Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem funcionar, no mínimo, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais, com sua equipe de referência completa. Esse horário pode ser flexível, permitindo que a unidade funcione aos finais de semana e horários noturnos, desde que isso ocorra para possibilitar uma maior participação das famílias e da comunidade nos serviços, ações e projetos ofertados. Destaca-se que o horário de funcionamento do CRAS não corresponde necessariamente à jornada de trabalho da sua equipe de referência, pois essa decisão é do gestor municipal. Caso a jornada de trabalho da equipe seja de 4 horas diárias, será necessário dispor de duas equipes de referência para cumprir as 8 horas diárias de funcionamento do CRAS.

II. O acolhimento social é um processo de intervenção profissional que envolve a escuta social qualificada. Através dessa técnica, o assistente social busca agravar o problema de determinada situação no âmbito individual e, em seguida, prover assistência médica ou jurídica ao cidadão em situação de vulnerabilidade.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A visita familiar

    A) é um instrumento para cuja utilização é necessário o emprego de, pelo menos, duas técnicas: a entrevista e a observação.

    B) tornou-se um quesito obrigatório para o assistente social realizar o atendimento a famílias, após notificação de óbito por unidade hospitalar, durante a pandemia da covid-19, conforme determinação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

    C) é um instrumento obsoleto para assistentes sociais que trabalham nos serviços especializados para a população em situação de rua, pois, cotidianamente, não são incluídos familiares nem pessoas de referências nas intervenções sociais com esse segmento de usuários.

    D) é um instrumento centralizado na técnica de entrevista, cujas perguntas são estruturadas a partir de questões socioeconômicas, para averiguar os discursos dos usuários que buscam os serviços socioassistenciais.

    E) é um instrumento que, por si só, caracteriza uma técnica capaz de dar visibilidade ao cotidiano do usuário do serviço socioassistencial, porém se mostra incipiente para analisar os impactos de políticas sociais sobre a sociedade e o Estado.

Analise as afirmativas a seguir: I. Caso o representante legal detenha a procuração para representar o interessado no Benefício de Prestação Continuada (BPC), é possível fazer inclusão e atualização cadastral do requerente/ beneficiário do BPC mediante a apresentação de procuração com firma reconhecida em cartório, de amplos poderes ou específica, na qual o responsável pela Unidade Familiar autoriza o seu procurador a representá-lo e a prestar as informações necessárias para o Cadastro Único. II. O parecer social é um instrumento que possibilita ao assistente social organizar as informações como um relatório. Esse parecer é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo profissional, em que ele também emite opinião e sugere encaminhamentos sobre as informações existentes. Com esse instrumental, o assistente social terá condições de apontar percepções sobre possíveis causas ou consequências da situação. Também constam, no parecer social, sugestões de ampliação ou melhoria das ações a serem desenvolvidas junto à situação. III. Os recursos humanos de cada Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) deverão ser dimensionados considerando os serviços ofertados pela Unidade, a demanda por atendimento/acompanhamento e a capacidade de atendimento das equipes. Assim, o órgão gestor poderá agregar serviços e ampliar a capacidade de atendimento das unidades. Porém, esta ampliação deve ser consequência de um planejamento de gestão, com previsão das adequações necessárias para comportá-la e permitir, inclusive, a identificação da demanda por ampliação do quantitativo de CREAS na localidade. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Dentre o instrumental técnico-operativo do serviço social, encontra-se a entrevista que, segundo Lewgoy e Silveira (2007), se constitui em instrumento de trabalho do/da assistente social desde os primórdios da profissão, tendo como etapas:

    A) o planejamento e a execução.

    B) o estudo da situação, a execução, a avaliação e o registro das informações.

    C) o planejamento, a execução e o registro das informações.

    D) estudo teórico da situação, a execução e os encaminhamentos.

    E) a operacionalização e o registro das informações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...