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Sob a perspectiva contemporânea do Serviço Social, a ruptura com uma prática profissional reiterativa, focalista e burocrática demanda ao assistente social considerar a questão social como base sócio-histórica fundante da sua profissão e:
apreender sua prática como trabalho e inscrever o seu exercício profissional no processo de trabalho.
apreender a realidade social tal como ela é e construir uma teoria social a partir dela.
sistematizar as atividades cotidianas em metodologias de ação pensada.
apropriar os fatos sociais investigados e reconstruir o diagnóstico social.
introduzir técnicas de ações multidisciplinares.
Nos aspectos éticos e regulamentares da profissão do assistente social é vedado, pelo Capítulo III, art. 11-a:
Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo qua ndo autorizado.
Revelar sigilo profissional.
Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse profissional, em caso de urgência seguido da imediata comunicação ao profissional, ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.
A adoção de crianças e adolescentes no Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, é vedada:
no caso dos divorciados e dos judicialmente separados, quando realizada conjuntamente;
quando o adotante tenha mais de 40 anos que o adotando;
aos ascendentes e irmãos do adotando;
sem consentimento dos pais do adotando, mesmo quando destituídos do pátrio poder;
quando solicitada por ambos os cônjuges ou concubinos.
O código de Ética profissional do Assistente Social de 1993 toma como valor ético-político central a:
democracia
universalidade.
cidadania
autonomia
emancipação.
A primeira grande organização de Assistência Social, criada na década de 40, em colaboração com o Estado, foi:
Banco Nacional da Habitação –- BNH;
Centro de Estudos Assistenciais -– CEAS;
Federação de Obras Sociais –- FOS;
Serviço Social do Comércio - SESC;
Legião Brasileira de Assistência Social - LBA.
De acordo com o Código de Ética de sua categoria, fica vedado ao assistente social:
Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho
Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações e empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social
Apresentar à Justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos nesse código
Comparecer perante a autoridade competente quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos desse código e da legislação em vigor
Incentivar a prática profissional interdisciplinar
O processo de resolução de um conflito existente ou emergente, mediante composição de interesse das partes, chamadas de "partes principais", para determinar a melhor forma de reparar o dano pela transgressão, é entendido como:
justiça reparadora;
justiça penal e civil;
justiça colaborativa;
justiça restaurativa;
justiça comunitária.
A revisão do texto do Código de Ética do Assistente Social de 1986, processou-se em dois níveis, reafirmando os seus valores fundantes na:
ação técnica e politização profissional
normatização do exercício profissional
autonomia e organização
liberdade e justiça social
ação técnica e justiça social
A compreensão de que a metodologia, entendida como o modo de conhecer o ser social historicamente dado e ter uma perspectiva teórica metodológica, não é privativa do Serviço Social, nem de qualquer outra disciplina particular, expressa que:
o Serviço Social tem uma perspectiva única de análise da vida social, criada no interior da profissão.
no Serviço Social, ter uma perspectiva teóricometodológica é pautar-se por uma matriz de compreensão da vida social que possibilita explicar a sociedade e iluminar a ação profissional.
o Serviço Social possui um arsenal próprio de conhecimentos teórico-metodológicos pautado nas ciências humanas, mas que possui uma teoria particular para explicar a questão social.
no Serviço Social, conhecer o ser social significa partir de um método produzido pela Sociologia e de teorias produzidas pela Psicologia.
no Serviço Social, as abordagens individuais e grupais são técnicas privativas da profissão.
Com base no Código de Ética, são deveres dos assistentes sociais nas suas relações com o usuário:
I. Garantir plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando-se democraticamente as decisões dos usuários, desde que respeitem os valores e as crenças individuais dos profissionais.
II. Fornecer informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social à população usuária somente quando autorizado pela instituição.
III. Esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
IV. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como forma de garantir a participação dos usuários.
V. Revelar as informações colhidas nos estudos e pesquisas somente quando elas contribuírem para os interesses institucionais.
Estão corretas apenas as afirmativas.
I e V.
IV e V
I e II.
III e IV
I e III.
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