Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Conforme a Consolidação Normativa Judicial, considere as seguintes afirmativas.
I - Nas comarcas que dispõem de Assistente Social Judiciário e/ou Psicólogo, a estes incumbe a busca periódica (no mínimo 1 vez ao mês), no Cadastro Eletrônico Estadual, de pretendentes habilitados que tenham interesse em adotar crianças com o perfil daquelas que estão aptas para serem adotadas da comarca. Não havendo Assistente Social Judiciário ou Psicólogo na Comarca, esta providência deverá ser feita pelo Escrivão ou outro servidor do Cartório.
II - No sistema informatizado, para cada Comarca, haverá um cadastro de crianças e adolescentes em condições de serem adotados, e outro de pessoas nacionais habilitadas para adoção. Também constará do cadastro informatizado da Comarca a relação das pessoas pretendentes à adoção e julgadas inabilitadas.
III - O Assistente Social habilitado deverá, no prazo de 10 (dez) dias, contado da data do trânsito em julgado da decisão, incluir no cadastro eletrônico as informações referentes aos habilitados para adoção, às crianças aptas para serem adotadas, aos pretendentes inabilitados e aos registros das adoções findas, sob pena de responsabilização funcional.
Quais estão corretas?
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Relacione as colunas abaixo, no que diz respeito aos instrumentos operacionais da profissão de Serviço Social.
Coluna 1 Instrumentos operacionais
1. Estudo Social
2. Perícia Social
3. Relatório Social
4. Laudo Social
5. Parecer Social
Coluna 2 Descrição
( ) É utilizado no meio judiciário como um elemento de prova, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento o Serviço Social.
( ) É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social.
( ) Diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social, de uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.
( ) Traduz-se na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.
( ) É uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para tomada de decisão.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
O estudo, a perícia, o relatório, o laudo e o parecer sociais fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do(a) assistente social, sendo utilizados em vários campos e instâncias, entre as quais a judiciária.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os instrumentos às suas respectivas caracterizações.
(1) Estudo social
(2) Perícia social
(3) Relatório social
(4) Laudo social
(5) Parecer social
( ) Trata-se de exposição sucinta, enfocando a situação analisada, seus objetivos e a análise da situação.
( ) Tem por finalidade conhecer, em profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.
( ) Utilizado no meio judiciário como mais um elemento de prova, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial.
( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção profissional.
( ) No âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, vistoria ou exame solicitado, cuja finalidade é subsidiar uma decisão judicial.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considerando a trajetória histórica do Poder Judiciário no Brasil e sua atual estrutura hierárquica, permanece como desafio do Serviço Social a conquista pela sua autonomia técnica, mediante a garantia de condições de trabalho e infraestrutura adequados ao volume e à complexidade das situações sob sua responsabilidade.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - No trabalho desenvolvido pelo(a) assistente social, a dimensão investigativa materializa-se por meio da produção do conhecimento sobre o cotidiano e seus sujeitos, de modo a explicar a realidade social e contribuir para a efetivação de direitos, e não para a produção de provas que sirvam de base a ações de responsabilização na área criminal.
II - O Serviço Social, desde suas origens e inserção no campo sociojurídico, até os dias atuais, tem se firmado como colaborador do sistema de justiça, auxiliando a tomada de decisões judiciais de acordo com os valores humanistas cristãos, norteadores de seu projeto ético-político profissional.
III - Nos processos de trabalho, ao realizar entrevistas e registrá-las em relatórios, o(a) assistente social deve posicionar-se de forma imparcial e neutra no juízo a respeito dos indivíduos e grupos atendidos, uma vez que, no âmbito do Judiciário, o saber sistematizado pode ser tomado como verdade e interpretado em diferentes perspectivas.
Quais estão corretas?
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
O(A) assistente social, ao realizar um estudo social, se depara com situações que demandam articulações e ações com vistas a atender a uma necessidade e/ou direito dos sujeitos com os quais interage.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - A ação em prol da efetivação de direitos pode ser registrada como informação relevante em relatório e laudo que instruirão o processo judicial.
II - Como membro do Poder Judiciário, o(a) assistente social está impedido(a) de operacionalizar, pois a intervenção elegível para o procedimento em questão está circunscrita à constatação, descrição e interpretação de um caso em situação de perícia.
III - É papel do(a) assistente social realizar os encaminhamentos necessários ou, dependendo do caso, apontar essa possibilidade no relatório ou laudo, de maneira que o Ministério Público e/ou o(a) magistrado(a), por meio da aplicação da lei, garanta o acesso a tal direito.
Quais estão corretas?
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as seguintes afirmações referentes ao conceito de instrumentalidade no Serviço Social.
I - Abarca uma série de inovações, incorporando a vertente modernizadora com a utilização de abordagens multidisciplinares, como, por exemplo, a terapia familiar, a terapia comunitária, entre outras.
II - O instrumental utilizado pelo(a) assistente social em seu trabalho não pode ser visto, analisado e aplicado isoladamente, mas organicamente articulado ao projeto ético-político da profissão.
III - A noção de instrumentalidade é uma indicação ética que adquire efetividade histórico-concreta quando se tem uma direção político-profissional, fazendo parte de um conjunto maior da profissão e de uma determinada concepção de Serviço Social.
Quais estão corretas?
Serviço Social - Assistente Social - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
O(A) assistente social é chamado(a) a trabalhar no Poder Judiciário para atuar na garantia e na afirmação de direitos. Os processos de trabalho do(a) assistente social nesse campo incluem instrumentos técnicooperativos peculiares: o(a) profissional elabora um __________, que embasa um ___________, que é registrado em um ___________ ou ___________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Em relação à atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, julgue os próximos itens. O trabalho em equipe realizado em um espaço institucional, sob a perspectiva interdisciplinar, requer uma atuação pautada na unidade de conhecimentos.
Em relação à atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, julgue os próximos itens. Na atuação de uma equipe de natureza multiprofissional, há trocas de informações e conhecimentos entre seus integrantes e, principalmente, transferências de métodos de uma disciplina para outra.
Acerca da assessoria e da consultoria no serviço social, julgue os itens subsecutivos. A assessoria, que pode ser solicitada tanto por uma equipe interna quanto por indicação externa, não termina necessariamente quando atinge o objetivo proposto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...