Lista completa de Questões sobre A questão social e o surgimento das políticas sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A questão social é indissociável da sociedade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, numa luta aberta pela cidadania. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta afirmação.
Luta por direitos civis.
Luta por direitos sociais.
Luta por direitos coletivos.
Luta por direitos políticos.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa correta. Sobre a questão social e seu enfrentamento no Brasil nos dias atuais, diz o autor(a):
"O enfrentamento da questão social do país é sempre estreitamente vinculado à modernidade atribuída às nossas elites políticas e por conseqüência ao Estado brasileiro, que regula e legitima segundo seus próprios interesses, preservando assim, sempre "por antecipação" a ordem social vigente".
Esta definição está expressa na obra de:
Amélia Cohn.
Octávio Ianni .
Sônia Fleury.
Norberto Bobbio.
Max Weber.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa incorreta quanto aos determinantes fundamentais da questão social postos na sociedade atual:
Os modelos dominantes de regulação das relações econômicas contribuem para a situação de miséria, pobreza e exclusão.
As mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho colaboram para a produção e reprodução das desigualdades sociais.
As mudanças atuais na gestão do Estado caminham para eliminação das injustiças sociais.
As tensões e conflitos existentes a partir da luta social e política através da correlação de forças de novos sujeitos emergentes na contemporaneidade é o resultado ao enfrentamento à questão social, centrada na diminuição das desigualdades econômicas e sociais.
A questão social na sua contra-face faz crescer a distância entre a concentração/acumulação de capital e a produção crescente da miséria, da pauperização que atinge a maioria da população.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Reconheça as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) relativas à questão social e marque a alternativa correta correspondente a seqüência.
( ) A "antiga" questão social é tida como produto de período histórico da modernidade da sociedade industrial clássica enquanto que a "nova" questão social está ligada à sociedade pós-industrial e pós-moderna.
( ) Pierre Rosanvallon (1998) identifica a nova "questão social" com o desemprego estrutural e as novas manifestações da pobreza e miséria, sem explicitar suas raízes históricas no conflito capitaltrabalho.
( ) A nova questão social está inserida numa nova lógica capitalista de vulnerabilidade social das massas e de exclusão dos seres humanos dos processos de trabalho
( ) A desigualdade social e econômica no Brasil pode ser considerada de nível baixo, não existindo a problemática da questão social nos dias atuais.
V, F, V, V.
V, V, V, F.
F, V, F, F.
F, F, F, V.
F, V, F, V.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a afirmativa incorreta sobre a questão social entendida a partir do pensamento de IAMAMOTO E CARVALHO abaixo descrito:
"A 'questão social' não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão".
A questão social emergiu em meados do séc XIX, quando a classe operária vai-se impondo enquanto ator político reivindicando soluções para os problemas como a pobreza, fome, condições de habitação, degradação do espaço urbano entre outras.
As demandas sociais presentes, neste cenário, vão sendo transformadas em demandas políticas coletivas e organizadas.
Os intelectuais burgueses nunca tentaram mascarar a existência da luta operária e da possibilidade concreta da revolução socialista.
No plano político, muitas reformas sociais e políticas foram concretizadas, reformas estas conquistadas como resultado da luta dos trabalhadores e não meramente concessão da classe burguesa.
Até 1844, Marx e Engels usaram o termo "questão social" em seus livros: Glosas críticas marginais ao artigo O rei da Prússia e a reforma social e A situação da classe operária na Inglaterra, respectivamente, para descrever o pauperismo da classe trabalhadora.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Nas últimas décadas, paralelamente ao processo de redemocratização no Brasil verifica-se a ampliação da ação social no contexto das organizações sociais. Uma das formas dessas organizações materializarem o desempenho do seu papel se dá através da elaboração de planos, programas e projetos. (Armani, 2004)
Com base no enunciado acima, assinale com "V" as proposições verdadeiras e com "F" as proposições falsas.
( ) Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo.
( ) A elaboração de programa é posterior a elaboração do projeto.
( ) Um projeto não deve estar vinculado a prazos de execução.
( ) Projeto é uma etapa que antecede a elaboração do planejamento
( ) Programa é um nível intermediário em que as políticas correspondem a linhas mestras de ações temáticas ou setoriais.
V, F, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, F, F, V.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 108 a 111, relacionados com a concepção de planejamento como um processo contínuo de tomadas de decisões.
A gestão social abrange uma variedade de atividades que intervêm em áreas da vida social em que a ação de gerentes competentes é o bastante para o desenvolvimento de projetos com a finalidade de garantir a satisfação das necessidades básicas da população.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue os itens de 69 a 74.
A questão social como base histórica fundadora do serviço social e a prática profissional como trabalho inscrito em um processo de trabalho representam o divisor de águas entre o projeto da formação profissional e o do currículo acadêmico de 1982: ambos os projetos pressupõem a adoção de uma teoria crítica e de um método que permita a apreensão do singular como expressão da totalidade social.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
À luz do texto e com relação à trajetória histórica da seguridade social, julgue os itens subsequentes.
A concepção de seguridade social inscrita na Constituição Federal foi elaborada a partir das contribuições somente dos partidos de esquerda, tendo como referência as experiências comunistas.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em seu trabalho, Wanderley Guilherme dos Santos analisa a origem e o período da emergência da política social no Brasil e assinala um duplo momento de início do sistema de proteção social: as regulamentações dos anos 1920, dando início à política social compensatória; e a política econômico-social implementada pelo governo, principalmente nos quatro primeiros anos após a revolução de 1930. Para o autor, cidadania regulada é o conceito-chave para entender a política econômica e social implementada no país pós-1930.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir com respeito à cidadania regulada.
São considerados cidadãos todos os membros da comunidade que se encontram atuando em qualquer ocupação, mesmo as não reconhecidas e definidas em lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...