Lista completa de Questões sobre Instrumental técnico do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O trabalho interventivo do Serviço Social é mediado pelo instrumental técnico-operativo, recurso essencial para que o Assistente Social possa desenvolver sua ação profissional. Dentre os diversos instrumentos e técnicas, podemos citar a Visita Domiciliar e o Estudo Social, que são utilizados na investigação e sistematização na prática
para orientar o seu trabalho no planejamento de intervenções futuras bem como para analisar, compreender e elaborar um parecer social sobre uma dada situação
como instrumento de julgamento de valor que busca aferição da verdade a partir da atitude investigativa.
para aproximar-se do modo de vida das famílias. São realizados sem conhecimento prévio dos usuários e, apenas, com a vizinhança.
como estudo terapêutico de suporte
como recurso técnico institucional avaliativo de caráter excludente de usuários integrantes de programas sociais que estão com os benefícios em processo de revisão.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A pesquisa qualitativa possui diversos instrumentos técnicos de trabalho de campo, utilizados na coleta de dados pelo pesquisador ou profissional, para obter informações pertinentes ao objeto de investigação social. Qual dos instrumentos relacionados à presença do pesquisador é parte do contexto observado?
Entrevista.
Questionário.
Grupo focal.
Observação participante.
Estudo Delphi.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A multidisciplinaridade, enquanto instrumental da ação profissional, pode ser entendida como
uma relação de reciprocidade, possibilitando o diálogo e levando à interação entre diferentes profissionais
utilização de contribuição de uma ou mais disciplinas para o domínio de uma disciplina específica já existente, que se posiciona como campo receptor e coordenador das demais.
uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas.
coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do campo sobre a base de uma axiomática geral compartilhada; criação de campo com autonomia teórica, disciplinar ou operativas próprias.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No subsetor público do Sistema Único de Saúde, a prática profissional do Assistente Social na área de assistência e vigilância à saúde, é mediada pela(pelo)
intencionalidade racional, no processo de custos/benefícios, visando à redução de gastos com atendimentos de assistência à saúde
atuação individual e resulta num melhor tratamento para os usuários dos serviços assistenciais de média e alta complexidade.
ação curativa, sendo fundamental mediante a escala de privilegiamento de patologias e agravos à saúde de menor complexidade na rede de atenção básica de saúde.
conhecimento do modelo assistencial do sistema de saúde e do funcionamento das instituições ou unidade de trabalho sendo elemento essencial para prestar serviços ao usuário.
filantropia social que dá a tônica da ação profissional do Assistente Social, que atua em serviços de patologias infanto- juvenis.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Os instrumentais técnico-operativos com base na instrumentalidade do Serviço Social são
relatos descritivos de uma dada situação
utilizados para elaboração de descrições empíricas do estudo realizado.
necessários para esclarecer objetivamente, por referenciais teóricos, éticos e técnicos inerentes ao Serviço Social, a questão ou situação social analisada.
mediações entre o conhecimento teórico-metodológico e ético-político, para desvelar as múltiplas determinações da realidade social.
considerados elementos essenciais nos pareceres sociais de pendência judiciária.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A instrumentalidade do Serviço Social concebida como base da relação teoria/prática constitui-se como ação entre sujeitos. A instrumentalidade
estabelece a dicotomia entre saber e fazer, entre ser e pensamento, entre objetividade e subjetividade.
é a forma de intervenção profissional. Nesta o Assistente Social busca manter os limites teóricos, metodológicos, políticos e operativos presentes no Serviço Social.
localiza-se no empiricismo (a prática fala por si mesma) e no pragmatismo.
como modo de ser do procedimento empírico - baseada na experiência – é ação imediata desencadeada sobre a realidade e identificada como prática profissional
pode ser sistematizada pelo sujeito que a realiza esta sistematização, passo necessário que antecede as elaborações teóricas propriamente ditas, não se constitui em teoria.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O trabalho do assistente social exige um domínio da capacidade de previsibilidade ou de antecipação de possíveis cenários futuros para o campo de sua intervenção profissional. Para tanto, faz-se necessário que esse profissional possua um bom desenvolvimento da habilidade de elaboração de projetos. Uma das partes mais importantes dos projetos sociais é o problema. Sobre esse aspecto do projeto, é correto afirmar que ele:
1- se refere ao âmbito sócio-político das relações sociais em que se encontra o objeto de intervenção profissional do projeto.
2- deve ser concreto e estar formulado de forma clara e precisa.
3- quantifica a capacidade do Estado (ou outra esfera social) em atender demandas sociais.
4- estabelece os passos e etapas de execução do projeto.
O correto está somente em:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
2 e 4.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A intervenção dos assistentes sociais nas condições e relações de trabalho produzem um efeito que é tanto material quanto espiritual. Esse efeito determina ao seu trabalho uma:
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O trabalho técnico e profissional do assistente social em creches e pré-escolas, que atuam com crianças vulnerabilizadas pela pobreza, é pautado em diretrizes que apontam como suas atribuições:
1. classificar os padrões de atendimento da entidade segundo as condições socioeconômicas das crianças.
2. prestar atendimento às famílias cujas crianças necessitarem de atenção especializada, dando suporte aos programas e demais técnicos da entidade.
3. responsabilizar-se pela promoção de campanhas na comunidade para captação de recursos em favor da instituição onde trabalha.
4. realizar perícia, laudos e pareceres técnicos relacionados à matéria específica da Assistência Social, no âmbito da educação infantil, quando solicitado.
5. representar as famílias atendidas nas diferentes instâncias sociais e junto aos órgãos oficiais, requerendo e administrando os benefícios sociais a que têm direito.
Estão corretas:
1, 2 e 3, apenas
3 e 5, apenas
2 e 4, apenas
1, 3 e 5, apenas.
1 e 5, apenas
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre os instrumentos e técnicas que o assistente social utiliza em sua ação profissional:
a visita domiciliar deve ser utilizada como mecanismo para permitir a checagem de informações transmitidas ao profissional por usuários.
a entrevista é um instrumento que prescinde do estabelecimento de uma relação de confiança entre assistente social e usuário.
o questionário é a técnica de coleta de dados que melhor se presta ao estabelecimento de um vínculo entre assistente social e usuário.
a reunião permite a discussão coletiva de propostas de ação, ampliando a participação dos usuários.
o uso de indicadores sociais como o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é o instrumento a ser privilegiado para diagnóstico das condições de vida no município.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...