Questões sobre Instrumental técnico do Serviço Social

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Com relação aos fundamentos da ética e à ética profissional do assistente social, julgue os itens seguintes.

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é entidade de representação da categoria do assistente social no âmbito da fiscalização do exercício profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da ética e à ética profissional do assistente social, julgue os itens seguintes.

Na relação com o usuário, é vedado ao assistente social fornecer informações sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço social bem como as suas conclusões, de modo a resguardar o sigilo profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada aos Usuários de Álcool e outras Drogas organiza ações de promoção, prevenção, proteção à saúde e educação das pessoas que fazem uso prejudicial dessas substâncias e estabelece uma rede estratégica de serviços extrahospitalares, para estes usuários, articulada à rede de atenção psicossocial e fundada na abordagem de redução de danos. Um dos dispositivos estratégicos dessa rede é

  • A.

    o CAPS I.

  • B.

    o CAPS III.

  • C.

    o PSF.

  • D.

    o CAPSad.

  • E.

    a UBS.

Segundo a Lei no 10.216, de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, as internações psiquiátricas

  • A.

    somente serão realizadas mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

  • B.

    somente serão realizadas mediante laudo médico e com concordância do usuário.

  • C.

    somente serão realizadas mediante determinação da Justiça.

  • D.

    não acontecerão, pois o modelo assistencial em saúde mental aboliu completamente as internações.

  • E.

    poderão ser realizadas voluntariamente, desde que o próprio usuário por ela se responsabilize.

O artigo 6o da Lei no 8.080, de 1990, que dispõe sobre a execução de ações no campo de atuação do SUS – Sistema Único de Saúde, estabelece que são de sua competência as ações

  • A.

    que garantem integralmente às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico.

  • B.

    realizadas pela iniciativa privada, em caráter prioritário e fundamental para o sistema.

  • C.

    de controle e vigilância social, por meio dos comselhos gestores de saúde, formados especialmente pelos profissionais de saúde.

  • D.

    de unificação e hierarquização da rede dos serviços, promovendo uma direção única para suas ações.

  • E.

    de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

Conforme apregoa a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, em seu art. 4o, a Assistência Social rege-se, entre outros, pelo princípio

  • A.

    do apoio às entidades e organizações de assistência social, pois são elas que abrangem um maior número de usuários atendidos e a serem atendidos nos programas, projetos e serviços.

  • B.

    do enfrentamento à pobreza, garantindo os "mínimos sociais" aos que deles mais necessitarem, selecionando os mais carentes.

  • C.

    da universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.

  • D.

    do apoio técnico e financeiro aos serviços, programas e projetos de enfrentamento à fome e à desnutrição.

  • E.

    da provisão de transferência de recursos destinados ao pagamento dos benefícios eventuais.

A entrevista em Serviço Social é um encontro entre duas ou mais pessoas, com objetivo determinado. Define-se, como sendo uma relação humana em que o entrevistador (Assistente Social) e o entrevistado (usuário), juntos, tentam refletir e encaminhar as questões apresentadas. A entrevista em Serviço Social é primordialmente

  • A.

    uma coleta subjetiva de dados e fatos.

  • B.

    uma ação interativa e interrelacional.

  • C.

    uma forma valorativa do profissional analisar as qualificações do usuário.

  • D.

    de interesse exclusivo do usuário e necessária à instituição.

  • E.

    uma expressão da compreensão empática.

O valor ético central que norteia toda a prática profissional do Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional, é a

  • A.

    autonomia.

  • B.

    emancipação.

  • C.

    liberdade.

  • D.

    democracia.

  • E.

    cidadania.

A Lei no 9.394, de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, dispõe, no artigo 9o, que a União incumbir-se-á de

  • A.

    baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.

  • B.

    baixar normas complementares para o sistema de ensino.

  • C.

    autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino.

  • D.

    colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

  • E.

    exercer ação redistributiva em relação às escolas.

Mediações são categorias instrumentais pelas quais se processam a operacionalização da ação profissional. São instâncias de passagem da teoria para a prática. Elas se apóiam sempre

  • A.

    em uma visão de mundo como totalidade, como real concreto em movimento, e de homem como ser histórico-social.

  • B.

    em uma cadeia de vínculos na relação totalidade/ particularidade, tendo em vista a superação da realidade social concreta.

  • C.

    na descrição e na crítica da realidade, em termos de limites e possibilidades da ação profissional.

  • D.

    no conjunto de instrumentos, recursos, técnicas e estratégias pelas quais a ação profissional ganha concretude.

  • E.

    nos eixos: valorativo, metodológico e operativo.

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