Questões sobre Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Assessoria e Consultoria em Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue o próximo item, relativos a consultoria e assessoria no serviço social.


As consultorias são requisitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com a finalidade de fomentar a articulação e a instrumentalização de uma equipe para a elaboração de seu projeto de prática com um suporte teórico e técnico de um expert em sua assistência.

Julgue o próximo item, relativos a consultoria e assessoria no serviço social.


A demanda de consultoria e assessoria ao serviço social, considerando-se a existência de interesses contraditórios, incita o fortalecimento do projeto ético-político da categoria para a proposição da garantia de direitos.

    Jaime, assistente social, trabalha em uma organização social da saúde (OSS), como celetista, e na secretaria estadual de saúde, como ocupante de cargo comissionado, exercendo papel importante na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), como assessor do secretário de saúde. Na OSS, realiza atendimentos e estudos sociais de indivíduos e famílias que acessam o serviço, tais como a do Sr. Ângelo, de sessenta e oito anos de idade, solteiro, com sequelas motoras ocasionadas por acidente automobilístico, que o impossibilitou de manter a atividade laboral que exercia, de marceneiro. O idoso reside em imóvel alugado por R$ 700, com sua neta — Alice, de vinte anos de idade, estudante, que, há cerca de seis meses, iniciou um estágio supervisionado remunerado de R$ 650 — e nunca contribuiu para a previdência social. Atualmente, sua renda familiar origina-se apenas da remuneração recebida pela neta.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, com base nas Leis n.º 8.080/1990 e n.º 8.742/1993 e outras legislações sociais voltadas à área da saúde. 
No seu trabalho de assessoria, Jaime pode, se necessário, informar ao secretário que o atendimento das necessidades da política de saúde local está condicionado à disponibilidade de recursos em plano de saúde do Estado, não sendo permitida a transferência de recursos para o financiamento de ações não previstas no plano em questão.

Um estudo realizado por Karina Nymara Brito Ribeiro (2014), sobre o processo de organização das mulheres dos castanhais, indica a necessidade de fortalecimento desse tipo de organização. Nessa linha, a atuação profissional do assistente social na instância legislativa deve contribuir na direção de que

    A) as transformações da situação de vida das mulheres passem pelo reconhecimento histórico de sua posição na sociedade, no entanto, a trajetória de luta vem comprovando a total inviabilidade de garantir essas transformações, sobretudo na condição subalterna.

    B) a luta por melhores condições de trabalho, renda e cidadania das mulheres não pode se sobrepor à luta de classes, assim sendo, como não está suplantada a sociedade de classes, é muito provável de que as organizações de mulheres, tanto no meio rural como urbano, não logrem êxito de forma continuada e efetiva.

    C) há necessidade de defender o direto à terra, direitos trabalhistas, direito de participação nos espaços de questionamento e reivindicações, na medida em que, na trajetória de luta e organização das mulheres, tem sido possível questionar o seu papel, as discrepâncias entre o trabalho masculino e feminino no campo.

    D) dada a controvérsia e as polêmicas que envolvem três aspectos cruciais como o direito à terra; as leis que protegem a propriedade privada; e o meio ambiente, seria mais prudente, o assistente social, se posicionar pela negação desse debate na esfera legislativa e indicar a necessidade de, primeiramente, se obter um parecer do Poder Judiciário.

    E) para obter êxito nas bandeiras de lutas há a necessidade de dividir os temas e as estratégias e vencer um de cada vez em separado. Desse modo, melhor seria que a associação de mulheres agroextrativistas se ocupasse primeiro do trabalho da terra (plantação de produtos típicos: mandioca, castanha, banana etc.) para que, após vencida essa etapa estabelecessem as lutas especificamente políticas vinculadas à consciência coletiva.

Acerca da dimensão investigativa no serviço social, dos processos de planejamento, da intervenção, de planos, programas, projetos, assessoria, consultoria e supervisão profissional, julgue o item a seguir.
A supervisão profissional diferencia-se da assessoria pelo seu poder de mando.

Acerca da dimensão investigativa no serviço social, dos processos de planejamento, da intervenção, de planos, programas, projetos, assessoria, consultoria e supervisão profissional, julgue o item a seguir.
Assessor é o profissional que intervém tecnicamente em uma equipe, determinando as estratégias que deverão necessariamente ser adotadas pela equipe.

Ana, assistente social, presta assessoria há cerca de seis meses para um consórcio de empresas que executam obras de esgotamento sanitário numa cidade de médio porte. Quando foi contratada, Ana apresentou sua proposta de assessoria e pretendia ser informada, em um prazo de até dois meses, acerca dos pressupostos e das condições em que os seus assessorados atuavam.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, a
respeito de assessoria em serviço social.

    A) Cabe a Ana, ao exercer seu trabalho de assessoria,problematizar junto aos usuários a necessidade de organizarem-se politicamente, tanto dentro da instituição quanto fora dela.

    B) Cabe a Ana, ao prestar assessoria, empreender ações em nome dos usuários.

    C) Pelo tempo de assessoria já prestada na instituição, Ana pode apontar estratégias no processo que desenvolve, já que o assessor é um sujeito importante para desvelar a realidade.

    D) Com o estabelecimento da proposta de assessoria, apresentada por Ana ao ser contratada, se encerra a fase de estudos, que antecede a execução de atividades.

    E) Na condição de assessora, Ana é um sujeito que busca a neutralidade, mas que deve estabelecer a crítica como forma de troca e decidir o que deverá ser feito.

Entende-se como processos político-organizativos:

    A) O gerenciamento de serviços, de avaliação de projetos, de construção de indicadores sociais e organização de bancos de dados.

    B) As ações de mobilização, articulação, prestação de assessoria e orientação sobre legislações e direitos sociais.

    C) As ações socioeducativas, que visam à ampliação do universo informacional da população e que implicam mudanças nos modos de pensar e de agir no mundo.

    D) As ações emergenciais (plantão social), que têm caráter compensatório, como, por exemplo, o repasse de passagens, óculos ou fraldas.

    E) Os estudos sociais e socioeconômicos para grupos diversos e para a formação de conselhos gestores.

De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, não compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, a seguinte atribuição:

    A) Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Assistência Social.

    B) Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados.

    C) Funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional.

    D) Julgar, em última instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...