de Intenção de Ruptura, analise as proposições a seguir coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) A emersão e consolidação da Intenção de Ruptura se dá em seminários de teorização dos quais o mais importante é o “Congresso da Virada”.

( ) As bases sócio-políticas da Intenção de Ruptura estavam postas na redemocratização e no movimento das classes exploradas e subalternas que foram derrotadas em abril de 1964.

( ) A perspectiva de Intenção de Ruptura constitui-se de três momentos: a emersão, ligada ao “Método de Belo Horizonte”, a consolidação acadêmica, que no primeiro momento apresenta fortes traços de redução epistemológica e posteriormente passa a valer-se de fontes originais e clássicas do marxismo e o espraiamento sobre a categoria profissional, que se desdobra com o acúmulo dos momentos anteriores e pelas condições postas pelo fortalecimento das forças democráticas.

( ) A Intenção de Ruptura é construída fundamentalmente em dois tempos: O método de Belo Horizonte, que construiu uma alternativa global ao conservadorismo profissional, e a reflexão produzida por Marilda Iamamoto, que sinaliza a maior idade intelectual da perspectiva de Intenção de Ruptura.

( ) A Intenção de Ruptura consolida-se como única perspectiva na década de 1990, com o Código de Ética profissional de 1993 e a Lei que regulamenta a profissão do mesmo ano.


A alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, V, F, V e V

    B) V, V, V, V e F.

    C) F, V, V, V e V

    D) F, V, V, V e F.

    E) V, V, V, V e V.

O movimento de reconceituação do Serviço Social configura-se como um momento de intensos debates e direcionamentos sobre a profissão e apresentou notadamente três perspectivas. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE caracteriza as três vertentes do movimento de reconceituação.

    A) 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura iniciada em 1964 e teve como monumentos centrais os textos dos seminários de Alto da Boa Vista realizado em 1987 e Teresópolis em 1990; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional tendo por aporte teórico expressamente inspirações fenomenológicas e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.

    B) 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura Militar; 2. Reatualização do Conservadorismo recusou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.

    C) 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura iniciada em 1964; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.

    D) 1.Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação metodológica do Serviço Social às exigências acadêmicas e teve como monumentos centrais os textos dos seminários de Araxá realizado em 1967 e Teresópolis em 1970; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura que centra-se em uma crítica sistemática ao conservadorismo profissional.

    E) 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura Militar; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional tendo por aporte teórico expressamente inspirações positivistas e 3. Intenção de Ruptura que centrase em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam a laicidade profissional.

No que diz respeito ao processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil e sua relação com o surgimento das grandes instituições assistenciais, é CORRETO afirmar que

    A) a Igreja Católica teve espaço central no processo de legitimação e institucionalização da profissão no Brasil, em virtude de as primeiras escolas de Serviço Social terem surgido atreladas ao catolicismo.

    B) a institucionalização do Serviço Social brasileiro se vincula à qualificação do laicato da Igreja Católica, que passa a assimilar pressupostos científicos para a formação de seus agentes.

    C) as grandes instituições assistenciais, no Brasil, se desenvolvem em um momento no qual o Serviço Social já estava legitimado na divisão social e técnica do trabalho, de forma que as referidas instituições não apresentam forte impacto sobre a legitimação e a institucionalização da profissão.

    D) o processo de surgimento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais legitima e institucionaliza o Serviço Social brasileiro, pois foi neste processo que a profissão se consolidou no mercado de trabalho sendo englobada, com os seus agentes, na esfera das estruturas institucionais.

    E) a legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorre durante a autocracia burguesa, momento no qual o mercado de trabalho para os (as) assistentes socais se expande.

Acerca do processo de profissionalização do Serviço Social brasileiro, é CORRETAafirmação presente na alternativa:

    A) A profissionalização do Serviço Social no Brasil é um processo que se consolida através da inserção da profissão na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, na qual seus agentes atuam sem relacionar-se com a produção e/ou reprodução das relações sociais.

    B) A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas se dá quando o capitalismo monopolista requisita um conjunto de agentes para atuar frente a questão social. Todavia, esta requisição é realizada após o processo de laicização dos citados agentes.

    C) A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas à dinâmica do capitalismo monopolista, que requisita um conjunto de agentes o que, posteriormente, se laicizam.

    D) A Igreja Católica teve atuação unilateral no processo de profissionalização da profissão no Brasil, pois ela fornece os quadros profissionais que o Serviço Social requer em seu surgimento.

    E) A profissionalização do Serviço Social no Brasil vincula-se ao processo de renovação profissional, marcado pela vertente de Intenção de Ruptura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...