Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o assistente social, na sua intervenção profissional, o planejamento proporcionará a
Para o assistente social, na sua intervenção profissional, o planejamento proporcionará a
divulgação da previsibilidade das ações, dimensiona recursos e quantifica os objetivos.
desmistificação das demandas dos usuários e da instituição.
capacidade de avaliar os interesses do assistente social no seu cotidiano profissional.
ampliação da previsibilidade das ações, dimensiona recursos, quantifica os objetivos, a partir do entendimento dos processos sociais que perpassam o espaço sócio-ocupacional.
A investigação e a intervenção são elementos que, embora de natureza distinta, compreendem a dialética do modo de ser da profissão. Na profissão do serviço social, a expressão da investigação e a expressão da intervenção encontram-se expressas, respectivamente,
na sensibilidade e na objetividade profissionais.
nas competências e nas atribuições profissionais.
nas competências e nas habilidades profissionais.
nas gerências e nas atribuições profissionais.
nas demandas e nas habilidades profissionais.
Na supervisão a alunos ou equipes, duas dimensões da profissão de assistente social se articulam, de modo a realizar uma síntese de múltiplas determinações que envolvem o exercício profissional na sua totalidade. A respeito dessas dimensões, assinale a opção correta.
A supervisão é a expressão da indissociabilidade entre as dimensões do trabalho e do cotidiano.
A supervisão contempla uma dimensão formativa e uma dimensão subjetiva das relações sociais.
A supervisão é a expressão da indissociabilidade entre as dimensões do trabalho e da formação profissional.
A supervisão contempla uma dimensão do trabalho e uma dimensão subjetiva das relações sociais.
A supervisão contempla uma dimensão elaborativa e uma dimensão objetiva das relações sociais.
A construção da esfera pública democrática e a luta pela concretização de direitos interpela o serviço social em vários aspectos, diante das novas manifestações e expressões da questão social. Nesse sentido, é correto afirmar que a democracia e a luta pela construção de direitos são uma questão de
despublicização.
benemerência
refilantropização.
assistencialismo.
disputa.
Bronzo (2007) destaca várias estratégias que podem ser adotadas para alterar as condições de vulnerabilidade. Dentre essas, nomeia uma como sendo elemento central dessas estratégias. Assinale a alternativa que diz respeito ao elemento central considerado pela autora.
Ampliar a base de ativos.
Prevenir a produção de riscos adversos.
Reduzir a repercussão ou os efeitos dos eventos de riscos.
Aliviar os efeitos dos risco.
Julgue os itens seguintes, referentes à temática abordada no texto acima. O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais assinalou uma ruptura ética e política que vinha sendo mantida até então pela hegemonia do projeto profissional caracterizado por sua oposição ao conservadorismo em suas formas tradicionais e reatualizadas.
Serviço Social - Assistente Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Considerando a orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias como uma das atividades colocadas à prática profissional do Assistente Social, assinale a alternativa correta:
A proposição dessas ações dispensa o conhecimento do espaço sócio-ocupacional e do campo em que o Assistente Social está inserido.
As ações sócio-educativas requerem conhecimento das demandas/necessidades dos usuários, tanto nas suas singularidades quanto no conjunto dos usuários ao longo do tempo (conhecimento cumulativo).
O caráter educativo no caso de ações sócio-emergenciais e periciais define a ação a ser desenvolvida.
As ações sócio-educativas se constituem como modelos predefinidos, a fim de assegurar a avaliação posterior dos atendimentos realizados.
Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias não constituem ações sócio-educativas.
Serviço Social - Assistente Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
O processo de desvelamento do que se oculta nas práticas cotidianas dos Assistentes Sociais, tem na ação investigativa um de seus instrumentos. Partindo dessa perspectiva, é correto afirmar que:
Por limites estruturais, conjunturais e institucionais o Assistente Social, inexoravelmente, esgota o seu trabalho profissional na operacionalização dos serviços à população.
O trabalho profissional deve se pautar em atividades de caráter burocrático, assistencial e pragmático, que conformam a profissão como uma prática eminentemente interventiva.
Os sistemas de proteção social são referenciados por princípios e valores próprios da denominada sociedade salarial, particularmente aquela desenhada pelo capitalismo desenvolvido e pelo trabalho organizado (sindicatos e partidos), no período que vai dos meados dos anos 1940 até o final dos anos 1970.
As características excludentes do mercado de trabalho, o grau de pauperização da população, o nível de concentração de renda e as fragilidades do processo de publicização do Estado permitem afirmar que no Brasil, a adoção da concepção de seguridade social não se traduziu objetivamente numa universalização dos benefícios sociais.
O Sistema de Seguridade Social do Brasil é insuficiente para afirmar que os trabalhadores brasileiros, a partir dos anos 1980, adquiriram novos direitos, ampliaram o acesso a serviços públicos não mercantis, usufruíram do alargamento da oferta de benefícios, como os da assistência social e da saúde, dentre outros.
Considerando a análise de Yolanda Guerra sobre a instrumentalidade no trabalho do Assistente Social, marque a alternativa INCORRETA.
Os assistentes sociais, ao intervir e modificar o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais em função de determinado objetivo, estão dando instrumentalidade às suas ações.
Os instrumentais métodos e técnicas, quando adequadas aos objetivos das instituições sociais constituem uma mediação para a instrumentalidade.
A instrumentalidade permite que os sujeitos, em face de sua intencionalidade, invistam na criação e articulação dos meios e instrumentos necessários à consecução das suas finalidades profissionais.
As ações dos assistentes sociais são portadoras de instrumentalidade, na medida em que transformam meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades profissionais.
No contexto brasileiro contemporâneo, exige-se um Assistente Social que, nos dizeres de Iamamoto, seja um profissional:
I - afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações cotidianas.
II - criativo e inventivo, capaz de entender o tempo presente, os homens presentes, a vida presente e nela atuar, contribuindo, também, para imprimir os rumos da história.
III - que desenvolva ações no âmbito da assistência social, com centralidade no indivíduo.
IV - que vise contribuir especialmente para o amortecimento dos conflitos e o controle social do Estado sobre a família.
Está(ão) CORRETA(S) as afirmativa(s)
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...